terça-feira, 24 de agosto de 2010

Prefeito Eduardo Nicodemo Occhi

Prefeito Eduardo Nicodemo Occhi
( Período do mandato : 05/02/59 a 30/01/63 )

Nasceu na cidade de Miraí (MG) no dia 04 de dezembro de 1912, filho de Orestes Occhi e Rosa Lenzi Occhi, ambos italianos.

Acompanhando os pais e irmãos, transferiu-se para a Fazenda Santana, onde o pai era proprietário de uma "venda" de secos e molhados.

Posteriormente veio para Sapé, onde prestou serviço no combate à febre amarela, exterminando o mosquito transmissor da doença.

Em 18 de setembro de 1940 casou-se com a professora primária Zilda de Araújo Mendonça, tendo o casal 06 filhos: Gerson Occhi, advogado e professor em Juiz de Fora, Rosa Leonor de Mendonça Occhi, jornalista e pedagoga em Belo Horizonte, Solange de Mendonça Occhi, professora em Juiz de Fora, Heloísa Occhi Andrade, comerciante, residente em Guidoval, Antônio de Pádua Occhi, funcionário do Banco do Brasil, falecido em 20 de março de 1987, vítima de acidente automobilístico e Dorotéa de Mendonça Occhi, auxiliar de biblioteca, residente em Juiz de Fora.

Exerceu a atividade de agricultor na fazenda Lindas Flores e de comerciante no ramo de compra e venda de cereais.

Em 1958 foi candidato a prefeito pelo Partido Social Democrata (PSD) saindo vencedor nas eleições do dia 03 de outubro, sendo esta a primeira vitória do seu partido, quebrando uma grande hegemonia do Partido Republicano (PR).

Eduardo Occhi assumiu a prefeitura, sucedendo o íntegro e correto Otaciano da Costa Barros do PR, no dia 05 de fevereiro de 1959.

Devido a grande carência de recursos o município não possuía automóvel e caminhões e nem sequer um trator tinha a prefeitura. Havia apenas uma carroça tracionada por um burro que atendia pelo nome de Piano, e que durante muitos anos foi utilizado para transporte de material de construção e entulhos da municipalidade.

Segundo os anais da Câmara Municipal, imediatamente o prefeito Eduardo Occhi providencia a compra de um trator novo, da marca caterpilar, para reparos das estradas vicinais. Não havendo recursos para aquisição de veículos, utilizava seu próprio carro, um Jeep Willys e seu caminhão Ford para serviço da prefeitura, sem nenhum ônus para o município e ainda assim sofreu perseguição de seu vice prefeito com denúncias infundadas e repugnadas veementemente pela Câmara de Vereadores.

Muitas obras foram realizadas na administração Eduardo Occhi, apesar de todas as dificuldades próprias da época.

Vamos enumerá-las:

Dia do Guidovalense: Comemorado no dia 26 de julho de cada ano, dia da padroeira Sant’Ana, foi instituído durante seu governo em 1961, através da lei nº 15/61, sendo mentores da idéia, Trajano Vianna, Francisco Pinto de Aguiar, Carmen Catete Reis Dornelas, Conceição Vieira, Ana Carolina de Mendonça e o prefeito Eduardo Occhi, além de muitas outras pessoas, mencionadas neste site. Segundo a lei votada pela câmara, neste dia, o prefeito deveria inaugurar uma obra em benefício da população, além da indicação de pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade para serem homenageadas com o título de cidadão honorário.

Primeira Praça: Guidoval não possuía qualquer praça e nenhuma de rua era calçada. Em tempo recorde de 45 dias a prefeitura construiu a primeiras praça da cidade, recebendo o nome Major Albino. Foi necessária ainda a regularização da via pública que liga a rua Santa Cruz à Governador Valadares passando defronte a igreja que estava em construção, com a colocação de meio-fio.

Primeira Rua Calçada : No ano seguinte outra obra importante foi realizada pela administração Eduardo Occhi. A primeira rua calçada da cidade com paralelepípedo foi a rua Conde da Conceição, hoje João Januzzi. A rua teve que ser regularizada, concluindo um trabalho iniciado pelo prefeito Dilermando Teixeira Magalhães. Deu também continuidade ao importante trabalho promovido pelo prefeito Otaciano da Costa Barros no que diz respeito ao abastecimento de água, perfurando poços artesianos para atender ao crescimento da cidade. A primeira rua urbanizada na cidade foi portanto a rua João Januzzi, dotada também da primeira rede de esgotos da cidade.

Biblioteca Pública : Neste mesmo ano foi inaugurada a Biblioteca Pública de Guidoval, que receberia mais tarde o nome do saudoso Natalino Dornelas.
Hino a Guidoval: Ainda na administração Eduardo Occhi foi oficializado o Hino à Guidoval, com letra de Áureo Antunes Vieira e música de Plínio Augusto Meirelles, no dia 20 de julho de 1962.

Número nas Casas : Outra iniciativa significativa da administração Eduardo Occhi foi a identificação numérica das residências. As casas não possuíam número e no seu período de governo foi fixada em cada residência o seu número, após o trabalho de engenharia, promovendo as medidas e determinando cada número que não poderia ser feita aleatoriamente.

Educação : Durante o mandato de Eduardo Occhi a educação recebeu grande impulso. Foi concluído o Grupo Escolar Cel. Joaquim Martins, com recurso da Prefeitura e do Estado. Foi una grande obra para a época.

A educação não ficou no citado Grupo Escolar. Construiu nada menos do que l0 escolas rurais, beneficiando várias comunidades e as crianças passaram a contar com mais conforto em ter a escola perto de casa. Ninguém fez tantas escolas rurais como Eduardo Occhi, apesar da grande carência de recursos. Para tanto contou com a ajuda de sitiantes e fazendeiros que doaram terrenos para construção das salas de aula, auxiliando ainda com mão-de-obra, ficando os materiais por conta da prefeitura.

Estradas : A aquisição do 1º trator proporcionou que as estradas vicinais recebessem atenção especial da administração, pois na condição de agricultor podia avaliar de perto a importância de estradas e pontes que permitissem o imediato e rápido escoamento dos produtos agrícolas, fonte principal da economia do município.

Outros trabalhos : Auxiliou com significativa verba a Corporação Musical Belarmindo Campos.
Contribuiu de maneira eficiente para a construção de nossa belíssima Igreja, comandada pelo dinâmico e saudoso Padre Oscar de Oliveira, a quem nossa comunidade muito deve.
Sancionou verba de CR$ 1.000.000,00 ( um milhão de cruzeiros) para a rede de iluminação no monumento do Guido Marlière, construída em outra administração.

Foi Presidente do Cruzeiro Futebol Clube, promovendo durante sua gestão uma ampla reforma do gramado, aterrando e drenando o campo.

Ocupou o cargo de Delegado de polícia da cidade durante vários anos, exercendo a função como um verdadeiro mediador entre partes litigantes, procurando sempre o aconselhamento e quase nunca a força policial de que dispunha.

Exerceu, por nomeação do Governador Magalhães Pinto, em 18 de agosto de 1967, o cargo de Adjunto de Promotor da Comarca de Ubá, no distrito de Guidoval.

Durante sua administração como prefeito a cidade assistiu aos melhores carnavais de clube, destacando-se o Sapeense e o Canaã.

Recebeu da Câmara Municipal de Guidoval, o Título de Cidadão Honorário, por proposta do vereador em 26 de julho de 1972.

Eduardo Occhi ganhou todas as eleições que disputou, tanto para prefeito, como para Vereador.

Foi Presidente da Câmara de Vereadores por várias ocasiões, bem como Secretário do Legislativo municipal e ainda fez parte de quase todas as comissões temáticas.

Foi fundador e primeiro presidente do MDB e do PMDB.

Passou o governo do município para o Sr. Francisco Moacir da Silva.

Faleceu, vítima de derrame cerebral em 6 de maio de 1983, quando exercia mais um mandato de Vereador à Câmara Municipal.

escrito por Dr. Gerson Occhi


Abaixo, foto da Inauguração da Praça Major Albino, com o Padre Oscar abençoando, o Prefeito Eduardo Occhi e Trajano Viana, segurando o Guarda-Sol e o fotógrafo da cerimônia.

Foto do Arquivo Pessoal de Dr. Plínio Augusto de Meireles

Nenhum comentário: