segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TRISTEZA E DOR

Guidoval já passou por momentos de tristeza e dor.
Algumas pessoais, individuais, familiares ou particulares.
Todos nós temos uma história, assim, para partilhar.

Desta vez é uma dor coletiva, que atinge a todos os cidadãos guidovalenses, principalmente aos que residem na nossa querida cidade.

Não sabemos notícia, praticamente, nenhuma. Os telefones estão mudos.
A única informação que nos chega são algumas fotos no facebook.

Nos guidovalenses, ausentes, que moramos em outras cidades queremos, devemos e iremos ajudar. Mas agora no momento, como?

Temos que buscar os responsáveis por esta calamidade.

Não basta culpar “São Pedro”. A culpa não é dele. Nasci no dia 29 de junho, dia de São Pedro. A única certeza que eu tenho é de que ele não tem nenhuma culpa, nesta e outras enchentes. Nesta e noutras catástrofes.

Dizem, por enquanto, o povo empiricamente, que a Pequena Central Hidrelétrica de Ervália (PCH de Ervália) construída no Rio dos Bagres, acima do Distrito de Dom Silvério em Guiricema é a grande responsável pelo volume excessivo de água despejada de uma só vez no Rio do Bagres, o principal afluente do Rio Chopotó.

Parece que, os administradores da PCH de Ervália, na ânsia de terem um bom estoque de água para o período da seca, armazenam a água das chuvas em sua represa muito acima do deveria ser pelos padrões e normas técnicas. Depois para não romper a barragem soltam uma quantidade muito além do que seria normal acontecer durante esta época do ano.

Em mais de 100 anos de história, em Guidoval nunca ocorreram enchentes de tal magnitude. Tivemos 1940, 1942, em diversos anos, e uma muito grande em 1979.

Mas nada que se compare com a ocorrida em dezembro de 2008 e a de hoje, 02 de janeiro de 2012, quando tivemos uma enchente, que muito mais que uma enchente se transformou numa tragédia e calamidade para o povo de Guidoval.

Assim faz sentido, por enquanto o boato dos populares, uma vez que estas enchentes aconteceram após a construção e operação da PCH de Ervália.

Há quem diga quem a usina já foi desativada. Será? É um caso a ser investigado e apurado.

Temos guidovalenses advogados, engenheiros, técnicos e peritos capazes de pesquisar e identificar os responsáveis pela catástrofe que se abateu sobre o nosso município.

E se ficar comprovado, ou mesmo indícios aparentes de responsáveis e co-responsáveis, toda a nossa população prejudicada deverá entrar com uma Ação Coletiva por perdas e danos materiais e morais contra os agentes provocadores.

Era isto que já deveríamos ter feito em 2008, talvez fosse evitado a tragédia atual.

Temos também que convocar as autoridades municipais, estaduais e federais, tanto do executivo, legislativo e judiciário a tomar parte nesta demanda em prol do bem coletivo de um povo simples, pacato e cumpridor de suas obrigações. É o mínimo que merece, nesta hora, os cidadãos guidovalenses.

Abaixo, algumas fotos extraídas do facebook. Não sei a autoria para dar o devido crédito, quando souber, farei isso.

Rua do Fundão com Rua Sacramento 
prédio azul (Loja do Alexandre) - antigo cinema
Rua do Fundão com Rua Alarico Ribeiro dos Santos
( Posto de Gasolina - só se vê telhado)

Bar do Manoel do Abílio
Início da Rua Vai-e-Volta
Rua Alarico Ribeiro dos Santos c/ Fundão
Casa do João Padeiro ao fundo 

Final da Rua Santa Cruz c; Av. Antônio Luiz da Silva Cruz
Rua Santa Cruz (perto da padaria)
Fábrica

14 comentários:

Neuma disse...

tadarsQue tristeza !!!
Ver a nossa querida Guidoval assim !
Amo essa cidade !
Sei q Deus irá devolver a todos tudo que lhes foi levado !
Mto, mto triste.
Neuma

Anônimo disse...

Dé, faço do seu texto, palavras minhas. Sobrevoei MG hoje fazendo o triangulo SP-BH-Gov. Valadares. Tempo carregado. Muita água por cair. Se por ventura, mais água foi liberada de grandes represas, trata-se de um ato de covardia com uma cidade tão pequena, tão desprotegida, tão dona de demandas elementares. Novamente, tantos guidovalenses sem água tratada, sem energia elétrica, sem tefonia fixa e móvel, sem casas... há poucas horas de terem renovado suas esperanças...

Rodrigo Marques

TOTICO disse...

Essa represas são como'BOMBAS NUCLEARES', se correr o risco de estourar uma barragem, eles simplesmente abrem suas comportas e que se dane quem estiver na frente. Tá na hora dos prefeitos da região se unirem para que não aconteça mais enchentes como esta.
Não vamos colocar a culpa na natureza, essa enchente é coisa do homem!
"que deus abençoe todos os irmãos GUIDOVALENSES"
TOTICO - RIO NOVO - MG

Gerson Occhi disse...

Dé, sempre você para nos manter informados de tudo que ocorre em nossa querida Guidoval, coitada, tão prejudicada por ações da natureza e também dos homens. Caso esta suspeita venha a se confirmar, os responsáveis precisam ser punidos e a população prejudicada tem que ser ressarcida dos prejuízos. Tão logo tudo se acalme estaremos indo a Guidoval levando cestas básicas e roupas para para os que perderam tudo.Conclamamos a todos que puderem, que façam o mesmo. Estou imaginando agora, noite, chovendo, as pessoas ilhadas, sem alimentos, água, cama, etc.Infelizmente, nada podemos fazer. Gerson Occhi

camila disse...

estou chocada com tanta agua e destruiçao mais ainda com minha familia q esta presa la em guidoval eu ai9nda estou sem comicaçao pois falta agua e energia nessa cidades pessoas so sai de la de elicopero mais ainda esta sendo melhor cada um fica en sua casa e ajudar aqueles ~q ñ tem nada e so aroupa do corpo fica aqui minha tristeza mais tabem minha fé q deus a de recopensar cada um e tudo ficara bem

Charles Costa disse...

De eu e Adriana faremos o possivel e tentaremos o impossivel para tentar remediar essa terrivel tragedia . Conte conosco

juliana disse...

Tristeza,tristeza
Guidovalenses vcs podem ter a certeza que ajuda vai chegar,o que for possivel nos vamus fazer.
Deus esta com vcs!!!!!


Juliana Pereira

Patricia disse...

Todos os anos viajamos para lá,os parentes de meu marido são de lá.A dor não é só deles é nossa também...não contive as lágrimas quando vi o vídeo..triste demais e,se torna por se isso foi em decorrência não só da chuva,mas de uma irresponsabilidade do ser humano!!

Anônimo disse...

Nossa que tristeza para todos, ver parentes, amigos começar o ano assim.
Muito triste.

Anônimo disse...

SOU DE VOLTA REDONDA E ESTAMOS TODOS MUITO TRISTES E PREOCULPADOS ,MEU PAI ,TIAS ,PRIMAS ,SOBRINHO MORRAM EM GUIDOVAL ,NAO CONSEGUIMOS FALAR COM ELES ....E DESESPERADOR ...QUE DEUS PROTEJA TODOS VCS ...E ESSA CIDADE TAO QUERIDA .

Claudia disse...

Em janeiro de 2011, eramos nós que viviamos este momento de tristeza e dor, que DEUS possa vos fortalecer para que superem esses dias.
Gostaria de ter noticias dos familiares de Irene Vieira e Geraldo Alves Vieira não conseguimos contato.
Um grande beijo no coração de tds.
Força
Claudia Pacheco- São José do Vale do Rio Preto

Anônimo disse...

ESTAMOS ORANDO POR VOCÊS AQUI EM OSASCO.
TENHO PARENTES AI NA CIDADE .
APOUCO TIVE NOTICIA QUE APESAR DE TUDO ESTÃO BEM.FIQUEM TODOS COM DEUS.
CLAUDIO SPERANDIO

Anônimo disse...

ESTAMOS ORANDO POR VOCÊS AQUI EM OSASCO.
TENHO PARENTES AI NA CIDADE .
APOUCO TIVE NOTICIA QUE APESAR DE TUDO ESTÃO BEM.FIQUEM TODOS COM DEUS.
CLAUDIO SPERANDIO

Edilena disse...

Nasci em Guidoval, tenho parentes aí e sempre que dá alguém da família está revendo os parentes e a cidade. Estamos todos muitos tristes com esta tragédia, porém, agradecidos pois as perdas maiores foram materiais.Rogamos a Deus por todos e na certeza de que Deus sabe o que faz e dará forças a todos para se reerguerem. Fiquem com Deus!
Edilena de Cataguases.