quarta-feira, 28 de março de 2012

Carnaval de 1938


Não conheço, pessoalmente, a Maria Siqueira, somente através da internet. Ela mora em Araraquara- SP. Há muito tempo saiu de Guidoval.

Agora, durante a campanha “Vamos COLORIR Guidoval”, sensibilizada ela doou cinco latas de tinta para o movimento liderado pela Neusa Bandeira.

Através de e–mails fiquei sabendo que ela é filha do Tatão Siqueira e da Luzia Mendonça que era filha de Péricles  e Galdina Mendonça. 
Tenho o maior carinho e admiração pelas duas famílias.

Num dos e-mails ela mencionou os tios paternos: Maria, Madalena, Terezinha, Zita, Carlito,  Felício (tio Neném), Anito, Manoelito (Chico)  Carlos (Dinho) José, Carminha e Cavaito.
  
O seu irmão Felício mora no Rio. Quando criança era coroinha, tocava o sino da igreja. Todo o dia ia a Ubá. Às vezes, buscar o almoço para o Padre Oscar, mais das vezes, como companhia das irmãs do pároco para compras e passeio. A irmã Rosimar também mora no Rio.

Dois irmãos já faleceram. O Nilton que era caçula e a irmã Conceição, esposa do Joaquim Fortunato Arruda.

Uma recordação que guarda com carinho é o cunhado Joaquim, montando o letreiro com pedrinhas, cobertas em ouro, no frontispício da nossa Igreja Matriz de Santana formando a frase “Quam dilecta tabernacula tua Domine virtutum

Tirada do Salmo 84 [83], 2 significa “Como são amáveis as vossas moradas, Senhor dos exércitos”.

O Joaquim é irmão da Dona Leninha.

Na sua lembrança, na inauguração da Igreja, o primeiro casamento foi da Ocacira com o Luciano.   O segundo da sua irmã Conceição com o Joaquim.
Quem presidiu a cerimônia foi o Padre Vicente, ordenada naquela época.

Quando escrevi uma resenha sobre o livro “Minha paixão por Guidoval” do Zé Francisco Barbosa, a Maria Siqueira se emocionou com as lembranças da “Bica do Simeão”  e do meu avô Marcílio andando a cavalo.

Num e-mail ela me disse que "ele parava em frente nossa casa, lá na Rua Berlarmino Campos, ele virava para nós tirava o chapéu e dizia com voz forte, BOM DIAAAA, engraçado, que quando víamos que era hora dele passar ,nos íamos para a varanda, só para receber o BOM DIAAAA dele”.

Em 1938, seus pais ainda solteiros foram o Rei e a Rainha do Carnaval, representando o Turunas.

Na foto abaixo, estão:

Marfisa, Nega do Galdino, Trindade, D. Cotinha Reis (Custódio, casada com o Waldemar), Maricas Vieira, Iolanda Barros, Maria do Péricles da Dona Galdino

O Rei: Tatão Siqueira
A Rainha: Luzia Mendonça

Ana Marques (mãe do Jean), Dona Aldinha (mãe da Sirlei), Dona Turca (mãe da Lourdinha), Dolores Trindade e Edite.

Nenhum comentário: