segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Caçadas do Mundico (escrito pela sobrinha Maria Das Graças Santos Carmo)


Caçadas do Mundico
(escrito pela sobrinha Maria Das Graças Santos Carmo)

Caçar era uma de suas paixões.
Fechava a oficina às quatro da tarde. Entrava em casa assobiando, se metia no "quarto de banho" onde estava sua parafernália de caça: a calça e a camisa de brim verde; o "bate-bute"- apelido que ela dava ao par de botas de couro; a espingarda que ficava sempre dependurada atrás da porta; o quepe que era cuidadosamente ajeitado na cabeça; o cinturão com as munições; a mochila de lona onde eram colocadas as aves abatidas e o que não podia faltar  o apito que reproduzia o som de vários aves, entre elas o nambu, seu preferido nas caçadas.
O camelo- era assim que chamávamos sua velha bicicleta- era o companheiro de todas as tardes.E lá iam eles: Mundico, Elzo e quem mais quisesse e pudesse.
Quando a noite já tinha descido sobre Guidoval, voltavam eles trazendo a caça para reforçar o jantar: nambus, marrecos e outras aves mais, cujos nomes só ele sabia.
Eu, que naqueles tempos morava com minha avó e meus irmãos que em tempos de férias escolares iam para lá, ajudávamos vó Feinha a depenar as avezinhas e já disputávamos quem comeria as coxas ou o peito, pois era só o que se aproveitava. Se a ave era maior, as penas viravam brinquedo, pois fazíamos petecas com palha de milho ou embira de bananeira e nos divertíamos na grama da praça.
Em noites de Lua cheia, as caçadas eram mais longas. Penso que o derramar dos raios da Lua sobre a mata e sobre eles, o fantástico e o mistério que fazem parte do verde profundo das matas causavam um efeito de paixão e desejo e amenisavam o cansaço do dia de trabalho. Devia ser uma emoção que só sentia quem vivia a realidade de ser parte integrante da exuberância da mata e de seus quase intocáveis habitantes.
Essa rotina só mudava quando decidiam trocar a espingarda pela vara de anzol. E então, era o tempo das piabas, dourados, lambaris, traíras que, se eram em abundância, adormeciam por algum tempo congelados até que uma visita importante fosse almoçar com a família. As aves e os peixes eram para ele um troféu!










Nenhum comentário: