quinta-feira, 24 de maio de 2012

Debate sobre o Rio Xopotó - Praça Santo Antônio


Debate sobre o Rio Xopotó - Praça Santo Antônio

No dia 02 de junho completará cinco meses da trágica enchente que destruiu grande parte da nossa cidade.

Muito pouco foi feito pelas autoridades constituídas para ajudar ao comércio, às indústrias, às famílias que perderem as suas casas, em parte ou totalmente. Muito pouco mesmo.

Uma rara exceção é a nova ponte que o Governador Anastasia prometeu e está cumprindo.
O pouco dinheiro que chegou não deu nem para tapar os buracos das ruas, muito menos reconstruir casas e indústrias destruídas. Uma lástima.

A louvar as iniciativas de voluntários, individuais, particulares ou coletivas, como o “S.O.S. Guidoval” e “Vamos colorir Guidoval”.

Na primeira semana do mês de junho comemora-se o "Dia Mundial do Meio Ambiente".

No nosso país, em 1981, o Presidente da República, João Figueiredo, através do Decreto nº 86.028, institui a "Semana Nacional do Meio Ambiente".

É uma ocasião propicia para refletirmos sobre o nosso comportamento e convívio com a natureza, o meio ambiente.

Um bom momento para discutirmos sobre Rio Xopotó.
Como evitar ou atenuar o impacto das futuras enchentes???
Quais as medidas, providências, planos e ações a serem desenvolvidas para minimizar as enchentes e suas conseqüências???

Revitalizar com matas ciliares e curvas de nível, dragagem, drenagem, calha, desassoreamento, ampliação e rebaixamento do leito do rio, construir parques longitudinais ao longo do rio, eliminar ocupações irregulares, identificar locais críticos, degradados, colher informações topográficas, hidrológicas e hidráulicas, mapeamento da morfologia fluvial, etc...

Pensando nisso, como já o fizera na década de 70 numa campanha a proteger os canários da terra (http://www.devieira.com.br/guidoval.com/cantoseg.htm), o Dr. Ronaldo Ribeiro convidou dois amigos, especialistas em questões ambientais, para participar de um debate na Praça Santo Antônio.

São eles: Lívio Maia (Arquiteto  - Construções Sustentáveis) e Kaká Maia (Professor de História, Ambientalista e Consultor em Gestão de Água).

O Kaká Maia faz parte do Projeto “Terra Vertentes/Museu da Água”.
Participou da 1ª Conferência Internacional das Águas pela Cidadania, Movimento de Cidadania pelas Águas, Plano Diretor de recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos afluentes mineiros do Alto Jequitinhonha, Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, dentre outros eventos correlatos.

Será um encontro apartidário, sem conotações políticas. Guidoval em primeiro lugar.
Uma oportunidade para exercemos a nossa cidadania.
Opine, discuta, argumente, apresente propostas e sugestões.

Conclamo a toda sociedade guidovalense a participar deste evento (comércio, indústria, funcionários públicos, agricultores), além dos alunos, professores, funcionários e direção das nossas escolas municipais e estaduais.

Dia: 02 de junho (sábado)
Horário: 16 horas
Local: Praça Santo Antônio

Um comentário:

Joyce Gabriela disse...

Muito boa ideia, gostei muito, há anos não se vê estas reunioes em nossa cidade (coletivamente, em grupo, comunitarias) em prol do meio ambiente, discutir e conhecer como respeita-lo melhor, como ser sustentabel ambientalente, como podemos nos ajudar sem prejudicar a natureza, temas como estes descritos sao de suma importancia e valia para nossa comunidade. Estarei lá!