quarta-feira, 25 de junho de 2014

Caçadas do Mundico



Caçadas do Mundico

Maria Das Graças Santos Carmo


Caçar era uma de suas paixões.

Fechava a oficina às quatro da tarde. Entrava em casa assobiando, se metia no "quarto de banho" onde estava sua parafernália de caça: a calça e a camisa de brim verde; o "bate-bute"- apelido que ela dava ao par de botas de couro; a espingarda que ficava sempre dependurada atrás da porta; o quepe que era cuidadosamente ajeitado na cabeça; o cinturão com as munições;a mochila de lona onde eram colocadas as aves abatidas e o que não podia faltar  o apito que reproduzia o som de vários aves, entre elas o nambu, seu preferido nas caçadas.

O camelo- era assim que chamávamos sua velha bicicleta- era o companheiro de todas as tardes.E lá iam eles: Mundico, Elzo e quem mais quisesse e pudesse.
Quando a noite já tinha descido sobre Guidoval, voltavam eles trazendo a caça para reforçar o jantar:nambus, marrecos e outras aves mais, cujos nomes só ele sabia.
 
Eu, que naqueles tempos morava com minha avó e meus irmãos que em tempos de férias escolares iam para lá, ajudávamos vó Feinha a depenar as avezinhas e já disputávamos quem comeria as coxas ou o peito, pois era só o que se aproveitava.Se a ave era maior, as penas viravam brinquedo, pois fazíamos petecas com palha de milho ou embira de bananeira e nos divertíamos na grama da praça.

Em noites de Lua cheia, as caçadas eram mais longas.Penso que o derramar dos raios da Lua sobre a mata e sobre eles, o fantástico e o mistério que fazem parte do verde profundo das matas causavam um efeito de paixão e desejo e amenisavam o cansaço do dia de trabalho. Devia ser uma emoção que só sentia quem vivia a realidade de ser parte integrante da exuberância da mata e de seus quase intocáveis habitantes.

Essa rotina só mudava quando decidiam trocar a espingarda pela vara de anzol.E então, era o tempo das piabas, dourados, lambaris,traíras que, se eram em abundância, adormeciam por algum tempo congelados até que uma visita importante fosse almoçar com a família.As aves e os peixes eram para ele um troféu!

Nenhum comentário: