terça-feira, 6 de abril de 2010

Nosso Hospital

Artigo publicado no jornal "Cidade de Guidoval" em 09/05/1953


Sob o pessimismo de poucos, a indiferença de alguns e as esperanças de muitos, nasceu o nosso Hospital São Vicente de Paula.


Corporificando a idéia ergueram-se ali, naquele cantinho discreto de praça onde antigamente se armavam os circos e se corriam as cavalhadas, as paredes sobre as quais se apoiou o teto que veio, depois proteger o interior simples da nossa Casa de Caridade.


Vieram afinal, as pinturas e as instalações despretensiosas, os primeiros móveis, a pequena mesa para intervenções cirúrgicas, o primeiro grupo de dez leitos...


Quantos ajudaram!


Uns deram madeiras, outros trouxeram telhas e tijolos; este forneceu o transporte, aquele mandou o material do seu ramo de comércio; e o obreiro pobre, que nada tinha a dar, ofertou o concurso dos seus músculos vigorosos e o suor abençoado da sua face.


Os guidovalenses de longe e os amigos bons que esta terra possui por toda a parte mandaram num cheque, retalhado com carinho nas suas possibilidades financeiras, o incentivo e o alento à obra da boa vontade.


O resto ficou a cargo de Deus. O milagre se fez. E aí está o nosso Hospital.


Mas nem todo milagre veio do céu. Compreendendo a advertência do Mestre quando disse “faça a tua parte que eu te ajudarei”, o Dr. Mário Meireles foi o incentivador, o realizador, o pioneiro do grande ideal.


Desde quando se furou no solo a primeira vala do alicerce, até quando se ergueu a cumeeira; ou sol ou à chuva; muito cedo, mal raiando o dia, ou já bem tarde, ao tremeluzir da primeira estrela; transformando, pelo milagre do ideal, em obreiro e em dirigente, o Dr. Mário foi tudo e tudo que soube fazer...


Tudo não, é verdade.


De uma modéstia e uma timidez que só bem a avaliam os que bem o conhecem, nunca soube o Dr. Mário pedir para o Hospital.


E aos que o interpelavam; aos que o estimulavam a recorrer aos amigos em benefício do povo, respondia com aquela bondade que lhe é peculiar, que não era preciso, que o povo é bom, que o povo daria por si mesmo, em prol dos que sofrem e dos que padecem.


Bendita obra que se ergueu assim, devagarinho, quase medrosa da sua modéstia, com tanta boa vontade e com tanto espírito de abnegação e cujos benefícios às gerações vindouras desde já se antevêem!


Parabéns, Dr. Mário Meireles, com a certeza de que a gente guidovalense estará sempre ao seu lado para ajudá-lo nos próximos passos em prol da maior grandeza nosso Hospital São Vicente de Paula.



Este artigo foi transcrito do jornal "Cidade de Guidoval" - Acervo Particular de Edir Pires da Luz.

Nenhum comentário: