terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sr. ANTÔNIO JOSÉ DE BARROS e D. LIBÂNIA DE BARROS.


Sou médico pediatra, me chamo Julliano de Paiva Boscolo, natural de Ponte Nova-MG, onde trabalho.

Estou lhe enviando este e-mail para lhe parabenizar pelo site e pelas informações lá contidas. E vou te contar que parte da minha família nasceu aí.

Sou originário do tronco da família Barros.

Meus trisavós são daí. O Sr. ANTÔNIO JOSÉ DE BARROS e D. LIBÂNIA DE BARROS. Ele nasceu em +/-1850 e foi um farmacêutico prático da região.

Era católico fervoroso até participar de fenômenos mediúnicos em sua casa e se converter ao Espiritismo, tendo fundado a 1ª biblioteca espírita do interior de Minas.

Viveram aí em uma fazenda e eram muito conhecidos, minha mãe é nascida em 1948 e já foi aí na fazenda deles várias vezes antes da morte da D. Libânia.

Ele morreu em 1931, e causou grande comoção à época, pois seu velório recebeu a visita do Presidente da Câmara de Minas, na época seu amigo em Ponte Nova.

A família se mudou de Sapé de Ubá acompanhando a filha caçula, minha bisavó, que se casou com João Baptista Gomes. Ela se chamava Dolores de Barros Gomes, e era sua conterrânea.


A família ainda tem membros em Ubá, somos parentes do pessoal da antiga Farmácia Barros de Ubá. Sei de outros casos, mas não vou prolongar o e-mail.

Um Grande abraço!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dé,
O Bloguidoval além de ser um informativo de nossa terra às vezes nos surpreende com postagens como a de hoje onde o Juliano de Paiva Boscolo revela suas raízes.
Gostaria de dizer ao Juliano que a Farmácia Barros pertencia a uma prima de minha mãe e,se não me trai a memória chamava-se Edina Barros.Minha mãe era Mariana da Costa Barros, filha de Pergentino da Costa Barros e de Maria José de Oliveira Barros,todos de Guidoval.

Um grande abraço,parabéns pelo carinho demonstrado aos conterrâneos

Maria José Baía Meneghite
Jornal Leopoldinense
Leopoldina,mg

Edilena disse...

Olá, também sou de Guidoval e me interesso muito pelo passado. Também sou da família Barros, sou neta de Eustáquio José de Barros(tataco). Meu avô foi presidente da 1ª câmara de vereadores de Guidoval.Gostaria de saber se ele tem parentesco com este casal citado acima. Abraços!!
Edilena Cataguases mg

Anônimo disse...

Eu, Julliano de Paiva Boscolo, sou medico em Ponte Nova. E, certamente, todos somos oriundos de uma mesma arvore. Nunca fui a Guidoval, mas jamais deixarei de ter carinho por um dos berços de meu clã. Sobre a farmácia Barros; é esta mesmo. D. Edina,prima de minha falecida mãe, foi a antiga proprietária. Grande abraço a todos.

Unknown disse...

Eu tambem sou de Guidoval, neto de Eustáquio josé de Barros.(TATACO), Que foibpresidente da Câmara muncipal de Guidoval, de 1955 a 1959. Sou Eng. mecânico e empresario.
Eliesse Almeida Nogueira
São Bernardo do Campo - SP