sexta-feira, 25 de junho de 2010

Prefeito Sebastião Cruz – Centenário de nascimento


Hoje, dia 25/06/2010, faz 100 anos que nasceu Sebastião Cruz na Fazenda do Paiol, no então distrito de Rodeiro.


Primogênito de Silvino Cândido da Cruz (lavrador e carpinteiro) e Quitéria Maria da Cruz; ficou órfão de pai aos 22 anos de idade tornando-se arrimo da família, mãe e seis irmãos.


Passou a infância e juventude na região da Serra da Onça, Monumento do Guido, trabalhando como agricultor.


Em 23/06/1937, casou-se com Lindaura Amaro, com quem teve seis filhos.


Em 1944 mudou para a Fazenda Bom Sucesso, no Córrego Seco, localidade próxima a comunidade rural do Ribeirão Preto, abrindo um comércio de cereais e bebidas.


Nesta ocasião a Febre Tifóide assolava a região. Homem dinâmico e de iniciativa, começou o seu trabalho comunitário ajudando a combater esta epidemia que vitimou várias pessoas na região.


Em 1945 iniciou a sua atividade política, quando da campanha do Dr. Ozanan Coelho para Deputado Estadual, tornando-se amigo, compadre e fiel cabo eleitoral do futuro governador de Minas Gerais.


Com a emancipação do município de Guidoval, candidatou-se a vereador, sendo eleito para a Primeira Câmara Municipal, exercendo o mandato de 27/03/49 a 27/03/53.


Reelegeu-se para a 2ª Câmara e legislou de 28/03/53 a 04/02/55.


Em 1954, candidatou-se a Vice-Prefeito na chapa do Professor Ernani Rodrigues, quando foram derrotados pelo Prefeito eleito Otaciano da Costa Barros (05/02/1955 a 04/02/1959).


Foi eleito Vice-Prefeito de Eduardo Nicodemo Occhi que governou a nossa cidade de 05/02/1959 a 30/01/1963.


Perdeu a eleição como candidato a prefeito em 1962. O eleito foi o fazendeiro Francisco Moacir da Silva, que administrou o município de 31/01/1963 a 30/01/1967.


Em 1966 foi eleito pela primeira vez prefeito de Guidoval, sendo depois eleito mais duas vezes.


Os períodos de seus três mandatos foram:

  • 31/01/1967 a 30/01/1971
  • 31/01/1973 a 02/01/1977
  • 01/02/1983 a 31/12/1988


Além de se eleger por três vezes como prefeito, todos os seus sucessores foram companheiros de partido.

  • Cândido Mendes (31/01/1971 a 30/01/1973)
  • José Vieira Neto (03/01/1977 a 31/01/1983)
  • José Vieira Neto (01/01/1989 a 06/07/1990)
  • José Pinto de Aguiar (07/07/1990 a 31/12/1992


Em 1992 sofreu uma amarga derrota quando se candidatou pela quinta vez a prefeito.

Foi derrotado pelo atual Prefeito Élio Lopes dos Santos, quando este foi eleito para o seu primeiro mandato para o período de 01/01/1993 a 31/12/1996.


Mesmo derrotado nunca desanimou com a política.


Faleceu aos 86 anos, em janeiro de 1996, quando estava em plena campanha para prefeito e com grandes chances de se tornar prefeito pela quarta vez.


Enquanto viveu participou ativamente de todos os pleitos eleitorais da cidade.


Nas disputas municipais, sempre como candidato a algum cargo eletivo, vereador ou prefeito.

Nas eleições estadual ou federal sempre trabalhando para o Dr. Ozanan Coelho ou os candidatos por ele indicado.


Ganhou e perdeu. Ganhou mais do que perdeu.


Conquistou muitos amigos, fez algumas inimizades.


Sebastião Cruz foi um homem de muita coragem. Nunca se intimidou diante as adversidades.

Apesar da origem muito humilde e pouco estudo era um “doutor em política”, respeitado em toda a região.


Quando diziam que estava velho para a política. Respondia, “velho, mas não velhaco”.


Os inimigos políticos o apelidaram de Caburé para ridicularizá-lo. Ao invés de esbravejar, ficar com raiva do apelido e dar alegria aos contrários, usou a alcunha Caburé como um símbolo pessoal, logomarca de memoráveis campanhas eleitorais.


Hoje, 25/06/2010, faz 100 anos que nasceu Sebastião Cruz o maior político da história de Guidoval.


Muitos adversários políticos de Sebastião Cruz não irão concordar com esta minha opinião. É bom que assim seja. “Toda unanimidade é burra” dizia o filósofo popular Nelson Rodrigues.


No meu entendimento Sebastião Cruz deveria ser homenageado pelas autoridades municipais neste ano do seu centenário.


Em 09/03/2010 mandei uma correspondência ao Prefeito e Vereadores, lembrando-lhes do centenário do Padre Oscar de Oliveira (cuidador almas), Dr. Mário Meireles (zelador corpos) e Prefeito Sebastião Cruz (realizador de obras). Até ontem não recebi nenhuma resposta. Nem precisa.


Mas precisa sim, uma homenagem digna a Sebastião Cruz, um cidadão que amou Guidoval, doou o melhor da sua energia em prol do município e é um dos principais construtores da nossa história no século XX.


Não pode passar em branco o ano de centenário de Sebastião Cruz, agricultor, comerciante, político honesto e atuante, sendo prefeito por três mandatos, vice-prefeito por um período e vereador em duas legislaturas.


Para finalizar, recorro a Segunda Epístola a Timóteo (Capítulo 4, Versículo 7), e digo que as últimas palavras de Sebastião Cruz bem que poderiam ser:


“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.”


# # # # # #


Abaixo, transcrevo a relação de obras executadas durante os seus mandatos como prefeito. (tirado das páginas 68 e 69 do livro “Memórias de um político do interior” escrito pelo Prefeito Sebastião Cruz em dezembro de 1994.


Matadouro Municipal, Posto de Saúde na Rua Antero Furtado de Mendonça, Escola Municipal Senador Levindo Coelho, Escola Municipal Joaquim Henrique de Almeida Filho, Escola Municipal Valverde, Escola Municipal Padre Oscar de Oliveira, Posto de Saúde no Pombal, Escola Municipal Cid Vieira, Posto de Saúde no Monumento do Guido, uma casa para o zelador da Escola Guido Marlière, Escola Municipal Vargem Alegre, construção de sala de aula no Ribeirão Preto, reforma completa da Escola Municipal Antônio Manuel, construção de uma ponte na comunidade Vaievolta, construção da Biblioteca Municipal, construção de uma ponte de concreto nas proximidades do Cruzeiro do Ribeirão Preto, construção da ponte Deoclécio Cattete, construção da Delegacia de Polícia, construção do Quartel de Polícia, construção da garagem de Polícia, construção de Terminal Rodoviário, construção da Prefeitura Municipal, construção de um parque de diversões para crianças na Praça Santo Antônio, construção de um Monumento em homenagem ao Governado Ozanan Coelho na Praça Santo Antônio, Construção da Praça do Rosário na Rua do Alto, construção de uma escadaria dando acesso à Rua do Alto, construção de uma escadaria dando acesso a Rua 5 de Julho, construção da Rua da Saudade, construção da Rua Cel. Joaquim Martins, construção da Rua Astolfo Mendes de Carvalho, construção do Monumento Cid Vieira, construção da Escadaria Vasco Cândido dos Reis na Vila Trajano, construção da Rua Elísio Avidago Cruz, construção do barzinho do Parquinho, reforma completa da Escola Dom Delfim, construção do Clube 4-5 na Fazenda Santa Bárbara, construção do Clube 4-5 no Ribeirão Preto ou Córrego Seco, abertura e construção da Rua Manoel Reis Moreira, abertura e calçamento da Rua Governador Valadares, abertura e calçamento da Avenida Padre Sinfrônino, abertura e calçamento da Rua Antero Furtado de Mendonça, abertura e calçamento da Rua João Cezar de Matos, calçamento da Rua Sete de Setembro (Fundão), calçamento da Rua Padre Baião, calçamento da Rua Cezário Alvim, calçamento da Rua São Sebastião, construção de um poço artesiano na Vila Trajano, construção de um reservatório de água no loteamento Padre Baião, construção de 24 casas populares, construção de uma cabana de lazer para as famílias mais humildes, construção de uma raia de malha, extensão de rede elétrica no Bairro Pedra Branca, Rua do Alto, Vila Trajano, Rua Cel. Joaquim Martins, Rua Vereador João Cezar de Matos e o Clube Recreativo Álbero Cattete Campos.

Um comentário:

Plinio Augusto disse...

Dé,
Como já disse em outras oportunidades, você realmente continua sendo uma pessoa muito importante para nós guidovalenses que moramos fora, mas amamos muito a nossa terra natal. Linda essa biografia sobre o Prefeito Sebastião Cruz, e uma justa homenagem a um homem que lutou, venceu e alcançou seus propósitos. Também já disse que a história de Guidoval tem sido escrita na prática por pessoas simples e sem muita cultura acadêmica, mas que deixaram marcas na sua passagem pela nossa cidade. Muitos fizeram pelo engrandecimento da nossa terra, mas Sebastião Cruz, com certeza, faz jus ao título de maior político de Guidoval, que você lhe atribuiu.
Plinio A. Meireles