terça-feira, 10 de setembro de 2019

Carta ao José Jorge de Freitas em 28.set.2006


Belo Horizonte, 28 de setembro de 2006

Prezado José Jorge,

         A Festa de Santana deste ano transcorreu sem nenhuma novidade. A rotina de sempre: Entregas de Títulos de Cidadão Guidovalense, shows no Largo, inauguração de ruas calçadas com paralelepípedos, encontro com velhos e bons amigos e uma fogueira ardendo a cada ano mais fraca, mixuruca, tísica.

         A novidade foi uma apresentação de um grupo de “Congado” liderado pelo João Medeiros, irmão do saudoso Benedito Medeiros, líder do CONGADO na década de 60. Ainda é um projeto incipiente, mas quem sabe se houver continuidade poderemos ver renascer esta bela manifestação cultural.

         Filmei algumas cenas e passei para DVD a festa deste ano. Tem Procissão de São Cristóvão, Procissão do Retrato de Santana, Show do Frei Zeca, Fogos de Artifício, Procissão da Imagem de Santana e Congado. Teve também uma disputa de motocross, mas lá não fui.

         Às vezes a festa é monótona, repetitiva, mas sempre acontece um fato marcante.  Este ano não foi diferente. Os festejos oficiais já tinham terminado quando no dia 28 de julho comemorávamos, em família, o aniversário da Thaís. Lá pela meia-noite apareceram fazendo serenata o Juca, Virgilinho e Fabiano. A fazer companhia a Denise, Fabiano do Virgilinho e Lenício, um bom violeiro de Ubá.

         Entraram, tocaram, cantaram, beberam e depois continuaram a peregrinação. Pegamos carona e fomos atrás. Aumentamos a comitiva com a Lourdes, Thaís e o namorado, Nathália (sobrinha), Sueli e Marcílio – meus irmãos.

         Filmamos até acabar a bateria. Meu irmão retratou a perambulação. Como ganhei de aniversário um aparelho que grava em DVD programas de TV e também passa fitas VHS para DVD, estou aproveitando para aprender a fabricar os meus DVD’s caseiros.

         As filmagens foram feitas à noite, portanto perdem qualidade com a falta de luz. Na transposição também há uma perda de qualidade, mas de todo jeito fica o registro histórico e sentimental.

         Aproveitei e inclui no DVD “Serenata em Guidoval” uma filmagem antiga em Super-8 (mudo), de 29/04/1978. Coloquei como fundo musical a D. Ruth cantando, sendo acompanhada pelos músicos Sô Nilo, Odilon Reis e Nilso Cremonese.

Abraços,
Dé do Zizinho do Marcílio

Anexos:
ü DVD “Festa de Santana – 2006”
ü DVD “Serenata em Guidoval (28 e 29/07/2006)”

Nenhum comentário: