segunda-feira, 28 de maio de 2012

Shelterbox e as barracas na Várzea Alegre


Recebi o e-mail abaixo da Joyce Gabriela da Silva Cruz:

“Um dia me disseram que foi pelo seu intermédio e ajuda que as barracas vieram para Guidoval ajudar algumas famílias de imediato na Vargem Alegre, o que muito favoreceu e nos ajudou, mas pelo link que posto abaixo não compreendo o porque de ate hoje famílias ainda estarem nesta situação, veja abaixo. Se tiver como nos orientar para ajudarmos a estas famílias estaremos agradecidos.”



Esclareço à Joyce que foi a nossa conterrânea Vera Queiroz (mora na Inglaterra) quem contatou a Shelterbox e esta providenciou a instalação de barracas para atendeer alguns moradores da Várzea Alegre.

A Shelterbox surgiu na Inglaterra. É uma Organização Não Governamental (sem fins lucrativos) e atende regiões atingidas por terremotos, vulcões, enchentes, furacões, ciclones, tsunamis ou conflitos (guerras).

A intenção é um atendimento, rápido, emergencial a desabrigados em casos das catástrofes, citadas acima, até que as autoridades locais tenham condições de resolver os problemas dos desabrigados.

Se as nossas autoridades ainda não resolveram os problemas dos nossos desabrigados da Várzea Alegre, temos que lastimar e por a boca no trombone.

Mais informações sobre a Shelterbox:

O QUE FAZEMOS?

Respondemos imediatamente a terremotos, vulcões, enchentes, furacões, ciclones, tsunamis ou conflitos, mediante a entrega de caixas de auxílio.
Cada caixa fornece a uma família uma tenda e equipamentos de salvamento para usar enquanto estão desalojadas ou desabrigadas.
Os conteúdos são adaptados em função da natureza e do local do desastre, com grande cuidado na escolha de cada item para garantir que ele é robusto o suficiente para ser duradouro.
Cada caixa tem o seu próprio número original, assim você como um doador pode acompanhar todo o caminho de sua caixa para o país destinatário através do site.
Altamente treinados o ShelterBox Response Teams (Equipe de Resposta ShelterBox), distribuir as caixas, trabalhando em estreita colaboração com as organizações locais, as agências de ajuda internacional e os Rotary Clubs no mundo inteiro.
 Desde a sua criação em 2000, a ShelterBox estabeleceu-se firmemente na vanguarda dos esforços de socorro internacionais, fornecendo abrigo de emergência para as pessoas que mais precisam em cada continente.

COMO FAZEMOS:

Nós nos orgulhamos de nossa capacidade de reagir rapidamente quando acontece um desastre.

Temos sistemas de monitoramento no local para que possamos acompanhar os sistemas climáticos em todo o mundo e antecipar o nível provável de furacões e ciclones.

Além disso, um alerta de terremoto nos dá notificação imediata de qualquer atividade sísmica que poderia resultar em um desastre humanitário. Temos um forte relacionamento com as agências de ajuda internacional e os Rotary Clubs do mundo inteiro que nos contactaram quando eles se tornam conscientes da necessidade urgente de abrigo.

Temos um grande estoque de equipamentos no nosso armazém no nosso QG em Helston, Cornwall e mais de 1.000 caixas pré-embalados armazenadas em locais estratégicos em todo o globo. Estes incluem ShelterBoxes posicionadas em Melbourne, Panamá, Dubai, Cingapura e Nairobi.

Nosso objetivo é obter o primeiro carregamento de caixas expedidas para uma área do desastre dentro de 2-3 dias, onde um ShelterBox Response Team (SRT) irá encontrá-las. A equipe garante que as caixas são distribuídos para os mais necessitados.

Muitas vezes ShelterBox é a primeira agência de socorro a chegar, distribuindo o abrigo necessário e ajuda de emergência para pessoas cujas vidas foram destruídas.

Nenhum comentário: