segunda-feira, 17 de março de 2014

PLINIO AUGUSTO DE MEIRELES

PLINIO AUGUSTO DE MEIRELES

Natural de Guidoval-MG, nascido em 19 de junho de 1939.
Filho de: Dr. Mário Geraldo de Meireles
    e de D. Ida Marotta Meireles

É casado com Leise Gonçalves de Oliveira Meireles, Natural de Corinto-MG, (20-01-1968).
Tem três filhos: Alex de Oliveira Meireles, Erick de Oliveira Meireles e Plínio Augusto de Meireles Júnior
Tem duas netas (filhas do Erick): Victoria Mirandela Meireles (8 anos) e Camila Mirandela  Meireles (6 meses)

Teve sua iniciação escolar aos 6 anos com a Professora D. Eurides Reis de Andrade (ensino especial, não havia ainda jardim da infância em Guidoval), ingressando, aos 7 anos, no antigo Grupo Escolar Mariana de Paiva, no ano de 1947, sendo sua Professora no primeiro ano a D. Irene Avidago e do segundo ano em diante, até a conclusão em 1950, a D. Carmem Catete Reis Dornelas.

Em 1952 iniciou o Curso Ginasial em internato, no antigo Ginásio São José, em Ubá-MG, transferindo-se em 1953 para o recém-criado Ginásio Guido Marlière em Guidoval, no seu primeiro ano de funcionamento, concluindo o 4º ano em 1955. 

Nos anos e 1956/57 cursou o 1º e 2º ano do então Curso Científico no Colégio Estadual Raul Soares em Ubá-MG,  iniciando o 3º ano científico no Colégio Cristo Redentor – SVD, em Juiz de Fora –MG, e não o concluindo aí devido a problemas de tempo com o  Serviço Militar que prestava na FEA, unidade militar próxima à cidade de Benfica.
Concluiu o 3º científico no Colégio Anchieta em Belo Horizonte em 1959.

Em 1962 ingressou na Escola de Veterinária da UFMG colando grau em 18 de dezembro de 1965.

Como profissional veterinário, a partir de 1966,  foi administrador da Fazenda Monte Alegre em Corinto-MG, prestou assistência aos produtores rurais na Cooperativa Agropecuária de Pedro Leopoldo Ltda. através do convênio INDA/COOPERATIVA e foi professor de Tecnologia de Produtos de Origem Animal na Escola de Veterinária da UFMG.
A partir de 1972 somente prestou serviço no INCRA (resultante da fusão INDA/IBRA), onde trabalhou nas áreas de planejamento, colonização e reforma agrária.

Em 1977 ingressou na Escola Superior de Agricultura de Lavras, onde iniciou e concluiu o Curso de Mestrado em Administração Rural, defendendo, em 1980, a Tese “Ações Administrativas e Participação Social em Cooperativa Agropecuária”, pela qual recebeu o conceito “A” e obteve o Grau de “Magister Scientiae”.

Aposentou-se em março de 1993. Em 1998 percorreu a pé, com sua esposa, 870 Km do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Em julho de 1999 iniciou uma especialização em Homeopatia no Instituto Homeopático François Lamasson, em Ribeirão Preto-SP, concluindo-o no ano de 2001.

Continua como aposentado morando em Brasília, lendo e estudando assuntos diversos.
Como esporte, faz caminhadas, anda de bicicleta e pratica QI-GonG (chi-kun) juntamente com sua esposa.

É o autor da melodia do Hino Oficial de Guidoval.


Nenhum comentário: