quarta-feira, 25 de junho de 2014

Maria das Graças dos Santos Carmo

Maria das Graças dos Santos Carmo

Maria das Graças Santos Carmo é filha de Benjamin C. dos Santos e de Maria Aparecida de Faria Santos. É sobrinha do meu primo Mundico, neta da minha Tia Feinha (Guiomar Santa Branca de Castella) e Tio Tianin (Cristiano Alves Filho).

Professora primária, graduou-se em Letras e pós-graduação em Língua Portuguesa. Com premiação, participou de vários concursos literários. No dia 04 de novembro de 2000, lançou o livro “Na Contramão da Vida”.

Na ocasião, foram prestigiar o evento a minha mãe Maria Madalena (Dona Tita), Sueli (irmã), Lourdes (esposa). Presentes ainda os guidovalenses Virgilinho e a esposa Denize, o Dr. Gerson Occhi e José Ferreira, filho do Américo Varela, além é claro, muita gente de Guarani.

A capa do livro é uma fotografia com as "lavadeiras na cachoeira", um registro antigo do seu primo Marquim Cremonese, que só a chama de Gagaça do Parecida do Beijo, o Benjamin da Força & Luz.

Os saudosos pais do Marquim, Sô Nilso e Dona Rute, à época, próximos de completar 60 anos de casados, estavam presentes. Foram reverenciados pela Gagaça dizendo o quanto eles contribuíram para a concepção do livro, que conta com desenhos, gravuras do Sô Nilso.

No livro, a Graça está contando uma parte da história da família dela. São causos feitos de carinho e afeto sobre os pais, irmãos, avós, bisavós, primos, amigos. São revelações e inconfidências corajosas.

Imagino, é só um palpite, que enquanto estamos no curso da vida indo ao encontro da morte, "NA CONTRAMÃO DA VIDA" faz um retorno ao passado, ao início, ao útero, reatando o cordão umbilical.  É uma forma que a Graça encontrou de perenizar a sua família.


“Não é ficção, mas realidade que, certamente, permitirá a cada leitor amigo e a cada integrante desta grande família, o gesto, não de quem arranca uma folha do calendário e a joga de lado, mas daquele que recolhe e reúne uma por uma e refaz, por inteiro, um percurso no sentido inverso. E a cada folha recolocada, uma emoção sentida ou vivida. Isto porque, de fato, cada personagem deste livro é real, é vida, é exemplo, é força, é coragem e estará eternizada nesta modesta viagem no tempo. É o passado que, refletido no espelho de nossa alma, se faz forte, presente e, assim sendo, eterno”.

No BloGuidoval tem mais histórias da escritora Maria das Graças dos Santos Carmo que a cada dia melhora e aperfeiçoa o seu estilo literário.


Maria das Graças dos Santos Carmo e Maria de Lourdes Ribeiral Vieira
Maria das Graças dos Santos Carmo autografando o seu livro
Maria das Graças dos Santos Carmo abraçando os Tios Nilso e Rute Cremonese
Nilso,Gagaça, Rute  e Maria Madalena Vieira (Dona Tita)
José Ferreira, Dr. Gerson Occhi, Ildefonso Dé Vieira e Virgílio Luiz Oliveira Filho

Nenhum comentário: