quinta-feira, 20 de março de 2014

Gilberto Occhi toma posse como ministro das Cidades

Gilberto Occhi toma posse como ministro das Cidades

A presidenta da República, Dilma Rousseff, empossou nesta segunda-feira (17/03), Gilberto Magalhães Occhi para o cargo de ministro das Cidades em substituição a Aguinaldo Ribeiro, que se afasta do cargo para disputar eleição no estado da Paraíba.
Gilberto Magalhães Occhi nasceu em 24 de julho de 1958 em Ubá (MG). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Occhi é graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha (ES) e pós-graduado nas áreas de Finanças e Mercado Financeiro pela Universidade de Vila Velha (ES), Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília e Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília.
Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1980 e acumulou experiência como gerente em diversas áreas da Instituição Financeira e do Banco Nacional da Habitação (BNH), como: tesouraria, saneamento, habitação popular e cobrança. Em 1995, Gilberto Occhi assumiu o cargo de gerente de mercado no Espírito Santo. Em 2004, foi designado para o cargo de superintendente regional em Sergipe. No ano de 2008, passou a ocupar o cargo de Superintendente Regional em Alagoas, quando atuou também como Conselheiro Deliberativo do SEBRAE/AL. E em 2011, assumiu o cargo de Superintendente Nacional da Região Nordeste.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que o currículo do novo ministro Gilberto Occhi, assim como de outros ministros que tomaram posse, irá contribuir para o trabalho de desenvolvimento do país. “Gilberto Occhi acompanhou no governo da Caixa o desenho e a implementação de todas as políticas que agora terá atribuição de conduzir”, afirmou Dilma.
A presidenta ressaltou que as cerimônias de posse são inerentes a todos os regimes democráticos. Ela explicou que, em respeito à legislação eleitoral, os ministros anteriores precisam deixar suas funções para se submeterem ao julgamento das urnas. “Esses brasileiros que aqui estão hoje são responsáveis por estarmos construindo o Brasil do presente. O povo brasileiro é sábio e percebe quem esta do lado deles. 2014 vai ser um ano de muitas realizações”, ressaltou Dilma Rousseff.
O novo titular do Ministério das Cidades, Gilberto Occhi, disse que pretende dar continuidade às políticas públicas do Governo Federal e atender as cidades sem restrições. “Eu sou um ministro das cidades brasileiras. Esse é um ministério do Brasil. Vamos dar prosseguimento ao trabalho que Aguinaldo Ribeiro desempenhou tão bem. Vamos atender as determinações das políticas públicas do Governo Federal importantes para a população brasileira”, declarou. 
Para Gilberto Occhi, assumir o Ministério das Cidades é um grande desafio por ser um órgão importante para a população brasileira. “Por ter trabalhado na Caixa durante muitos anos, a minha relação com o Ministério das Cidades já é muito boa”, disse o ministro das Cidades.
Sobre as prioridades do Ministério das Cidades, o novo ministro destacou que os temas mobilidade urbana, trânsito, saneamento e o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) são exemplos de projetos estruturantes que a presidenta Dilma determinou ao órgão. “Tudo isso é prioridade no Governo Federal. Vamos continuar trabalhando para entregar estes empreendimentos à população brasileira e dar continuidade ao trabalho com os movimentos sociais e entidades”, garantiu Occhi ao dizer que o trabalho no Ministério das Cidades será realizado em interlocução com o Senado Federal, Câmara dos Deputados, ministérios e outros órgãos.
Ao falar diretamente ao ex-ministro Aguinaldo Ribeiro, Dilma Rousseff afirmou que ele foi parceiro de alguns dos programas mais decisivos do governo. De acordo com ela, sob a coordenação de Ribeiro o programa Minha Casa Minha Vida alcançou 1,6 milhões de moradias entregues e 1,7 milhões de moradias contratadas. Além disso, a presidenta observou que os investimentos em mobilidade urbana chegaram a R$ 143 bilhões. “Voltamos a investir em metrôs, nove capitais já receberam os recursos. Iniciamos investimentos em VLTs, mais de 12 cidades já têm os projetos aprovados e os recursos oferecidos”, lembrou.
Outro ponto de destaque da atuação de Aguinaldo Ribeiro lembrado pela presidenta foi Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada- Um Pacto pela Vida). “O programa, em parceria com toda a sociedade civil, tem atuado no sentido de conter as mortes no trânsito”, finalizou.
Aguinaldo Ribeiro foi ministro das Cidades de 6 de fevereiro de 2012 a 17 de março de 2014.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades


Nenhum comentário: