quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ainda existem homens dignos

Acabei de assistir um vídeo com um emocionante pronunciamento do Deputado Federal Domingos Dutra (PT do Maranhão).

Ele e o fundador do PT Manuel da Conceição, de 75 anos, estão em greve de fome há cinco dias.

Assista o vídeo e tire as suas conclusões.



LEIA a Transcrição do Discurso


Sr. Presidente, Srs. Deputados, todos vocês que me assistem, eu gostaria muito de não receber aqui a solidariedade da Oposição, eu queria ter a solidariedade era dos meus companheiros de partido, não a mim, mas a Mané da Conceição, que está ali, que perdeu uma perna a mando do Senador Sarney, quando ele foi Governador, o Mané da Conceição, que teve o pênis furado com prego na ditadura, o Mané da Conceição, que foi estuprado durante a ditadura, o Mané da Conceição, que passou 9 meses preso numa solitária gelada, o Mané da Conceição, que foi para o exílio e, lá no exílio, articulou a fundação do PT. Eu gostaria, Genoíno, que você fosse solidário a nós, e não fazer a canalhice que fizeram conosco no Maranhão. O que nós estamos falando, Sr. Presidente, não é briga de PT, é briga pela democracia.


No Maranhão, há 46 anos tem um miserável que humilha o povo do Maranhão. O único Estado do Brasil que não teve alternância depois da ditadura é o Maranhão. No Piauí, o Alberto Silva derrotou os Portela, por isso que deu Wellington, do PT. No Pará, deu Ana Júlia, porque o Jader Barbalho, do PMDB, derrotou o Passarinho. No Ceará, deu Ciro Gomes, agora está dando Cid Gomes, porque lá os generais foram derrotados há mais de 20 anos.


No Maranhão, em 1986, Sarney fez acordo com o PMDB do Cafeteira e não saiu do Governo. A nossa transição atrasada foi em 2006, com a eleição de Jackson. E o que aconteceu? Cassaram o Jackson e não o deixaram governar para que Sarney botasse a filha.


Agora, nós fizemos o encontro do PT baseados nesta merda aqui do Diretório Nacional, baseados nesta outra resolução. (O Deputado exibe os documentos.)


Fizemos um encontro. José Eduardo Dutra foi na véspera. Reuniu-se com a gente, pediu paz, pediu que respeitássemos o encontro. No dia seguinte, nós realizamos o encontro. Ficou o Paulo Frateschi. Eles tinham 94 votos, com apoio da mídia, com apoio da máquina. Nós tínhamos 81. Na hora do debate político, com o choro de Domingos Dutra, de Terezinha e de Manoel da Conceição, os nossos 81 votos subiram para 87, e os 94 votos deles desceram para 85.


O companheiro Paulo Frateschi, em nome da direção nacional... Vou ler para V.Exas. o que disse o Diretório Nacional. O resultado apertado de 87 votos a 85 a favor da aliança com Flávio Dino foi anunciado e homologado pelo Secretário Nacional do PT, Paulo Frateschi, que em seu discurso descartou qualquer possibilidade de intervenção na direção nacional do partido. E disse Paulo Frateschi: Testemunhei uma das atividades petistas mais autênticas, mais vigorosas.


É assim que se faz política no PT. As regras foram seguidas. Tem uma proposta vencedora, e é com ela que o PT vai trabalhar.


E depois, Sr. Presidente, que a gente ganhou, o Paulo Frateschi discursou sobre Flávio Dino.

Essa praga do Sarney moveu um campanha para acabar o encontro. Em primeiro lugar, pediu intervenção. Como eu ameacei aqui, não houve. Depois tentaram anular. Não conseguiram.


Pressionaram o PCdoB para tirar. Não conseguiram. E, por fim, na sexta-feira, o Diretório Nacional, sem processo, sem direito de defesa, sem quorum, sem rito, resolveu anular o encontro.


Pior do que isso, porque, por este regulamento, Genoíno, está dito que quem escolhe os candidatos são os Estados. Mas o que fizeram? Anularam a decisão do Estado. E pior do que isso, entregaram de mão beijada o PT para Roseana.


Por que entregaram? Porque lá não têm maioria. Fizemos dois encontros, com quorum. Não têm maioria, mesmo com a máquina. Então, o Diretório Nacional aqui, de cima para baixo, entregou o PT para Roseana.


Genoíno, seja solidário ao Manoel! Genoíno, seja solidário à sua história, porque você está sendo solidário a um oligárquico, perverso, criminoso, corrupto deste País!


É por isso que estamos aqui, Sr. Presidente. Estou em greve de fome. Ontem o Gilberto Carvalho disse que a gente pode ficar aqui, porque o Bispo fez greve lá no São Francisco, e não mudou nada. Pois nós vamos ficar aqui. O Manoel da Conceição vai ficar aqui. Vai morrer. Eu vou morrer aqui, para que se respeite a legalidade partidária, para que se respeite a democracia. Nos matem! Por que não nos expulsaram? Era mais justo? Agora, nos humilhar...


Procurei o José Eduardo Dutra. Não nos deu resposta. Eu, Flávio Dino, Ribamar Alves mandamos pedido de audiência com o Padilha. Deu o silêncio como resposta. Eu, Manoel da Conceição, Terezinha solicitamos uma audiência com o Padilha. Nada. O que tentaram foi nos destruir. Nunca conversaram com a gente. Nunca!


Por isso, Sr. Presidente, estou aqui. (O Deputado exibe um par de algemas.) Comprei uma algema para me algemar com o Manoel da Conceição, porque eu ia aqui ver quem era que me tocava e quem tocava em Manoel da Conceição. Mas fui coerente, porque a briga não é com este Parlamento; esta briga é com o assassino do Maranhão.


O Manoel da Conceição está ali no canto, mais uma vez escondido na história. Nós o deixamos ali. Hoje fui me banhar com o Manoel da Conceição no banheiro dos vigilantes...

(O microfone é desligado.)


O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) - Peço que V.Exa. possa concluir, Deputado.


O SR. DOMINGOS DUTRA - ... porque no plenário não tem chuveiro. É muito triste — eu tirei foto — ver o Manoel nu, andando como uma criança, só com um toco de perna, só com um toco de perna!


Genoíno, pelo amor de Deus, é para esse oligarca, que tirou a perna do Manoel, que vocês entregam o PT? Então filiem o Sarney no PT, mudem o nome do PT, porque a D. Roseana Sarney é a favor do latifúndio, é a favor do poderoso, é da corrupção. Ou alguém não sabe que o Fernando Sarney só não está na cadeia porque o pai é Presidente do Senado? Será que o Lula, tudo o que faz, nada gera crédito? Derrotou o Tião. Debochou do Lula. Derrotou a Ideli Salvatti. E agora o Presidente Lula o salvou da degola. Mas isso não gera crédito para nós. Ele agora quer a nossa alma!


Pois esse filho de uma mãe não vai ter nossa alma, pode ter nosso corpo. Está dito o recado. (Palmas.)

(O microfone é desligado.)


O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) - Deputado Domingos Dutra, peço que V. Exa. conclua, por favor.


O SR. DOMINGOS DUTRA - Para concluir, quero dizer, com muita emoção, a nossa aliança lá, Genoíno, é 100% Dilma.


Ficam mentindo que somos tucanos. Imaginem eu, que voto 100% com o Governo! Todo dia recebo mensagem dos aposentados me esculhambando, porque votei no fator previdenciário. Mas Berzoini, que nos cassou, votou contra o Governo. Como é que podem me chamar de tucano?

Lá somos 100% Dilma. É o PSB, o PCdoB, é Flávio Dino. Roseana Sarney tem o DEM, Sr. Presidente, do seu partido, que vai fazer campanha para José Serra, mas está com Roseana; tem o PV, de Sarney Filho, que vai fazer campanha para Marina Silva, e está no palanque; tem o PTB.


Portanto, o PMDB que é democrático. Na Bahia, o PMDB pode derrotar nosso companheiro Jaques Wagner, e não houve intervenção. Mas no Maranhão se faz.
(O microfone é desligado.)


O SR. DOMINGOS DUTRA - Para terminar, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) - Para concluir, definitivamente, Deputado Domingos Dutra.


O SR. DOMINGOS DUTRA - O PMDB é democrático. No Pará, quer destruir nossa companheira Ana Júlia, e não tem intervenção. Tira o PT de Minas, mas,no Rio Grande do Sul, em vez de o PMDB apoiar o Tarso, tira o Prefeito da Capital para derrotar Tarso. Pelo amor de Deus, onde está a reciprocidade? É tudo venha a nós para eles, e, para nós, nos lascando.


Sr. Presidente, muito obrigado. Me desculpe pelas lágrimas. Ninguém faz greve de fome por lazer. Eu pesava 65 quilos, estou com 63, mas prefiro ficar aqui, para manter nossa honra.


Então nos expulsem do partido, ou tenham vergonha, respeitem as regras do partido.

Aqui, Genoíno, não se trata mais de derrotar. A Dilma vai ser Presidente, está crescendo nas pesquisas. Vamos deixar dessa chantagem barata de em tudo botar a Dilma na frente, entregando o PT e a nossa honra ao Sarney.


Em nome do Brasil, da democracia, de Manoel da Conceição, nós vamos resistir!
Muito obrigado pela tolerância. (Palmas.)

Nenhum comentário: