quinta-feira, 10 de junho de 2010

Luiz Pinheiro e o xadrez em Guidoval

Sempre que estou em Guidoval gosto de prosear com o Luiz Pinheiro, músico e enxadrista, duas qualidades que admiro nas pessoas.


E ando bem acompanhado nesta predileção. Goethe sentenciou “O xadrez é a ginástica da inteligência” e Cervantes filosofou "Onde há música não pode haver maldade".


Nossas conversas passeiam pela história de Guidoval e o Luiz, muito bem informado, me põe a par das novidades.


Em julho do ano passado me contou da participação da Escola Estadual Mariana de Paiva de Guidoval no JEMG em Cataguases.


O JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) envolve mais de 160 mil alunos, 8 mil professores e cerca de 500 mil espectadores.


Em 2009, Cataguases sediou as etapas do microrregional e regional do JEMG, com a participação de escolas dos municípios da Zona da Mata.


No desfile de abertura da competição algumas cidades se apresentaram com numerosa delegação. A nossa cidade tinha apenas três competidores, motivo de chistes de alguns municípios vizinhos.


Timidamente os nossos três representantes quase se escondiam atrás da placa com o nome glorioso de “GUIDOVAL”.


Ao término da competição cada um deles trouxe uma medalha. O Ramon Cordeiro Barros Pinheiro (Ouro), Lucas Lopes da Costa (Prata) e Douglas Nogueira de Araújo (Bronze).

Eram os primeiros frutos colhidos pelo professor e treinador de xadrez dos alunos da EE Marina de Paiva, onde ele realiza um trabalho admirável.


Este fato ele me narrou todo orgulhoso. Orgulhoso, também, fiquei eu com a vitória dos nossos garotos.


Ele não se cansa de repetir que o primeiro a difundir o jogo de Xadrez em Guidoval foi o meu irmão Marcílio Vieira. O Jornal de Guidoval noticiou em fevereiro/2005 o II Torneio de Xadrez de Guidoval ganho pelo Marquinho Lopes, naquela ocasião disputado por 10 competidores.


Mas coube ao mestre Luiz Pinheiro o mérito de dar prosseguimento à prática do Xadrez.


O Grande Mestre, Campeão Mundial, Raúl Capablanca dizia: “O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.”


Agora, domingo passado, 06 de junho, fomos convidados, Marcílio e eu, para um churrasco na sua residência na Rua Vai-e-Volta.


A confraternização era para comemorar o resultado expressivo conseguido pela Escola Estadual Mariana de Paiva no Microrregional do JEMG realizado em Rio Pomba. Os alunos conquistaram CINCO MEDALHAS.


No Módulo I - Feminino, para alunas entre 12 e 14 anos, saíram vencedores Jessimar de Souza (Ouro) e Jordânia Aparecida Vieira de Almeida (Prata)

No Módulo I – Masculino, para alunos entre 12 e 14 anos, trouxe mais uma medalha o Ramon Cordeiro Barros Pinheiro. Desta vez foi prata.

No Módulo II - Feminino, para alunas entre 15 e 17 anos, conquistou medalha de prata a Jessica de Fátima Almeida.

No Módulo II - Masculino, para alunos entre 15 e 17 anos, o Lucas Lopes da Costa Lopes ficou com a Medalha de Bronze.


Participaram ainda da competição, com bom desempenho, os garotos Luiz Vinicius Moura e Silva, Douglas Nogueira de Araujo e Ronaldo Costa Marques.


A todos estes jovens que tão bem representaram a nossa Guidoval os meus parabéns pela inédita conquista.


Ao professor e anfitrião o meu muito obrigado pelo convite para o churrasco regado a uma boa cerveja gelada, mas muito obrigado mesmo, principalmente, pelo que você tem feito para engrandecer a nossa terra, mostrando a inteligência do nosso povo, através dos alunos da E.E. Mariana de Paiva.


Medalhistas e Campeões


Iago Pinheiro Lopes é neto da Olga e Luiz Pinheiro, filho de Liliane e Marquinhos Lopes. Participou do JEMG de Cataguases e de Rio Pomba. Nas duas ocasiões conquistou a Medalha de Ouro para a cidade de Ubá, onde estuda atualmente.

Agora, Iago tenta ganhar o tricampeonato. Com sina de campeão, é forte candidato a realizar esta façanha o jovem promissor enxadrista.


Outro campeão presente à confraternização foi o Ricardo Rocha pela UEMG.


O medalhista Ramon é outro neto do Luiz Pinheiro que vem brilhando nas competições. É filho do Emerson Pinheiro e Ionice Cordeiro


As medalhistas Jordânia e Jessica são filhas do Serginho do Xará do Sô Tão.


Parabéns a todos!!!



Luiz Pinheiro e os netos Vinícius e Ramon
O campeão Ricardo Rocha
Liliane Pinheiro mãe do campeão Iago
Luiz Pinheiro e Marcílio Vieira
Iago (camisa branca) com outros jovens enxadristas
Luiz Pinheiro e a esposa Olga
Serginho com as filhas Jordânia e Jéssica

Nenhum comentário: