terça-feira, 7 de julho de 2015

Gilberto Magalhães Occhi recebe Medalha da Ordem do Mérito Naval

Gilberto Magalhães Occhi
recebe Medalha da 
Ordem do Mérito Naval

No dia 11 de junho de 2015, comemorando os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha Brasileira, diversas personalidades e autoridades receberam a Medalha da Ordem do Mérito Naval. Dentre elas, Gilberto Magalhães Occhi, Ministro da Integração Nacional.

Neste link (http://folhamilitaronline.com.br/jaques-wagner-enaltece-o-trabalho-da-marinha-na-comemoracao-da-batalha-naval-do-riachuelo/)   pode-se ler mais a respeito da cerimônia, inclusive o texto logo abaixo:

“A Batalha do Riachuelo foi um dos principais eventos ocorridos durante a Guerra do Paraguai. Deu-se em 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai situado na província de Corrientes, na Argentina. Essa luta colocou em lados opostos brasileiros e paraguaios. Naquela época, o Paraguai, sem conexão com o mar, buscava o controle da bacia do Prata, o que representava saída para o Oceano Atlântico.
Na manhã de 11 de junho de 1865, a Força Naval Brasileira, sob o comando do almirante Barroso, estava fundeada nas proximidades da cidade de Corrientes. De seu fundeadouro, os brasileiros avistaram a esquadra oponente – com oito navios e seis chatas artilhadas – que descia o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam o momento do ataque.
Então, seguiu-se um primeiro e rápido combate e, após, junto à foz do Riachuelo, em um trecho de difícil navegação, travou-se a batalha decisiva. Com a iniciativa de Barroso, que abalroa com o seu capitânia três navios inimigos e uma chata artilhada, pondo-os a pique, a batalha toma seu rumo final.”

O Gilberto Magalhães Occhi é filho dos saudosos conterrâneos Glorinha Magalhães e José (Bijica) Occhi, o maior cantor de nossa cidade nos idos de 1960. Seu avô paterno, Orestes Occhi, foi o maior leiloeiro da história do nosso município. Seu avô materno, Dilermando Teixeira Magalhães, foi o segundo prefeito de Guidoval e realizou obras importantes para a cidade.

Na infância, Gilberto, freqüentava Guidoval nas férias escolares de julho e janeiro, quando jogava bola no campinho do Largo, hoje Praça Santo Antônio. O companheiro inseparável dessas “peladas” era o primo Padinha, filho do ex-Prefeito Eduardo Nicodemo Occhi.

Na edição Nº 22 do JORNAL DE GUIDOVAL de 10/11/2006 escrevi um artigo sobre o Gilberto com o título “O mais novo Sergipano” que pode ser lido no link http://www.devieira.com.br/jornaldeguidoval.com/gilberto_occhi_22.htm.

Nesta época ele era o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal de Sergipe.

Depois o BloGuidoval informou a promoção de Gilberto, no dia 25/09/2013, a promovido a Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal. Artigo publicado no link http://bloguidoval.blogspot.com.br/2014/02/gilberto-magalhaes-occhi-vice.html.

            No dia 20 de marco de 2014 tomou posse como Ministro das Cidades. A nossa Guidoval já recebeu verbas liberadas pelo ministro. No link abaixo, pode-se ler texto sobre a sua posse: http://bloguidoval.blogspot.com.br/2014/03/gilberto-occhi-toma-posse-no-ministerio.html

Atualmente, por competência e mérito, o Gilberto Magalhães Occhi é o Ministro da Integração Nacional.

Encerrarei este “post” repetindo e plaginado o mesmo texto do  JORNAL DE GUIDOVAL de 10/11/2006.

“O BloGuidoval parabeniza Gilberto Magalhães Occhi pela justa honraria. É o DNA da velha Sant'Ana do Sapé conquistando o mundo!!!”








Nenhum comentário: