quinta-feira, 24 de junho de 2010

Morte e Ressurreição


A morte interrompe a vida. Corta os sonhos, apaga os projetos, despedaça esperanças, nos rouba pessoas amigas, especiais.


Não existem palavras que possam consolar a dor da perda de um parente, amigo ou pessoa amada.


Só a certeza da ressurreição para amenizar a crueldade da morte.


Busquei na Bíblia trechos que falam da MORTE.


Encontrei em várias partes.


No Livro do Eclesiástico:

(Capítulo 11, Versículo 14)

Bens e males, vida e morte, pobreza e riqueza vêm de Deus.

(Capítulo 31, Versículo 34):

Que coisa tira a vida? A morte.

No Livro I de Samuel (Capítulo 2, Versículo 6):

O Senhor dá a morte e a vida, faz descer à habitação dos mortos e de lá voltar.


No Livro de Jó (14,5)

Se seus dias estão contados, se em teu poder está o número dos seus meses, e fixado um limite que ele não ultrapassará.


Deus é o Senhor da vida e da morte


Na Epístola de São Paulo aos Romanos (5,6-8):

6. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.
7. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer.
8. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.


Sobre a RESSURREIÇÃO selecionei os trechos:


No Evangelho Segundo São João (11,25-26)

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?

Na Primeira Epístola aos Coríntios (15, 13-14):

Se não há ressurreição dos mortos, nem Cristo ressuscitou.
Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.


E por que escrevo tudo isto?


Porque eu CREIO em CRISTO, na RESSURREIÇÃO, na VIDA ETERNA.


Porque a morte do menino Kauê chocou a todos aqui em casa e toda Guidoval.


A morte em qualquer idade é inaceitável, mas quando ceifa a vida de uma criança, a dor se torna maior, insuportável.


A minha filha Thaís (que já conhece mais gente em Guidoval do que eu) conhecia o Kauê. Ela me disse que ele era um menino bonito, esperto, inteligente.


Como não conheço palavras que possam servir de consolo nestes momentos, quero aqui registrar as minhas condolências à família enlutada.


Assim, registro abaixo a Oração Sacerdotal de Jesus que foi proferida após a Última Ceia, antes da agonia experimentada por Cristo no Getsêmani.


Encontra-se no Capítulo 17 do Evangelho segundo João:


11. Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós.
12. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
13. Mas, agora, vou para junto de ti. Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da minha alegria.
14. Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo.
15. Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal.
16. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo.
17. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade.
18. Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade.


Ao Kauê, as nossas humildes preces.

Ildefonso, Lourdes e Thaís

Nenhum comentário: