quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Discurso da Prefeita SORAIA

Desejo iniciar as minhas palavras confessando que esse é o momento de maior emoção da minha vida pública e um dos maiores de toda a minha existência como ser humano, superado, apenas, pelo instante mágico da maternidade e o doloroso e inesquecível momento da perda de minha mãe.

Ao assumir hoje o cargo de Primeira Mulher Prefeita na história de nossa Guidoval, acreditem, é ter a certeza de que a vontade soberana do povo é, cada vez mais, a maior, mais verdadeira e insubstituível plataforma da nossa democracia.

Sabemos que é a democracia que nos garante momentos históricos como esse, quando se completa a mais pura vontade popular depositada nas urnas livres e se encerra um processo político transparente, lúcido, sério, ético e absolutamente legítimo, como foi o de 2012.

A vitória eleitoral não nos garante a supremacia absoluta das idéias, mas fortalece nosso espírito democrático. Falo de liberdade e de democracia, porque foram nelas que me inspirei para ir às ruas pedir o voto independente de cada um dos eleitores de nossa cidade, certa de que junto a todos eles, faremos uma Guidoval, mais justa, mais humana e mais feliz.

Falo de democracia porque sei que sem ela não existe liberdade e sem liberdade é impossível se encontrar a felicidade e sem felicidade não há amor e sem amor não existe esperança e sem esperança não há motivos para a vida.

Esse é um ciclo virtuoso na relação do homem com seu tempo buscando sempre as mudanças que devem vir para melhorar a vida das pessoas. E falo em felicidade porque foi esse o sentimento que encontrei nas ruas quando fui caminhar ao lado do povo numa campanha para mim inesquecível, onde não se escolheu apenas a prefeita, o vice-prefeito e os vereadores de Guidoval, mas que determinou o novo rumo, a nova estrada e os novos caminhos que o povo deseja trilhar, na construção de uma Guidoval melhor, mas melhor, de verdade.

Minhas senhoras e meus senhores.

Saibam que foi nas ruas que ganhei forças para manter acesa a chama da nossa caminhada; Saibam que foi nas ruas que encontrei o maior apoio para encarar, de frente, a força dos que tentavam se perpetuar no poder à custa de um acordo que o povo repudiou no seu mais recente grito de liberdade política.

Foi nas avenidas, ruas, praças. Morros, bairros e comunidade rural da nossa cidade que escutei muitas vezes as frases mais importantes de nossa campanha, confesso, frases saídas muitas vezes das pessoas mais simples: NÓS VAMOS, NÓS PODEMOS, SORAIA VOCE É A NOSSA ESPERANCA, NÃO DESANIME.

Essa é a maior verdade e o maior ensinamento dessa eleição: a expressão NÓS, que aqui significa definitiva participação popular nos destinos da cidade, chegou para ficar e nunca mais sair. É esse o sentimento que formei nas nossas caminhadas. É esse o maior compromisso que assumimos nos nossos discursos.

Não prometi governar sozinha. Não prometi e não vou.

Prometi e vou governar com o povo, acertando e errando, mas democratizando as decisões e priorizando os seus verdadeiros interesses. Minhas senhoras e meus senhores,

Muito me orgulho dessa hora e dessa festa democrática.

Muito me orgulho desse momento histórico para mim, minha família, meu partido político, meus aliados, meus amigos e meu povo. Desejo que aqui seja o momento inicial de um novo tempo na forma de se fazer política e de se administrar o poder, verdadeiramente, público de Guidoval.

Que consigamos ser os intérpretes das inconfundíveis, sinceras e justas aspirações populares; Que edifiquemos em nossa cidade, de uma vez por todas, os verdadeiros pilares do respeito ao meio ambiente e da construção de uma Guidoval ambientalmente equilibrada e definitivamente voltada para o bem estar do cidadão, seu maior patrimônio.

Que não aceitemos mais a repetição de alguns irreparáveis e inconcebíveis erros do presente, como no caso da saúde pública, onde o descaso triunfou sobre a pobreza e a simplicidade dos mais carentes. Aqui faço o meu primeiro apelo e ao mesmo tempo deixo bem claro aos que comporão nossa equipe de trabalho: Saibam, todos nós trabalharemos em busca de uma cidade melhor para viver saudável.

A triste realidade atual, eu prometo, vai mudar, até porque só serei uma prefeita realizada quando essa realidade atual for apenas parte de uma história antiga na nossa cidade e da qual não sentiremos nenhuma saudade. Destaco a catástrofe de 02 de janeiro de 2012, dia em que um ano após estarei realmente iniciando a realização de nosso sonho Guidoval, limpa, bonita e tranqüila de viver.

Minhas senhoras e meus senhores,

Chegar até aqui não foi uma tarefa simples e nem muito menos, fácil. Chegar até aqui exigiu determinação, esforço, destemor, idealismo, e, principalmente, união e coragem.

Vencemos uma campanha difícil. Difícil porque tivemos adversários fortes e obstinados, que dignificaram a nossa vitória. Contudo a vontade popular nos deu uma frente de 1206.

Não tenham a menor dúvida: Fizemos uma parceria verdadeira, sincera e definitiva com o povo, e dela não abriremos mão. O povo fez a sua escolha.

Sabemos que administrar Guidoval é uma tarefa complexa, especialmente nesse momento que vamos iniciar nossos trabalhos com uma Prefeitura aos pedaços, com 80 por cento da frota destruída, dívidas e sobretudo sem crédito,

Chegamos a Prefeitura de mãos estendidas a todos os que desejam somar na construção de uma cidade melhor;

De mãos estendidas aos que estão governando nas esferas federal e estadual, onde vamos buscar recursos importantes e que o povo de Guidoval merece;

De mãos estendidas para todos os servidores da Prefeitura, certos de que eles serão grandes parceiros nessa tarefa difícil, mas não impossível, de melhorar, de verdade, a nossa cidade.

Com os servidores criaremos um canal permanente de diálogo, sempre exigindo o melhor serviço possível para o povo, mas também respeitando seus direitos e garantindo suas condições de trabalho.

Fiquem certos de que Guidoval tem, a partir de hoje, uma administração ética, transparente, trabalhadora, aberta, democrática e permanentemente focada na eficiência, que será buscada a todo instante e em todos os setores.

Para isso será muito importante a participação ativa de todos Guidovalenses e senhores vereadores, pois estamos certos de que assumem um mandato, conscientes do momento singular que vivemos e imbuídos do melhor espírito público e da maior grandeza de propósitos que Guidoval necessita.

Vamos , todos juntos, construir uma cidade mais saudável, mais humana e mais feliz, onde o desenvolvimento seja um aliado do meio ambiente e os dois caminhem juntos na direção do bem estar da nossa população.

Como disse e repeti muitas vezes na campanha: governaremos para todos, mas sempre faremos mais por quem mais precisa, especialmente dos até agora abandonados por quem não tinha o direito de esquecê-los.

Foram eles que gritaram nas ruas com as vozes da esperança;

Foram eles que nos abraçaram nas comunidades mais pobres pedindo socorro dos esquecidos.

Caminhamos e vencemos com todos, mas foi com esses e por esses que conseguimos ter a coragem de enfrentar os fortes e apresentar a Guidoval um novo caminho com espírito renovador da esperança do povo.

Para nós, cidade saudável, é cidade e povo feliz. E isso só se consegue através de uma gestão de qualidade, onde a maior e mais verdadeira obra seja a de cuidar, DE VERDADE, das pessoas.

Para nós, o desenvolvimento Ideal não combina com a injustiça social. Não adianta ter uma cidade linda, próspera, rica, se não tivermos um povo com mais saúde, mais educação, mais emprego e mais cidadania.

Vamos nos dar as mãos para construir uma cidade melhor, sempre melhor, mas melhor de verdade para todos e para cada um. Esse foi e é o nosso maior compromisso com Guidoval. Porque não podemos mais admitir uma cidade sem respeito pela saúde do povo; sem amor pelos mais carentes e sem carinho pelas nossas crianças, elas, justamente elas, que são um dos grandes símbolos da nossa alegria de viver e que se tornaram um dos grandes marcos dessa vitoriosa campanha eleitoral que nos fez chegar até aqui.

Minhas senhoras e meus senhores,

É chegada hora de agradecer, e começo agradecendo ao nosso pai maior, ao meu Deus, protetor de todas as horas, conselheiro de todas as ocasiões.

Foi Deus, o meu Deus,o nosso Deus que me guiou nessa trajetória e tenho certeza vai me iluminar nessa nova caminhada.

A minha Mãe Glorinha que me ensinou a dar os primeiros passos para ser honesta e a amar o mais humilde como o mais importante de todos.

Esta vitória e também sua eleitor que no decorrer da campanha, nos deixaram saudosos, representados pela memória do meu sogro, João Tolentino de Souza que hoje estão no céu, como uma luz que me iluminará sempre, creio eu.

Quero dedicar nossa Vitória a Você eleitor que nos acompanhou em cada reunião, aumentando a cada dia o número de seguidores que acreditavam em nossa proposta, dando nos uma Vitória nunca vista na história política de Guidoval, creiam: Eu não os decepcionarei.

Quero agradecer à minha linda família, meu Pai Januário, Meu esposo, Joao Carlos,meus filhos Frederico e Leandro, minhas irmãs, Adriana e Januaria, Meus cunhados Charles e Beto que não não mediram esforços para que eu alcançasse o objetivo de ser Prefeita de nossa cidade, convencidos de que eu estava em busca de um futuro melhor para Guidoval.

As meus amigos do Ginásio, onde trabalhei nos últimos anos, como educadora, não fugirei as origens...

Aos meus Tios e Tias, primos e primas, que sempre demonstraram admiração com minha pessoa, creiam eu não deixarei isto acabar. A todos vocês o meu agradecimento pelo passado que vivemos até ontem de não decepcionar a ninguém, especialmente a vocês, que tanto amo.

Pra mim, a maior vitória será no dia que todos voces tiverem a certeza de que eu fiz a minha parte para a construção de uma Guidoval melhor para eles e todos os Guidovalenses Ausentes e Presentes que tanto amam esta terra com paixão.

Minhas senhoras e meus senhores,

Quero registrar um agradecimento também muito especial aos grandes companheiros do nosso PP,PSB e PSDB , partido ao qual me orgulho de ser filiada.

Aqui, uma palavra singular de agradecimento ao nosso grande amigo, Governador Professor Antonio Anastasia, que tem colocado Guidoval, em primeiro lugar em suas decisões de trabalho no Estado de Minas e que nos continuamos a espera de muitas obras para que Guidoval, volte a ter a Paz tão esperada por todos.

Agradeço aos Deputado Rodrigo de Castro e Gustavo Correia,Secretario de Governo Danilo de Castro, incansáveis defensores da nossa causa e que somou conosco na luta e na vitória da nossa caminhada vitoriosa.

Agradeço aos vereadores eleitos, reeleitos e aos candidatos que somaram conosco e que, de longe, torceram pelo nosso sucesso. Sei que essa foi uma campanha inesquecível para todos os que dela participaram, da forma mais ostensiva a mais discreta.

Estou certa de que começa aqui e agora um novo momento na história da nossa cidade. Assumo o poder municipal imbuída dos melhores princípios e propósitos e dos mais singulares sonhos.

O povo de Guidoval me outorgou a nobre missão de ser Prefeita dessa cidade e a esse povo eu não posso decepcionar. Não posso e não vou.

Disso, Guidoval pode ter certeza. Vou lutar, com todas as minhas forças, para corresponder a confiança do povo, fazendo da administração que agora se inicia um tempo de verdadeiros avanços sociais e econômicos para a nossa cidade. Tempo onde todos sejam tratados e respeitados, verdadeiramente, como cidadãos.

Foi para lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, sem distinções e nem privilégios que fomos às ruas pedir o voto de todos;

Por isso, não descansarei enquanto não conseguir melhorar a saúde pública de Guidoval;

Não relaxarei enquanto não souber que a pobreza diminuiu em nossa cidade;

Não ficarei satisfeita, enquanto não perceber que aumentou a auto-estima de todos os Guidovalenses, que aqui nasceram ou escolheram para viver;

Não serei feliz enquanto não sentir que a felicidade está maior em todas as casas e em todas as famílias. Fácil não será. Impossível também não é.

Porque Guidoval sabe que pode mais, pode muito mais, e que a partir de hoje terá uma administração disposta a trabalhar, incansavelmente, para fazer de Guidoval uma cidade melhor de verdade.

Termino minhas palavras pedindo para que todos mantenham a esperança de viver dias melhores e a certeza de que, da minha parte, essa é uma profissão de fé. Como diz, o jingle da nossa campanha: "Guidoval vai acordar a mais de mil................. em trabalho numa busca constante por tudo de bom que merecemos.

Muito obrigada

Muito obrigada a todos e que Deus nos proteja, nos ilumine e nos dê sempre a humildade que nos afasta da arrogância, da prepotência e do esquecimento aos compromissos assumidos com o povo.

Que nos dê a saúde, a coragem de vencer os enormes desafios a que nos propomos e a sabedoria de permanecer ao lado do povo, reconhecendo sempre nele o absoluto dono do poder e senhor maior da democracia .

Soraia Vieira Queiroz de Souza - Prefeita de Guidoval.

Nenhum comentário: