sábado, 28 de agosto de 2010

VOTE NO TIRIRICA, PIOR QUE ESTÁ NÃO FICA


escrito por Marcílio Vieira Neto

Não assisto ao horário eleitoral gratuito. Acompanhando as notícias diárias já dá pra ter noção do que vai ser dito na propaganda eleitoral, ou seja, a vida vai melhorar. Ocorre que melhora muito para quem é eleito e/ou reeleito, e costuma piorar pra quem votou.

Com a internet ficou mais fácil acompanhar o que os candidatos estão prometendo. Mas não gosto de perder meu tempo vendo tanta promessa, pois quando a esmola é muita, o santo desconfia.

Não fosse o Youtube, provavelmente eu não tomaria conhecimento das propostas do candidato Tiririca. O Tiririca humorista. É sensacional o slogan dele: vote no Tiririca, pior que está não fica. Aposto 10 contra um que ele vai se eleger com folga.

Ao eleitor é dado o direito de escolher entre milhares de candidatos, votar branco ou nulo. E muitos escolherão o Tiririca, como protesto, quem sabe até pela sinceridade de dizer que 'vai melhorar a vida do povo, inclusive da própria família'.

Aqui no Brasil o poema de Brecht sobre o "Analfabeto Político" deve ser direcionado aos que leem, acompanham a vida dos políticos, pois são esses os que mais erram, erram conscientemente. Sabem que tem deputado colocando dinheiro na cueca, deputada dançando em plena sessão da Câmara, ministra falando que o povo tem que relaxar e gozar, governador chamando garoto de otário, e para demonstrar que não são analfabetos políticos, se acham na obrigação de votar em um deles. Votar no Tiririca nem pensar, é coisa de analfabeto.

Quem assiste o CQC pode perceber o quanto os políticos se preocupam com os projetos a serem votados. A maioria vota sem saber o conteúdo do projeto.

Existe também uma discussão sobre direita e esquerda. A 'esquerda' sempre se achando guardiã do povo e acusando a 'direita' de exploradora dos menos favorecidos. A 'direita' acusando a 'esquerda' de corrupta, totalitária, e por aí afora. Tem muito eleitor que se acha letrado na política, que só vota se norteando na 'ideologia' do candidato. Coitado do Tiririca, ele não é direita nem esquerda; é, segundo suas palavras, um "abestado".

Então, quando forem computados os votos, Tiririca se elegerá, e um sociólogo dirá: é voto de analfabeto político que elege pessoas como o humorista abestado.

Eu, que não prego voto nulo ou branco, nem condeno quem queira assim proceder, pois estamos na democracia, digo que letrado na política será o eleitor do Tiririca. Afinal de contas, se é pra votar em alguém, e se lá no Congresso poucos sabem o conteúdo dos projetos votados, pelo menos teremos prazer em ver o Tiririca com sua oratória hilária.

Se ao final de quatro anos o Tiririca não cumprir a promessa de ficar sabendo o que um deputado faz e contar pra gente, lançamos alguém do Pânico ou do CQC, pois esses sabem muito bem o que nossos parlamentares estão fazendo no Congresso Nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Dé,
Achei maravilhoso o texto do seu irmão.Gostaria de ter autorização para publicá-lo nas nossas três mídias, a saber:no jornal escrito,na internet,e no programa de rádio do meu marido que tem uma grande audiência e vai ao ar pela Rádio Jornal todos os dias das 8;00h. às 9;00h. da manhã. Tenho certeza que os leitores e ouvintes adorarão pois aqui em Leopoldina temos um candidato "Tiririca". Tenho certeza que muitos eleitores o escolherão como vingança e aí, so Deus sabe o que vai acontecer.

Abraços,
Maria José Baía Meneghite