sexta-feira, 7 de maio de 2010

Uma justa homenagem


O Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) completou 100 anos de existência em 2006, cujo lema é "Educar-se para Educar".


Durante estes mais de 100 anos vem formando professoras e professores, multiplicando a informação, mas principalmente preparando verdadeiros cidadãos.

Ontem, dia 06/05/2010, no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) a Professora Rosimairy Gomes Vieira recebeu uma justa homenagem por sua dedicação ao magistério.

Começou a lecionar, em 1977, na Escola Dom Delfim, zona rural de Guidoval. Tinha que fazer uma boa caminhada à pé para chegar até a escola. Já naquela época não passava ônibus pelo local e tampouco tinha transporte para alunos ou professores.

Em Belo Horizonte, a Profª Rosimairy lecionou na Favela Cafezal, Vale do Jatobá, Pompéia e no centro da cidade.

Trabalhou ainda no MEC na Supervisão das Escolas de Ensino Superior e na Fundação EDUCAR (antigo MOBRAL).

Ultimamente trabalha das 08 às 17 horas na UFMG onde é Técnica em Assuntos Educacionais de Nível Superior na Assessoria Acadêmica da Pro-Reitoria de Pós-Graduação.

Depois continua a sua jornada de trabalho no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), trabalhando das 18 às 22:30 horas, dando assessoria administrativa e pedagógica à diretoria.

A homenagem ocorreu durante a solenidade de conclusão do primeiro módulo do Programa de Educação Profissional (PEP) – Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial, dos cursos técnicos:
Secretariado/Assessoria (Turma A), Gestão de Pequenos Negócios (Turma B) e Administração Empresarial (Turma C), onde a Professora Rosimairy Gomes Vieira foi a Paraninfa das turmas.

Um coral, de alunos, cantou o “Trenzinho Caipira” (Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar) regidos pela também aluna Solange dos Santos Teixeira, junto com a Professora Suely Gonçalves da Mota tocando escaleta, enquanto num TELÃO eram projetadas imagens de Minas.

O evento foi dirigido pela Diretora Marília Sarti, tendo como Mestre de Cerimônia o aluno José Antônio Boa Ferreira.

O Vice-Diretor José Carlos Fontes Leite, nascido em Ervália, fez um belo pronunciamento dedicando palavras elogiosas à profissão de professores e em especial à Profª Rosimairy, que os amigos chamam de Rose e eu, como irmão mais velho, continuo chamando de Meire.

Além dos já citados, fizeram parte da MESA:
Inspetora da SEE/IEMG: Ávia Bueno Ribeiro
Coordenador Regional do PEP: Diogo Lamounier

Coordenadores das Turmas PEP/EJA IEMG
Turma A: Professor Domingos José de Souza
Turma B: Professora Dalva das Graças de Jesus Marçal
Turma C: Professor Luiz Carlos Freitas Pereira

A Rose/Meire recebeu música, flores, aplausos. Uma justa homenagem.

Como foi uma festa surpresa, só ficamos sabendo da cerimônia na última hora. Da família só puderam comparecer a Zezé Vieira, a sobrinha Dra. Thaís, a Lourdes minha esposa e este velho escriba, orgulhoso da irmã PROFESSORA, a mais NOBRE DAS PROFISSÕES.

Abaixo, algumas fotos. É só clicar nelas para verem num tamanho aumentado.









Nenhum comentário: