segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Lucas de Freitas Vieira – 70 anos

Lucas de Freitas Vieira – 70 anos

As primeiras lembranças que guardo do Lucas de Freitas Vieira remontam à minha infância. Ele jogando, de meia-armador, no melhor juvenil do Cruzeiro de Guidoval. Brilhava junto com Eloir Máximo, Oscar Matos, Zé da Conceição, Zé Maria Matos, Luiz Pinheiro, Chiquinho Matos, Luiz Antônio e Dilermando Ribeiral, Celinho Albino, Cidinho Vieira, Zé Américo e Vianelo Silva no gol.
Nos fundos do quintal da casa dos seus saudosos pais, Alzira de Freitas e Pedro Vieira, tinha campinho de futebol. Nele batíamos peladas com o Mateus (seu irmão), Nélio Maciel Queiroga, Ângelo (do Casin) Pinto de Aguiar, Francisco e Luiz (Onça) Matias, Adauto Ribeiral, Luiz Fernando Albino, Roberto e Ronaldo Vieira. Tinha até um time de meninos e quem tomava conta era o Jaburu, um agregado à Família do Cid Vieira.
Após terminar o ginasial no “Guido Marlière”, Lucas foi estudar no Curso Técnico Universitário (CTU) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Isto serviu de estímulo, referência e abriu o caminho para muitos jovens guidovalenses optarem por fazer o curso técnico. Eu sou dessa geração que seguiu este caminho.
Depois de formado, Lucas ingressou na Eletropaulo, indo trabalhar na cidade de São José dos Campos. Nesta progressista cidade do estado de São Paulo formou uma bela família com a paixão de sua adolescência Maria das Graças Araújo (filha da Professora Célia Teixeira e do saudoso fazendeiro Levindo Albino). Desta união nasceram Débora, Fernanda e Camila, que agora frutificam-se em netos: Moacir, João Pedro, Davi e Lucas. E que seja bem-vinda a Maria.
Em São José dos Campos angariou amigos e prestígio, tornando-se cidadão Joseense e Diretor, Conselheiro e Presidente do Clube Luso-Brasileiro.
Através da sua influência abriram-se as portas da empresa Eletropaulo para vários conterrâneos que fizeram e fazem carreira profissional. Abrigou em sua residência muitos guidovalenses para dar continuidade aos estudos e até começarem a trabalhar.
É apaixonado por Guidoval e participa de todas as campanhas e movimentos em prol da nossa cidade. Sempre presente nas festas da cidade, acompanha com fervor as procissões da Padroeira Santana e faz questão de ajudar a erguer o Mastro com a imagem da nossa Gloriosa Padroeira. É por isto que digo e repito:

"Guidovalense não parte. Reparte! Uma parte, fica. Outra parte, parte!"

Sou, com freqüência, presenteado pelo Lucas. Às vezes um CD/DVD com músicas de serenatas da cidade de Conservatória-RJ, ou então um bom vinho para aquecer a prosa e amizade, ou um livro ou uma revista para eu me informar e atualizar-me.
Eu, e minha família, temos admiração pelo casal Lucas e Graça, que nos retribui com generosidade fraterna a nossa sincera consideração.
Hoje, 06 de outubro, Lucas completa 70 anos de vida.  Desejamos-lhe muitas felicidades, saúde e paz. Que os seus sonhos e desejos se realizem. Que DEUS e Nossa Senhora protejam e iluminem a toda a sua Família.

Abraços,
Lourdes, Thaís e Dé






2 comentários:

João Lúcio disse...

Lucas alem de ser um Guidovalense apaixonado por sua terra, tornou-se um grande homem, amigo e generoso.

Feliz Aniversario, muita saúde e paz.

Um abraço de João Lúcio e Família.

Plinio Augusto disse...

Há muito tempo que não me comunico com o Lucas, assim como com muitos outros conterrâneos, mesmo que os tenha na lembrança. Mas, quando tomo conhecimento do seu paradeiro pelo BloGuidoval, faço questão de cumprimenta—los. Assim o faço agora ao Lucas. Acho muito importante comemorar os setenta aniversários. Tanto que os meus, comemorei—os no estilo japonês, trajando um belo blazer vermelho, tal como a tradição japa. Assim, daqui de El Calafate, na Patagonia Argentina, envio ao Lucas os meus sinceros votos de felicidades. E, como alguns países orientais comemoram os ciclos de vida a cada setenta anos, desejo que o Lucas complete, pelo menos, mais um.
Um grande abraço,
Plinio