sábado, 14 de janeiro de 2012

Forca Estadual de Saude orienta moradores de Guidoval

As equipes da Força Estadual de Saúde já estão atuando nas cidades atingidas pelas chuvas na região. E um dos primeiros municípios a receberem a ajuda dos voluntários é Guidoval, onde os moradores ainda encontram muitas dificuldades para reconstruir os locais destruídos pelas enchentes.

Os acessos estão quase intransitáveis e os sinais da destruição permanecem a cada trecho das estradas rurais. Mas são estas condições que atraíram um grupo de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e motoristas para Guidoval. Todos são voluntários da Força Estadual de Saúde e saíram de várias partes do estado para prestar atendimento à população. Em cada parada, eles deixam alimentos, produtos de higiene e limpeza e orientações. Ajuda bem recebida por quem perdeu tudo e quer agora proteger a saúde.

A equipe deve permanecer em Guidoval por 30 dias vai prestar atendimento principalmente na zona rural, onde mais de 3 mil pessoas ainda não teve acesso à assistência médica. O grupo deve fazer atendimento aos doentes crônicos e agora às pessoas que já apresentam sintomas de doenças decorrentes da enchente.

O médico Igor Siqueira se impressiona com o que vê em Guidoval. Formado em Medicina da Família e Comunidade, conta que se alistou como voluntário porque acredita que este é o verdadeiro objetivo da profissão. E se não fosse a Força Estadual de Saúde, a Prefeitura não teria condições de socorrer a todos da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde ficou submersa. Todo o estoque de medicamento foi perdido. O Ministério da Saúde deve liberar recursos para uma nova unidade, que deve ser construída em uma praça na parte alta da cidade.

Nenhum comentário: