quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dr. Márcio Barbosa e Dr. Gerson Occhi


Recebi e-mail de dois guidovalenses ilustres, dois conterrâneos que respeito, dois amigos que admiro: Dr. Márcio Barbosa e Dr. Gerson Occhi.

Transcrição abaixo:

“Caros amigos guidovalenses;
Ainda não faço parte da comunidade do “facebook”. No entanto, como temos o Dé que jamais nos deixa sem as notícias de ou sobre Guidoval estou sempre atualizado. Esta notícia me é sobremaneira grata na medida em que parte de jovens, muitos deles filhos, ou descendentes de troncos guidovalenses, mas que têm amor e um carinho enormes por nossa querida terra. Aí está a demonstração inequívoca destes jovens colocada na rede. É de se lamentar e muito que tenhamos chegado a este ponto. De fato, a cidade está abandonada pelo poder público municipal. A cada dia assistimos a degradação total da cidade. Como se não bastasse tudo o que está acontecendo, de um tempo a esta parte, imóveis que contavam a historia da cidade, estão sendo derrubados para novos prédios, de gosto duvidoso, serem erguidos em seus lugares. Recentemente foi o “Bar da Esquina” e o prédio anexo, da “Farmácia do Sr. Manoel Reis”, um dos que lutaram pela emancipação da cidade. Ali se reuniam Padre Sinfronimo de Almeida, Manoel Reis Moreira, Astolfo Mendes de Carvalho, José de Azevedo Costa (Juca Alfaiate), Astolfo Francisco dos Reis, Cide Vieira e tantos outros que a memória deste septuagenário falha, que lutaram pela nossa independência, traçando os rumos e as estratégias a serem seguidas junto aos políticos de Ubá e de outras cidades buscando a emancipação. É uma parte da nossa história que foi jogada ao chão. E muitos outros imóveis nestas mesmas condições. Competia ao poder público municipal tombar estes bens e conceder incentivos fiscais para que fossem preservados (como a isenção do imposto predial, taxas, etc.). A omissão, tanto do legislativo, quanto do executivo, é patente. O eleitor tem que tomar conhecimento e consciência destes fatos. A Ana está de parabéns. Os organizadores da manifestação também. Mas não podemos parar. É preciso continuar, até que as coisas aconteçam. Ainda bem que há casas conservadas pelos proprietários, descendentes de ilustres famílias, como o Chalé, a casa da D. Carmem, a casa do José do Seu Otácio e outras que podem e devem receber do poder público uma atenção especial (tombamento) para que nossos filhos e netos conheçam um pouco de nosso passado. Como sempre, coloco-me à disposição para o que se fizer necessário dentro de minhas possibilidades. Vamos em frente sem esmorecer. Dé, mais uma vez, parabéns e obrigado.
Um grande abraço do Márcio Barbosa.”


Esta semana renovei as minhas esperanças de ver nossa querida GUIDOVAL renascendo das cinzas, qual fênix, através de iniciativa em favor de melhor qualidade de vida e por dias melhores. Tenho que concordar com aqueles que dizem que a cidade está feia.O movimento do dia 09 fica como marca de uma nova era. Não pude estar presente, mas vi nas fotos pessoas dignas e representativas de nossa cidade emprestando seu apoio à causa por novos momentos.
No dia 10 fui a Guidoval, onde recebi todas as informações sobre o evento do dia anterior. O que me chamou a atenção foi o caráter apolítico e sem ataques pessoais ou a grupos. Se a carapuça serviu, é outro problema. Vamos colocar Guidoval acima das questiúnculas. Contem comigo. Parabéns Guilherme e todos que imaginaram e praticaram este evento. O próximo contará com maior número de pessoas, principalmente aquelas que amam GUIDOVAL DE VERDADE (Gerson Occhi)
.

Nenhum comentário: