quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Nathália Vieira Serrano conclui mais um curso superior


Nathália Vieira Serrano apresentou hoje o seu trabalho de conclusão do curso “Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis”. Ela faz parte da primeira turma desse curso da Universidade Federal de Minas Gerais.


A sua monografia sobre “Restauração de uma Encadernação Francesa do Século XIX: Teoria e Prática” sob a orientação da Profª Dra. Ana Utsch foi aprovada com a nota 98 pela banca examinadora.


Estiveram presentes à brilhante apresentação da Nathália: os seus pais Walter Serrano e Ângela Maria Vieira, a Tia Rosimairy, o noivo Humberto e os padrinhos Dé, Lourdes e Thaís.


Este é o segundo curso que a Nathália se forma na UFMG. O primeiro foi Belas Artes. Parabéns Nathália pela merecida e brilhante conquista!









Um comentário:

BloGuidoval disse...

Oi Padrinho,

Meu trabalho é sobre a restauração de um livro cuidando do texto dentro dele mas principalmente cuidando dos materiais e a técnica construtiva desse livro. A ideia é poder abrir e ler o conteúdo mas também poder reconhecer as estruturas da obra como testemunho do passado.
Então, pra restaurar a lacuna que tinha no revestimento do dorso ( aquela parte do livro que fica a mostra quando ele está na estante) agente utilizou um material semelhante ao do original, um chagrin ( que é uma pele de cabra com curtimento vegetal) marrom pq essa parte do dorso tinha escurecido do verde pro marrom com a luz. No mais todos os tratamentos foram feitos com materiais neutros e que poderiam interagir bem com os materiais originais da obra.


No mais é isso quando voltar te envio uma cópia do trabalho escrito pra vc ler se quiser. Eu já estou no Rio mas não trouxe nada do trabalho vim de férias, por isso te mando quando voltar praí!


Obrigada pela presença hoje e apoio!
Nathália