domingo, 22 de agosto de 2010

Sessão Solene - Câmara Municipal de Guidoval


No dia 25 de julho, às 17 horas, a Câmara Municipal de Guidoval em Sessão solene inaugurou a Galeria de Ex-Presidentes da Câmara Municipal e a Galeria das Legislaturas da Câmara Municipal de Guidoval.


O Presidente da Câmara, Vereador José Occhi Medeiros, abriu a sessão com a presença de todos os vereadores: Adenilson Lemes da Silva, Delson Gerônimo de Almeida Costa, Evaldo Ribeiro Lopes, João Batista Ferreira, João Rodrigo Alberto, Michel Ângelo Carlos Pinheiro, Roberto Carlos de Almeida e Vismar de Souza Machado.


Em seguida solicitou à Professora Elaine Ramos Vieira Pinheiro para conduzir o cerimonial e esta pediu aos presentes para se levantarem e ouvirem o Hino Nacional.


Retomando a palavra o Presidente da Câmara convocou o Vereador Michel para ler uma carta recebida do seu avô José Luiz Pinheiro, que foi Vereador por três legislaturas de 05/02/1959 a 30/10/1971, além de ter presidido a Casa. Na mensagem, José Pinheiro agradeceu a homenagem, relembrou sua passagem pela Câmara e justificou a sua ausência na solenidade.


Inscrito para falar, pronunciou o Vereador João (Enfermeiro) Batista Ferreira. Lembrou que está no 4º mandato e da grande responsabilidade do cargo. É vereador desde 01/01/1997


O Vereador Delson Gerônimo de Almeida Costa, o Delsinho, discursou sobre a importância do Legislativo, referindo-se à Câmara como a Casa do Povo. Terminou a sua fala elogiando a Professora Carmem Cattete e pedindo uma salva de palmas à Dona Carmem. Leia a íntegra do discurso no próximo “post”.


A Professora Elaine leu a Resolução Nº 02/2010 de 05/07/2010 que criou a “Galeria das Legislaturas da Câmara Municipal de Guidoval” A esta galeria deu-se o nome de “Prefeito Eduardo Nicodemo Occhi”.


Nesta galeria estão placas com o nome de todos os Vereadores da Câmara e as respectivas legislaturas. A atual é a 16ª Câmara.


O Diretor da Câmara Municipal, Sr. Marcílio Faria, conduziu à “Galeria das Legislaturas” os Professores Gerson Occhi e Rosa Leonor, filhos do saudoso Vereador e Prefeito Eduardo Nicodemo Occhi, onde eles descerraram a cortina que cobria as placas, sob os aplausos dos presentes.


Dando continuidade à cerimônia, a Professora Elaine leu a Resolução Nº 03/2002 de 22/11/2002 que criou a “Galeria dos ex-Presidentes da Câmara Municipal de Guidoval” com o nome de “Prefeito José Vieira Neto”.


Nela estão as fotografias de todos os ex-presidentes da Casa com a inscrição do período de seus mandados.


Acompanhados pelo Sr. Marcílio Faria, a Sra. Maria Madalena Vieira (Dona Tita) e Ildefonso (Dé do Zizinho do Marcílio), viúva e o primogênito do saudoso Vereador e Prefeito José Vieira Neto, descerraram a cortina que cobria as fotografias.


Em seguida, o Presidente da Câmara, disse que a palavra estava livre.


A primeira pessoa a se manifestar foi a Professora Carmem Cattete Reis Dornelas. Emocionada agradeceu as palavras carinhosas do Vereador Delsinho.


Lembrou que o avô Deoclécio Lopes Cattete, ex-Presidente da Câmara, lutou pela emancipação de política de Guidoval, conforme atestam correspondências dele com o Dr. Artur Furtado, uma espécie de embaixador de Guidoval na capital mineira, no final da década de 40.


Recordou que entrou na política devido à trágica morte do marido Natalino Dornelas de Oliveira, ocorrida em 1969, quando exercia a Presidência na Câmara. Era na ocasião o favorito a vencer as próximas eleições a realizar-se em novembro de 1970 e suceder o então Prefeito Sebastião Cruz.


Exerceu a Vereança por três legislaturas, de 31/01/1971 a 30/01/1983, tendo presidido a Câmara em todos os mandatos. Disse, Dona Carmem, ser motivo de orgulho figurar como a única mulher que presidiu a Câmara e ser homenageada entre tantos guidovalenses ilustres, dentre eles o seu avô e o saudoso marido.


Pronunciaram também os ex-presidentes da Câmara José Nelson Gonçalves (9ª Câmara - 03/01/1977 a 31/01/1983) e Alexandre Pereira Amaral (15ª Câmara - 01/01/2005 a 31/12/2008). Fizeram uso da palavra para agradecer a homenagem e distinção.


Agradecendo em nome da família do Vereador e ex-Presidente Edson (Marcílio) Vieira Dias, falou a sua filha Isabel que foi Vereador por quatro mandatos, (9ª Câmara - 03/01/1977 a 31/01/1983), (11ª Câmara - 01/01/1989 a 31/12/1992), (12ª Câmara - 01/01/1993 a 31/12/1996) e (13ª Câmara - 01/01/1997 a 31/12/2000).


Em nome da família do Vereador e ex-Prefeito José Vieira Neto, agradeceu a homenagem o filho Ildefonso. O Prefeito José Vieira Neto, conhecido por Zizinho do Marcílio, foi Vereador (8ª Câmara - 31/01/1973 a 02/01/1977) e Prefeito por dois mandatos: de 03/01/1977 a 31/01/1983 e de 01/01/1989 a 06/07/1990.


Em nome de Dr. Mário Geraldo Meireles, que foi o Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Guidoval e Vereador por dois períodos (1ª Câmara - 27/03/1949 a 27/03/1953) e (2ª Câmara – 28/03/1953 a 04/02/1955), agradeceu a homenagem o filho mais velho, Dr. Plínio Augusto de Meireles, que relembrou a dedicação, doação e amor do seu pai a cidade e ao povo de Guidoval.

Lembrou do centenário de nascimento do seu pai, e disse que feliz é o povo que se reúne para prestar homenagens e reverenciar os filhos e cidadãos que lutaram pelo engrandecimento do nosso município, como é o caso dos nossos vereadores. Era imensa a alegria de toda família por ter a Sala de Sessão Plenária da Câmara o nome do seu pai.


O Secretário de Saúde, Dr. Roberto Alves Vieira, agradeceu em nome da família de Geraldo Alves Vieira a honraria feita ao saudoso pai. Lembrou que seu pai foi presidente durante três períodos e que viveu honrou a casa. (9ª Câmara - 03/01/1977 a 31/01/1983) e (10ª Câmara - 01/02/1983 a 31/12/1988). Enfatizou o grande orgulho que o seu pai sentia por ser Vereador e Presidente da nossa Câmara.


Encerrando a cerimônia discursou o Professor Gerson Occhi, como sempre inspirado e feliz nas palavras, recordou que o seu pai, Eduardo Nicodemo Occhi, foi Prefeito de 05/02/1959 a 30/10/1963, Vereador por três mandatos (6ª Câmara - 31/01/1967 a 30/01/1971), (7ª Câmara - 31/01/1971 a 30/01/1973) e (10ª Câmara - 01/02/1983 a 31/12/1988) e Secretário e Presidente da Casa.


Rememorou que quando seu pai começou a administrar Guidoval era ainda uma cidade que de tudo precisava, faltavam recursos. O município não possuía automóvel, caminhões e nem sequer um trator. O transporte de material de construção, entulhos e lixo era feito através de uma carroça tracionada pelo Piano, um burro manso que por muitos anos prestou grandes serviços à prefeitura.


Diante tantas necessidades e coisas a fazer, o Prefeito Eduardo Occhi teve pela frente uma imensa e árdua tarefa. Utilizava seus próprios carros, um Jeep Willys e seu caminhão Ford para serviços da prefeitura, sem ser remunerado por isto.


Foi pioneiro em diversas ações e realizações.


Comprou o primeiro trator para abrir e reparar as estradas vicinais.


Em seu governo aconteceu o Primeiro “Dia do Guidovalense” que agora neste ano completou o seu cinquentenário.


Urbanizou a nossa primeira Praça, a Major Albino.


Construiu a primeira rua calçada, a antiga Rua Conde da Conceição, hoje João Januzzi.

Instalou a primeira Biblioteca Pública.


Durante a sua administração foi composto o “Hino de Guidoval”, com letra de Dr. Áureo Antunes Vieira e música do Dr. Plínio Augusto de Meirelles, no dia 20 de julho de 1962.


O Professor Gerson Occhi encerrou a sua fala agradecendo aos vereadores a homenagem prestada ao seu querido pai, sendo aplaudido, de pé, pelos presentes.


Após o último discurso, o Presidente da Câmara, José Occhi Medeiros, ofereceu um coquetel (refrigerantes e salgadinhos) aos convidados.


Num evento simples, mas repleto de simbolismo, a Câmara Municipal de Guidoval homenageou mais de uma centena de cidadãos que já foram vereadores na nossa cidade.


Parabéns à toda Câmara e ao Diretor, Sr. Marcílio Faria, que fez todo o trabalho de pesquisa para a realização da cerimônia.


Abaixo, algumas fotos evento:













2 comentários:

Marcílio Vieira Neto disse...

O ex-vereador João Coelho, atualmente suplente, foi muito feliz na sua iniciativa de homenagear todos os vereadores que passaram e no futuro passarão pela presidência da Câmara Municipal de Guidoval. Justa homenagem àqueles que assumiram uma função legislativa fundamental para a harmonia entre Legislativo e Executivo, e, se necessário, também pode significar choque de poderes e até perda de mandatos eletivos.
Em Guidoval todos os vereadores que desempenharam tal função souberam honrar a função de cargo tão elevado; uns mais letrados, outros nem tanto; mas todos íntegros, conciliadores quando necessário, intransigentes quando tiveram que defender os interesses do povo.
Quanto à homenagem feita a meu pai, dando à galeria seu nome, fica aqui registrado meu agradecimento ao João Coelho e aos demais parlamentares que aprovaram a iniciativa dele.
Pra encerrar, quero rememorar a posse de meu pai, na ocasião de seu segundo mandato como prefeito de Guidoval, quando se apresentou de terno branco pra simbolizar o respeito que ele devia aos vereadore e demonstrar que era seu desejo governar em harmonia com o legislativo. Tal gesto, muito mais que a votação expressiva que teve quando se candidatou a vereador, justifica a iniciativa de homenageá-lo com tão grande honraria.

Anônimo disse...

Marcilio,
Embora não tenha conhecido seu pai,assim como também não o conheço,achei a iniciativa do vereador muito justa.Explico:Já li algumas coisas sobre seu pai e,nesta última postagem do bloguidoval ficou claro que ele foi um homem de bem,um cidadão honrado,portanto, merecedor de muitas homenagens
Abraços da conterrânea
Maria José Baía Meneghite
Jornal Lelopoldinense
Leopoldina mg