terça-feira, 10 de março de 2009

Faleceu o ex-prefeito José Pinto de Aguiar

Faleceu ontem, dia 09/03/2009, o ex-prefeito de Guidoval José Pinto de Aguiar (Zequinha do Casin).
A nossas preces e solidariedade à família.


Abaixo, texto extraído do Site da cidade de Guidoval (http://74.55.255.99/~jornalde/guidoval/gzeq.htm).

Filho de Oscar Ovídio de Aguiar e Amália Pinto de Aguiar, José Pinto de Aguiar nasceu em 25 de janeiro de 1.936, no município de Cataguases, próximo à divisa com o município de Guidoval.

É conhecido popularmente como Zequinha do Casin.

Os primeiros estudos foram feitos no Ginásio Guido Marlière, onde destacou-se por sua liderança, sendo presidente do Grêmio Literário.
Participou como Representante dos ex-alunos do Ginásio Guido Marlière, da Primeira Comissão da Festa do Dia do Guidovalense, idealizada pelo Jornal "A VOZ DE GUIDOVAL".

Entusiasmado por futebol, jogou por vários anos no Cruzeiro Futebol Clube, destacando-se ainda no Aymorés de Ubá, o melhor time de futebol da região, à época. Aliás, no CRUZEIRO FUTEBOL CLUBE, foi de pouco um tudo, Atleta, Técnico, Dirigente, e se preciso fosse; Roupeiro e até aparador de grama ou trabalhador braçal, tal o seu amor pelo esporte e as coisas de Guidoval.

Durante a paralização temporária das atividades do CRUZEIRO FUTEBOL CLUBE, ( Fim da década de 60, Início da década 70 ) CONSTRUIU um campo de futebol, na Avenida Antônio Luiz da Silva Cruz, e FUNDOU o SPORT CLUBE GUIDOVAL, de pequena existência, mas marcante na vida do município.

Esportista, por onde passou, exercitou a sua liderança, principalmente no futebol, com destaque para o distrito de Tuitinga, que pertence ao município de Guiricema e no município de Dores do Turvo.

Exerceu o magistério em Guidoval, sendo Professor de Educação Física e Geografia e na cidade de Dores do Turvo como Professor de Ciências.

Esta capacidade de lidar com o povo, humilde ou elite; levou-o à política, sendo eleito Vice-Prefeito de Guidoval em 1.988, na Chapa encabeçada por José Vieira Neto, o Zizinho do Marcílio.
Segundo suas próprias palavras "quis o destino que acontecesse o afastamento do eminente companheiro e amigo para uma cirurgia em Belo Horizonte e da qual não suportou e veio a falecer deixando transtornado a família, amigos e companheiros; bem como a administração do município.Diante tal acontecimento, assumi a direção do município onde encontrei tudo em ordem e sem problemas financeiros, e da mesma forma passei ao meu sucessor."

Assumiu assim a Prefeitura Municipal em 07/07/90, deixando o cargo em 31/12/92.

Principais Obras da Administração de José Pinto de Aguiar
- Calçamento de Diversas Ruas da cidade
- Recapeamento Asfáltico
- Ampliação do Cemitério Municipal
- Casas Populares para Famílias de Baixa Renda
- Extensão de Redes de Esgoto e Elétrica
- Construção de Pontes, Bueiros, Escola Rural
- Instalação de Postes em Luz Mercúrio na Praça Principal
- Aquisição de Antena Parabólica e um Amplificador para a Torre de Repetidora de TV
- Vários outros melhoramentos.

Eventos Culturais durante a sua Gestão como Prefeito
- Aquisição de Acervos Bibliotecários
- Palanque para Festividades Culturais
- Incentivo aos Compositores e Cantores da terra, no Dia da Padroeira do Município
- Desfile dos Alunos das Escolas Rurais no Dia 7 de Setembro, com Uniformes Novos, adquiridos pela Prefeitura Municipal.

É casado com a Sra. Marta Júlia Matos de Aguiar, tendo três filhos:
- Rodrigo Matos de Aguiar
- Rogério Matos de Aguiar
- Juliana Matos de Aguiar.

Após vários anos de trabalho, aposentou-se, por Tempo de Serviço, junto à Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais.
É uma das lideranças expressiva na política do município.
Na foto abaixo, "santinho" utilizado na Campanha para Prefeito.



Nenhum comentário: