quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Guidoval na TV Cultura


No dia 02 de janeiro, às 20 Hs e 30 min., a TV CulturaSP exibirá o documentário “Vestígios” da série “Voilá Brasil” com direção da premiada cineasta Caru Alves de Souza.

O documentário investiga o que restou da presença francesa (Marilère) nas cidades de Guidoval e Visconde do Rio Branco.
São entrevistadas algumas pessoas da nossa cidade. A dupla sertaneja “Canhoto & Carlito’’canta a música “Guido em Memória”.

No link http://www.tvcultura.com.br/voilabrasil/documentarios/episodio/1484
tem mais informações sobre o documentário.

Sinopse do Site
Parte da série Voilà Brasil, da TV Cultura, o documentário “Vestígios” investiga o que restou da presença francesa em duas cidades da Zona da Mata mineira, Guidoval e Visconde do Rio Branco, e revela o passado da região.

A cidade de Guidoval (295 Km da capital Belo Horizonte, aproximadamente 8 mil moradores) foi fundada pelo francês Guido Thomaz Marliére, enviado por Portugal no começo do século 19 para apaziguar a região, que estava povoada por tribos indígenas contrárias à presença dos europeus. Marliére fixou sua residência na zona rural do município e foi enterrado na parte mais alta de um cemitério indígena.

Seus restos mortais foram encontrados em 1927 por Astolfo Soares, um morador da região, e sua ossada foi trasladada para um monumento erigido numa pracinha no meio da comunidade rural que hoje é chamada de Guido. Esse fato mudou completamente a vida dos moradores da região, que descobriram que a comunidade tinha uma história.

Através do personagem Guido Marliére, a comunidade luta para recuperar a auto-estima do homem do campo, tentam diminuir o êxodo que míngua a vida na zona rural.

Quartel general de Marliére, Visconde do Rio Branco (272 Km de Belo Horizonte, por volta de 35 mil habitantes) teve, no entanto, como presença francesa mais marcante chegada da empresa francesa Societe Sucrière, quando esta comprou uma usina de açúcar na cidade no começo do século 20. Apesar de a usina ter transformado significativamente a vida dos moradores, hoje restam apenas suas ruínas e lembranças melancólicas daqueles que trabalharam nela.

O documentário propõe uma imersão no cotidiano dessas localidades. Conduzido por descendentes de franceses e outros moradores, desse mergulho emergem vestígios significativos na economia, hábitos e na mitologia criada em torno dos franceses.


Observação:
A TV Cultura – SP, em Guidoval e Visconde do Rio Branco, é transmitida através da SKY TV.


Nenhum comentário: