sábado, 26 de junho de 2010

Hino a Santa Terezinha


O ano era 1978, quando mais uma vez, percorremos as ruas de Guidoval em serenata.


Na flauta o Zé Vieira (Xará) funcionário do DER que morava na Rua do Alto.


Com a sua voz maravilhosa a Carminha do Virgílio. Vez ou outra, o Antônio Barbosa também cantava. Acompanhando ao violão estava eu.


Junto à comitiva as minhas irmãs Ângela, Sueli, Meire e Zezé.

Não me recordo com precisão, mas junto devia esta o rapazinho Marcílio, meu irmão, com uns 15 anos que não largava do meu pé.


O Renatinho carregava um gravador Philips, daquele antigo, ou seja daquele tempo mesmo, registrando a nossa performance.


Lembro-me com saudade de três canções que foram o carro-chefe naquele dia.


A flauta do Zé Vieira interpretando “Velho Realejo” para o Sô Odilon Reis que residia onde hoje mora o Custódio da Farmácia. Que ouviu e aprovou.


Outro momento inesquecível foi na Rua do Fundão quando o Zé Vieira tocava a “Canção do Exército” que se inicia assim:

“Nós somos da Pátria a guarda,
Fiéis soldados,
Por ela amados.
Nas cores de nossa farda
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.”


Quando pássavamos em frente a prefeitura velha, onde hoje é Câmara Municipal, abriu-se uma das janelas do velho casarão. Era Sargento que morava neste local. Além de ser uma maior autoridade policial da cidade, também era o delegado.


Não nos esqueçamos que estávamos em pleno regime militar.


O Zé Vieira (Xará), na sua humildade, quis parar de tocar.

E só continuou porque, nós, companheiros de noitada, insistimos e lhe demos garantia que serenata não era nenhum caso de Polícia. E não é mesmo.


Mas o ponto alto da noite foi a Carminha do Virgílio cantando o “Santa Terezinha”.


Toda vez que escuto esta música, me emociono.


Há muito procuro na internet a letra completa e o autor desta canção.


Hoje eu encontrei a letra e um vídeo no YouTube.


Abaixo, a letra da linda canção do uberabense Antenógenes Silva.


Santa Terezinha

Ainda bem pequenina
junto as irmãs virtuosas
todas manhãs Terezinha
ia colher belas rosas.

Ia na igreja rezar
ajoelhada ante a cruz
e as rosas depunham no altar
consagrando ao divino menino Jesus.

Terezinha então ergueu o coração
no altar sublime pelas preces
tão sinceras ardentes preces fervorosas
com lindas rosas.

Da santinha
o olhar não mais se desviou
da cruz porque o seu amor
até morrer foi sempre de Jesus.

Santa das rosas meiga infantil
dai proteção ao meu Brasil
nossa senhora Virgem Maria
dias de paz e alegria
no vigor do esplendor da vitória.


Assista o Vídeo, abaixo:

Nenhum comentário: