sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Professor Gerson Occhi - um cidadão do mundo


Professor Gerson Occhi - um cidadão do mundo

            Conheço o Gerson Occhi de velhos e imortais carnavais. É desta época que me vem a primeira lembrança dele, pré-adolescente, dançando frevo com a Zarinha, filha da saudosa Professora Nadir Cunto e Zizinho Simões.

            Nos idos de 60, participava da popular Malhação e Queima do Judas feita no Domingo de Páscoa. Crime prescrito, posso confessar que ele incentivava os amigos a saírem pelas ruas da cidade recolhendo bugigangas e utensílios deixados nas varandas e quintais de casas desatentas, para entulhar o Curral do Judas, no Largo (Praça Santo Antônio). Depois, auxiliava na confecção dos versos irônicos e cômicos lidos do Testamento do Judas.

            Como eu e muitos guidovalenses, o Gerson é um dos exilados econômicos de nossa terra. O inexorável êxodo do torrão natal em busca de estudos e oportunidades. Partimos pensando em um dia voltar.  Depois vamos ficando... ficando... ficando em outras paragens, só nos restando a saudade tão bem retratada na “Canção do Guidovalense Ausente” do Renatinho do Jornal Saca-Rolha.

            Na década de 70, em plena ditadura militar, ajudou a fundar o MDB em Guidoval, sendo o principal mentor da iniciativa. Em 1974, no Bar do Tio Oscar Occhi, durante a campanha vitoriosa de Itamar Franco ao senado, cantávamos a música do compositor Chacal, de São João del Rei,  fazendo loas ao MDB.

            Em 1975, peguei uma carona com o Gerson para Juiz de Fora, num opala novinho, que saía a traseira nas curvas. Paramos em Rio Pomba para assistir ao Sport, mas, principalmente, torcer pelo craque Eloir que marcou o único gol, o da vitória, no ano em que foi o artilheiro e campeão regional pelo alviverde de JF.

            Encontro pouco com o Gerson, menos do que gostaria. São os “desencontros da vida”, mas quando isso acontece, são prosas saborosas, recheadas de otimismo e amizade.

            Gerson é múltiplo. Advogado, professor, educador. Hoje dirige o grande Centro Tecnológico - Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Nas horas vagas compõe sambas-enredo, escreve biografias. Já foi vereador de Juiz de Fora, comentarista de TV em programa de grande audiência regional, e acreditem: foi até juiz de futebol!

            Junto com  Luciano Ferreira da Costa promoveu vários encontros de guidovalenses residentes na “manchester mineira”, reunindo mais de 300 conterrâneos.

            É a terceira vez que o Gerson é convocado a receber o Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora. Desta vez, ele aceitou. A cerimônia será no dia 19 de abril, às 19:30 horas, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Todos os guidovalenses, desde já, estão convidados para a solenidade. Uma caravana de Guidoval seria muito bem-vinda ao evento.

            A merecida cidadania juizforana não diminui o Gersinho como guidovalense, pelo contrário, só lhe abre mais portas a um mundo sem fronteiras como poetizou John Lennon em “Imagine”.

            O Jornal de Guidoval felicita o Vereador Eduardo Novy pela oportuna iniciativa.

Parabéns Gerson, você merece a honraria!!!

escrito por Ildefonso Dé Vieira
publicado no Jornal de Guidoval ((Edição Nº 25 - Abr/2007)

Nenhum comentário: