sexta-feira, 9 de março de 2012

Lindomar da Silva - escritor guidovalense


O caderno GURI do jornal Estado de Minas de 04/02/2012 publicou na página 10 uma matéria com o escritor Lindomar da Silva

Abaixo, transcrição da notícia:
 
TRAGÉDIA    EM   GUIDOVAL ( M G )

O escritor Lindomar da Silva conta no livro a história do rio que viu a cidade ocupar suas margens

Imagine ver as recordações mais queridas da sua cidade destruídas pela força da água. A ponte que causava medo na infância, mas como correr do tempo virou uma travessia normal; a pracinha, palco de tantas brincadeiras depois da escola; as casas dos amigos, as lojas preferidas e tantas outras memórias.

O professor e escritor Lindomar da Silva viveu metade dos seus 42 anos em Guidoval, cidade da Zona da Mata, uma das mais afetadas pelos temporais do
começo do ano. O Rio Xopotó, que atravessa o município, encheu tanto que transbordou, levando quase tudo o que estava pela frente.

Lindomar não poderia imaginar que isso aconteceria, mas, dois meses antes, ele havia lançado o livro Acidade e o rio, pela Editora RHJ.

A obra fala justamente sobre um rio que, cansado de tentar mostrar para a cidade o tanto que ela estava lhe fazendo mal, aproveitou o embalo da chuva e acabou tomando de volta tudo, até o que não era dele. E a cidade, sem ter como se defender, se escondeu dentro do rio.

O escritor conta que a ideia da história veio do fato de ele estar acostumado a ver Guidoval sofrer comas enchentes do Xopotó. “Porém, nunca havíamos passado por uma tragédia com essas dimensões, com mortos, desabrigados e muita destruição por causa da chuva.

As pessoas na cidade ficaram até impressionadas, como se eu tivesse previsto o que ocorreria.”

No livro, ele fala sobre um rio que viu uma cidade ocupar as suas margens.
O rio sempre esteve lá, mas a cidade, na correria do progresso, não o respeitava nem ouvia seus lamentos.

Para evitar que isso aconteça com outras cidades e outros rios, Lindomar gostaria que o livro chegasse à meninada dos grandes centros, onde os rios estão cada vez mais invisíveis, e levasse a questão do respeito à natureza e da relação de cumplicidade com ela.

Enquanto isso, ele torce pela recuperação da sua cidade natal. “É uma cidade pequena, típica do interior. Ao chegar a Guidoval, é preciso passar por um quebra-molas na entrada. Brinco que é para desacelerar mesmo e entrar no ritmo da cidade, com tempo para contemplar a paisagem.”

Observação:
Não conheço o Lindomar.
Tentei entrar em contato com ele, mas ainda não consegui.
No dia 25 de janeiro ele fez um comentário no BloGuidoval sobre o “Enchente em Guidoval 2012 - Antes e Depois” postado em 12/01/2012, mas não deixou e-mail.

3 comentários:

MARCÍLIO VIEIRA NETO disse...

Dé,

Conheço o Lindomar. Ele é filho do Sô João Rodrigues, irmão da professora Rosangela que é casada com o Joanes, filho da Terezinha Cândido.

Conheci pela foto. Seria bom divulgar a obra de um guidovalense.

Um abraço do seu irmão Marcílio

Anônimo disse...

MARCÍLIO, TUDO BEM?
PASSE MEU E.MAIL PARA SEU IRMÃO.

lin.lins@pop.com.br

UM GRANDE ABRAÇO E CUIDE BEM DE GUIDOVAL!

LINDOMAR

Anônimo disse...

Marcílio, seu irmão entrou em contato com a editora e repassei meus contatos para ele, mas até a presente data, não entrou em contato comigo. A editora quer doar livros para a biblioteca de Guidoval, inclusive os meus, que muitos guidovalenses ainda não conhecem, nem a obra nem o autor.
Vamos pensar na ideia de um festa literária em Guidoval. Assim como eu e seu irmão, há inúmeros outros artistas guidovalenses. Aguardo retorno do seu irmão.
Um abraço

lindomar