quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Jornal Saca-Rolha - Edição Nº 64 (30/05/1.998)


A PEDIDOS

" Em abril de 1.977, abandonado sem sutileza no Fundão, largado displicente na Esquina, disperso afoito e bebadamente em bares e botequins, infiltrado clandestinamente por debaixo de algumas portas de respeitáveis lares guidovalenses, surgiu o SACA-ROLHA.
A princípio, uma BRINCADEIRA, anônima, provocativa e rebelde dos jovens Antônio Augusto (Brito) Rossi, Márcio Dias, Edgar Avidago Andrade e Luiz Oliveira, exposta, quase que ilegível; em papel mimeografado, que pretensiosa auto - intitulava-se de " jornalzinho dos jovens guidovalenses".
Ao que parecia um despropósito, de imediato, veio socorrer, e mais uma vez e como sempre; dar credibilidade, o Sr. Trajano Viana, um guardião de nossa história e cultura.
O que poderia ser uma farra de outono "ENGELECIDA" no nosso inverno, sempre generoso, transformou-se num compromisso "tropical" e candente, nas mãos, nos poros, voz e luta eloqüente do meu amigo Renatinho (Renato Moreira da Silva), nem sempre compreendido; mas porta-estandarte, desta batalha, quase inglória, mesmo que infinda, eterna e duradoura.
Como intruso, participei do início da existência do SACA-ROLHA. Escrevi e opinei. Sempre encontrei guarida às minhas manifestações, obtusas, disparatadas ou ímpares. Divergi, resmunguei, discordei, briguei. Nunca encontrei censuras às minhas contestações. Posso afiançar o SACA-ROLHA é o porta-voz dos anseios guidovalenses. Merece todo crédito e apoio. Vale tentar e enfrentar este desafio.
É preciso que todo guidovalense que se orgulha de sua terra, Presente ou AUSENTE, colabore para a sua existência, se possível, PRINCIPALMENTE contribuindo financeiramente.
Pode não ser a melhor voz que ressoa, desperta e discute todas as nossas inquietações, mas é somente a ÚNICA disposta a REBELAR contra o cotidiano vulgar.
Observações Desnecessárias :
Poderia falar do SACA-ROLHA que teve como colunistas o Padre Casemiro, o Dr. Wilton Franco, o Dr. Jorge Sobral Venâncio, o Dr. Ronaldo Ribeiro dos Santos, o Professor Ibsen Francisco de Sales (SALIM), o Professor Antônio José Barbosa, o magnânimo José Geraldo (sei que a sua humildade vai detestar, mas é o menor adjetivo que encontrei para expressar todo o seu talento)
Poderia falar do LUTO do SACA-ROLHA pela morte da Gracinha do Geraldo ( Kôde ) Franco. (Ver edição de julho/77 – Ano I )
Se espaço houvesse, falaria da Edição Nº 12, de 27/08/77, que promoveu Concurso de Contos, brigou pelo asfalto Guidoval-Ubá, o Colégio de 2º Grau, os bois do delegado de polícia "pastando na pracinha", do lançamento da Luz Negra ( deficiência de iluminação nas ruas ), o mau cheiro nas ruas centrais e " se vereador com cara fechada mete medo ".
Tem mais, o SACA-ROLHA, promovendo incentivando o Festival de Batidas, a Mini Olimpíada Guidovalense, Missa dos Dias dos Pais, condenando o gesto DESUMANO de "marmanjos e marmanjas" agredindo um indigente com problemas mentais.
Parece que foi HOJE, foi bem antes de ONTEM. Infelizmente não prestaram atenção ao SACA-ROLHA.ONTEM pode Ser HOJE que bem pode ser AMANHÃ.

Recado para Rodrigo M. de Oliveira
Leio sempre o SACA-ROLHA, quando chega à minha casa. (RARAMENTE)
Me entusiasma a sua dedicação e inteligência em defesa da ECOLOGIA. Busque entre seus amigos e guidovalenses, Britos, Marcinhos, Luizinhos e Edgares, se possível novos Renatinhos. Guidoval precisa de novos sonhadores.
Um sonhador : Ildefonso    Vieira

Nenhum comentário: