sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

e-mail que recebi de Fernando Azevedo


Caro Ildefonso.
 
Como guidovalense ausente, mas não tanto, acompanho angustiado o drama atual da população de Guidoval. Não poderia, assim como a totalidade dos que aí nasceram, ficar insensível a essa situação. Por essa razão considerei de meu dever contribuir, de alguma forma, para a solução desses crônicos problemas. Deixo a seu julgamento a divulgação destas ideias.
 
Fraternal abraço
Fernando Azevedo
Obs. Filho de João da Costa Azevedo e Adelaide Bressan

 
REPENSANDO GUIDOVAL - Após a última enchente

Acredito que a realidade sobre Guidoval é bem mais chocante e triste do que as imagens ou relatos da mídia, ou via internet, tentam mostrar. Mas, infelizmente, o governador de Minas, demonstrou certa insensibilidade para a gravidade dos problemas da população de Guidoval, talvez em função de algo semelhante estar ocorrendo em outras mais de 50 cidades do Estado.
 
Entretanto, a situação é emergencial e um mínimo tem que ser feito de imediato que atenda as carências fundamentais da população, sejam quanto a saúde, alimentação, locomoção e retomada urgente da vida econômica de Guidoval, principalmente com a reconstrução da ponte derrubada com essa última enchente, que impede atualmente qualquer atividade produtiva municipal, mesmo das atividades não afetadas pela enchente, por estarem em locais altos.
 
Esse esforço emergencial tem que contar com recursos de fora do município, sejam estadual e federal, que devido as dimensões das calamidades, deveriam ser não só quanto a alimentos, remédios, recursos financeiros, maquinas e equipamentos, mas sobretudo de apoio logístico, com equipes de pessoas especializadas nessas emergências. Guidoval, bem como muitos dos outros municípios afetados, sejam de Minas, do Estado do Rio, ou de outros estados, não estão preparados para situações inusitadas como essas. Infelizmente, só agora depois de várias tragédias semelhantes ocorridas nos últimos anos em vários pontos do País, ouvimos que as nossas autoridades federais e estaduais começaram a pensar no assunto. Que o diga a atual confusão amplamente divulgada a respeito das verbas federais distribuídas pelo Min. da Integração Federal .     
 
Nós como guidovalenses conhecemos bem sobre as consequências das enchentes em Guidoval e que se repetem sistematicamente e que, devido a fatores pluviométricos e de topografia, tenderão a se agravar. Face a essa realidade, só sobra como alternativa a realocação de todas as atividades inerentes a vida em geral do município, para fora da calha ou margem dos rios e córregos.
 
Nesse sentido, mesmo não sendo um especialista em topografia, me atrevo a sugerir que a área mais propícia para essa nova locação, seria aquela situada nas duas margens da estrada Guidoval / Ubá, no trecho dos 3 a 4 Km iniciais. Complemento essa escolha com a sugestão de, a partir dessa área, se iniciar uma ligação por estrada asfaltada, que transponha o Rio Xopotó por uma nova ponte, na altura do final da Rua do Campo e dai ligando a Miraí. Essa nova ligação asfaltada ligaria Ubá à Estrada Rio/Bahia (BR 116), oferecendo novas alternativas econômicas para Guidoval, em termos de extensão de polo moveleiro e outras atividades, além de criar nova via de saídas para emergências.
 
Essas são apenas sugestões com visão para execução no médio e longo prazo e que necessitam serem aprofundadas com estudos técnicos e que necessitam principalmente do apoio da população de Guidoval e sobretudo de interlocutores certos junto às autoridades federais para traduzirem essas ações propositivas em realidade.
 
Nesse sentido, precisamos retransmitir essas ideias para todos os guidovalenses formadores de opinião, o mais rápido possível, de forma a aproveitar os impactos das noticias na mídia nacional, de forma a comprometer os recursos federais, tanto nas ações emergenciais, de curto prazo, bem como os de médio e longo prazo. Dentre esses guidovalenses certamente surgirá alguns que, em função de seus trabalhos, poderão cumprir mais esse benefício para Guidoval. Em função disto envio, "em cópia", não só para os guidovalenses, bem como para os seus filhos, constantes de minha lista. 
 
Abraços
Fernando 

Nenhum comentário: