quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guidoval precisa de líder



escrito por Ildefonso Dé Vieira
publicado no jornal Saca-Rolha de 18/set/2004

           Já tivemos vários líderes como Padre Oscar de Oliveira (Igreja Matriz de Santana), Dr. Mário Geraldo de Meireles (Hospital São Vicente e Jornal “Cidade de Guidoval”), Vasco Cândido dos Reis (Sociedade Esportiva e Recreativa 66), Prof. Ernani Rodrigues (Ginásio Guido Marlière), Belarmino Campos (Ateneu Sapeense e Banda de Música), Álbero Campos (Clube Francisco Campos). Todos eles sem cargos executivos no município, mesmo assim realizaram grandes obras através de liderança e determinação.
Tivemos saudosos prefeitos: Cid Vieira, Dilermando Teixeira Magalhães, Otaciano da Costa Barros, Eduardo Nicodemo Occhi, Francisco Moacir da Silva, Sebastião Cruz, Cândido Mendes e José Vieira Neto (Zizinho do Marcílio), líderes que com dinamismo, abnegação e coragem executaram inúmeras obras importantes no município.
Faz muito tempo que nossa cidade carece de líderes. Faltam planos, objetivos, ideais, metas, diretrizes, ações. Lastimavelmente nossa cidade está encolhendo material-e-espíritualmente.
Cadê a Banda de Música, as Congadas, o time do Cruzeiro, o cinema, o teatro, a antena parabólica, o festival de batidas, o campo do Sete/Vai-quem-quer/Boa Esperança? O asfalto que nos liga a Ubá esta minguando, desaparecendo a cada chuva, ano-a-ano. Voltaremos ao carro-de-bois? Há quanto tempo não se constrói uma casa popular?
Por que não se incentiva e patrocina o futebol infanto-juvenil onde se formam mais que atletas, cidadãos, o futuro homem de amanhã? Não custa caro. Por que não temos uma Banda de Música? Já tivemos duas, antigamente, quando a população era muito menor. Quanto custa? Pouco, muito pouco. Custa determinação, vontade política. Questão de prioridade.
Hoje temos uma Guidoval suja, lotes sem muro, ruas esburacadas, passeios incompletos e irregulares, sem meio-fios, construções fora do alinhamento da rua, casas sem nenhum padrão arquitetônico ou estético. É só ver no que esta se transformando a nossa Rua Sete de Setembro, (Fundão), totalmente desfigurada.
É preciso entender que POLÍTICA NÃO É PROFISSÃO e sim uma FUNÇÃO PÚBLICA. É DOAÇÃO. Um trabalho de voluntariado para servir ao próximo. Um prefeito tem que ser participativo e PARCEIRO de todos os segmentos da sociedade.
Precisamos de um visionário do progresso. Na verdade o que o povo quer é uma cidade limpa, ruas bem cuidadas, passeios por onde se possa caminhar. Um sistema de saúde funcionando, educação para os filhos, emprego para os pais, creche e playground para as suas crianças, carinho aos mais velhos.
Está chegando mais uma eleição para prefeito de Guidoval. É preciso escolher, com muita consciência, o próximo governante pensando no bem de toda coletividade. Chega das falsas promessas de campanha eleitoral quando tudo se promete e depois nada se realiza.
O novo prefeito precisa saber relacionar com os governos estadual, federal e os municípios vizinhos. Buscar incansavelmente recursos, melhorias e obras para a nossa cidade.
Muitos dos postulantes ao cargo de prefeito já tiveram a sua vez de fazer por Guidoval, são velhos conhecidos da população. Tiveram a sua oportunidade de realizar. É só analisarmos estas administrações e tirarmos as nossas próprias conclusões.
A política é arte de bem governar os povos, habilidade no trato das relações humanas.  Eu já escolhi o meu candidato. É o líder que Guidoval precisa. Vamos RESGATAR GUIDOVAL.

Nenhum comentário: