terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Professora Carmem Cattete Reis Dornelas

Ela semeou

Justa e merecida a homenagem que a “Agremiação do Samba Vila Trajano” prestou à Profª Carmem Cattete Reis Dornelas. Toda cidade aplaudiu o desfile de domingo e terça-feira de carnaval.

Cidadã exemplar, D. Carmem - “mestra de todas as artes” -  educou várias gerações de guidovalenses. Dirigiu com competência e dedicação a “Escola Primária Mariana de Paiva”.

Historiadora, pesquisou, escreveu, dirigiu e encenou a “História do Ribeirão Preto”, saga de uma raça que faz com que nos orgulhemos de sermos seus conterrâneos. Promotora Cultural  tomou parte em peças teatrais.

Artista Plástica, registra a nossa terra em lindas aquarelas. Artesã, faz trabalhos manuais que nos sensibiliza pela criatividade e delicadeza. Deveriam ser mais divulgados, exportados, ensinados às novas gerações.

Católica, cristã, devota, catequiza e comanda o Coral de crianças. Encena, todo ano, o Auto de Santana e Via Sacra na Semana Santa.

Escritora, poetisa contribuiu com o livro “Saudade Sapeense” escrevendo um lindo soneto dedicado ao Sô Trajano Viana, por coincidência, nome da Escola de Samba que ora lhe rendeu homenagem. Compôs hinos a Guidoval e ao Ginásio Guido Marlière.

Progressista, já participou ativamente da política do município sendo eleita vereadora por 3 mandatos (31/01/71 a 31/01/83). Foi a primeira mulher a assumir  a nossa Câmara Municipal, inclusive a Presidência. Tive o privilégio de lhe dar o meu primeiro voto, no seu primeiro mandato, quando foi a mais votada do município.

Idealista, colaborou com vários jornais de nossa cidade. Roubei-lhe o título acima de um artigo (ELE SEMEOU...) que escreveu em 11/06/1961 no jornal "A VOZ DE GUIDOVAL". No artigo, D. Carmem enaltece Ernani Rodrigues chamando-o de “o semeador de ginásios”. Cheia de otimismo conclama os jovens formandos no incipiente “Ginásio Guido Marlière”  a retribuírem, no futuro, o ensino recebido, seja “florescendo a agricultura da cidade”, transformando-a na "Canaã da Zona da Mata", seja  “delineando planta de jardins e prédios para enfeitar a terra natal”. Já havia exemplo “de professoras educando à nossa infância”. “Seriam, esses jovens, a reserva moral de Guidoval.” D. Carmem tinha  a esperança nesses jovens. Estavam iniciando o curso superior no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras cidades, futuros médicos, agrônomos, professoras, advogados, arquitetos, engenheiros, veterinários, contabilistas. Alguns, poucos, pouquíssimos, aceitaram o chamamento de D. Carmem. Muitos ainda não fizeram o que realmente podem pela nossa cidade. Ainda há tempo.

Por toda esta capacidade de liderar, lutar, opinar, apontar caminhos, buscar soluções para a nossa terra, D. Carmem faz jus às homenagens recebidas.
Resta-me agradecer a DEUS por sua fértil e frutífera existência. Louvar a iniciativa da Vila Trajano pelo brilhante desfile. Parabéns aos carnavalescos Luiz Januário, Joana do Pedro Cid, Aloísio Pinheiro, Edir Pires, Cristiano Ribeiro, Marcílio Vieira, Raimundo do Tilúcio e todos os demais membros da Comunidade da Vila Trajano pela feliz iniciativa, consagrada de êxito.

escrito por Ildefonso DÉ Vieira
Artigo publicado, anteriormente, no jornal Saca-Rolha sobre o carnaval de 2003

ADENDO:
Para ler, na íntegra, o artigo escrito por D. Carmem (ELE SEMEOU...) é só acessar a página do Site de Guidoval em  http://www.devieira.com.br/guidoval.com/escola.htm.

Nesse artigo são citados nominalmente: José Maciel Queiroga, Pedro Dias da Silva Filho, José Francisco Barbosa, Márcio Nalon, Túlio Barbosa, Maria Pinto de Aguiar, Maria da Glória Simões Jorge, Marilene Avidago Cruz, Élvia Reis de Andrade, Nelci Reis Campos, Maria Cecília da Cunha Benini, Elzira Rodrigues, Márcio Barbosa, Laércio e Deoclécio Cattete Reis, Grenalvan Câncio dos Reis, Gerson Occhi, Maria de Lourdes Bressan, Fábio Nalon de Queiroz, Roberto e José Geraldo da Cunha Benini, João Batista Vieira, Plínio Augusto de Meireles, Aulo Marcos Meireles, Ronan Rodrigues, Arlindo Ferraz Filho, José Geraldo, Marta Vieira, Marlene Gonçalves da Cruz, Eliene e Joseli Carvalho Lopes, Joarez Alves de Freitas, Henrique da Costa Reis, Joaquim de Freitas Guimarães.

Nenhum comentário: