domingo, 19 de maio de 2013

Dra. Milena Ribeiral Matos - Hospital Amaral Carvalho

Dra. Milena Ribeiral Matos
A Dra. Milena é filha dos conterrâneos José Maria de Matos e Olga Maria Ribeiral Matos. Formada em Medicina fez residência de Clínica Médica, por três anos, na Faculdade de Medicina de Barbacena, com um período intensivo no Hospital João XXIII (Pronto Socorro de Belo Horizonte).
Agora, em busca de mais saber científico e aperfeiçoamento profissional começa a sua especialização em Cancerologia Clínica no Hospital Amaral de Carvalho na cidade de Jaú (Jahu).
A Fundação Amaral Carvalho é a mais antiga entidade filantrópica privada brasileira de assistência à saúde e promoção do bem-estar, dedicada a pacientes carentes com câncer e suas famílias. Coordena 12 entidades distintas e atua nas áreas de assistência a saúde, assistência social, hemogerenciamento, prevenção, ensino, pesquisa e ação cultural.
A mais renomada delas é o HAC - Hospital Amaral Carvalho, um dos maiores centros de oncologia da América Latina que atende mais de 85 mil pacientes por ano de todo o Brasil, sendo que quase 100% deles atendidos pelo SUS (sistema único de saúde).
A Revista Etapa, da cidade de Jaú/SP, na Edição nº 97 (Março/Abril de 2013), publicou, nas páginas 10 e 11, uma reportagem sobre o Hospital Amaral Carvalho que transcrevo abaixo:


AMARAL CARVALHO recebe novos residentes médicos

Membros do corpo clínico e da diretoria da Fundação Hospital Amaral Carvalho recepcionaram os novos residentes médicos da instituição, na manhã do dia 4 de abril. O evento de boas vindas ocorreu na sala Professora Aparecida Cesarino e contou com a presença de cerca de 30 pessoas.
Sete profissionais deram início às atividades em diferentes especialidades e receberam apoio da direção do Hospital Amaral Carvalho. São eles Daliane Renale Vieira Marques Carneio e Milena Ribeiral Matos (Cancerologia Clínica), Bernardo Gouvêa de Souza Lima (Radioterapia), Eduardo Henrique Laurindo de Souza Lima (Mastologia), Antonio Cavani Neto (Urologia), Fernando Leite Souza Franceschi e Larissa Bueno Polis (Transplante de Medula Óssea).
O superintendente da Fundação, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro afirmou ser um prazer receber novos profissionais, “Buscamos oferecer as melhores condições para um ensino de excelência e esperamos que eles se sintam parte de nossa equipe”, disse.

A Residência Médica

Para obter o título de especialista, após a graduação em medicina, o profissional pode participar do Programa de Residência Médica (PRM) na área de sua preferência. Instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977 – junto a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – este programa é realizado em “instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional”, conforme artigo 1º do documento.
            Desde 1995, o Hospital Amaral Carvalho (HAC), um dos maiores centros de oncologia do país, integra o PRM com credenciamento e aprovação do Ministério da Educação. A instituição, que se destaca por oferecer atendimento humanizado e multidisciplinar com excelência a milhares de pacientes carentes, mantém cursos de residência médica com duração de dois a três anos, nas áreas de mastologia, cancerologia clínica, cancerologia cirúrgica, hematologia, transplante de medula óssea, cirurgia de cabeça e pescoço, radioterapia e urologia.

Nenhum comentário: