domingo, 25 de abril de 2010

Clube Atlético Mineiro (Galo Forte)

Este “post” é para os meus amigos atleticanos guidovalenses: Adão Nogueira, José Júber Ribeiro, Alexandre Urgal, Paulo Emílio Simões, Antônio (Brito) Augusto Rossi, Cláudio (do Domício) Bandeira, Clévio (do Chiquito) Oliveira, Marcílio (meu irmão), Marcilinho (meu sobrinho), minha filha Thaís, além de inúmeros outros conterrâneos que cismam de fugir da minha fraca memória.
Não tem nada definido...

Galo 3 X 2 Ipatinga
Fonte: Globominas.com - 25/04/2010 - 18h16




Atlético vence o Ipatinga e aumenta a vantagem na final do Mineiro

Com o placar de 3 a 2, Galo pode até perder por um gol de diferença no próximo domingo, no Mineirão

O Atlético venceu o Ipatinga por 3 a 2, na primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro, no Ipatingão. Oficialmente, os gols foram marcados por Joabe e Luizinho, para o Tigre, e por Diego Tardelli e Muriqui (2), para o Galo. Porém, o primeiro gol do Ipatinga foi anotado pelo volante Fabiano, contra.

Relembre como foi a transmissão em TEMPO REAL da GLOBOMINAS.COM

Com a vitória, o Galo aumentou ainda mais a vantagem que já tinha na final. Como fez melhor campanha na primeira fase do torneio, o Atlético pode jogar por uma vitória e uma derrota pelo mesmo número de gols. Assim, o time alvinegro pode até perder por um gol no Mineirão que garante o título.

A próxima partida será no próximo domingo, dia 2 de maio. Jonílson, que recebeu o terceiro cartão amarelo, está fora da decisão.

Porém, antes, o Atlético tem um compromisso difícil pela Copa do Brasil. O adversário será o Santos, na quarta-feira, às 21h50, também no Mineirão.

Para estes dois jogos, o estádio deverá estar lotado. Apenas no sábado, mais de 51 mil ingressos já haviam sido comprados pela torcida alvinegra.


Ótimo jogo e falha dos goleiros

Mais uma vez, o técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu ao escalar uma equipe diferente da última partida. Em vez do esperado 3-5-2, o treinador atleticano colocou em campo o time no 4-4-2, com Ricardinho no meio-campo.

E o Galo começou melhor no jogo. O time explorava bem a velocidade de Muriqui e de Diego Tardelli, que concentravam todas as atenções da defensiva ipatinguense. Com isso, jogadores do meio de campo também tinham chances de finalizar. Foi assim que Correa quase abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo.

Aos nove, no entanto, foi o Ipatinga que chegou com grande perigo. Em ótima jogada de Danilo Dias, Leanderson finalizou da entrada da área. Aranha teve de fazer uma defesa inacreditável para evitar o primeiro gol da partida.

Três minutos depois, o goleiro do Galo precisou se virar mais uma vez. Danilo Dias recebeu ótimo passe de Marinho Donizete e finalizou bem. Aranha espalmou para escanteio. Na cobrança, saiu o primeiro gol do Ipatinga. Francismar bateu com efeito, Aranha saiu mal do gol, vários atletas subiram na bola, mas foi o volante Fabiano que, contra o patrimônio, marcou para o Tigre: 1 a 0. Porém, a arbitragem assinalou o gol para o atacante Joabe, do Ipatinga.

Imediatamente após sofrer o gol, o Galo saiu em busca do empate. Diego Tardelli e Muriqui tentavam de todas as formas, mas Douglas, mais uma vez, se mostrava firme e não dava a menor chance aos atacantes adversários.

O Galo insistia bastante, com rápidos toques de bola. Aos 29 minutos, Correa fez boa jogada individual e foi derrubado por Douglas, que saiu do gol de forma atabalhoada. Pênalti indiscutível e bem marcado pelo árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho. Aos 30 minutos, Diego Tardelli bateu no meio do gol e empatou a partida: 1 a 1.

Muriqui e Werley, ambos de cabeça, ainda tiveram grandes chances de marcar, mas os atleticanos perderam cara a cara com o goleiro do Ipatinga. O placar parcial de empate foi bom para o Tigre, que sofreu uma pressão incrível no fim do primeiro tempo.


Virada espetacular do Galo

O segundo tempo começou em um ritmo alucinante. Em poucos minutos, quatro chances claras de gol foram criadas, duas para o Ipatinga, com Joabe e Danilo Dias, e duas para o Atlético, com Diego Tardelli e Muriqui.

Qualquer um poderia desempatar a partida. E, aos 6 minutos, o Galo virou o placar no Ipatingão. Em uma jogada de Diego Tardelli, a bola sobrou para Muriqui que, com muita calma, driblou o zagueiro e tocou no canto de Douglas: 2 a 1 para o Atlético.

O Ipatinga se descontrolou momentaneamente. Tanto que o Atlético teve outras chances de aumentar o marcador. Para tentar dar mais força ao ataque, o técnico Gilson Kleina tirou de campo Francismar e colocou o colombiano Javier Kleina. Em resposta, Luxemburgo chamou o volante Jonílson, que entrou no lugar de Fabiano.

Com as modificações, quem chegou ao empate foi o Ipatinga. Aos 28 minutos, em cobrança de falta na ponta esquerda, Luizinho fez o segundo do Tigre. O lateral cobrou na pequena área, e ninguém encostou na bola. Aranha não pode fazer nada: 2 a 2.

Mas o Galo não se entregou. Tanto que, aos 39 minutos, o time de Belo Horizonte chegou ao gol da vitória. Muriqui recebeu ótimo cruzamento de Júnior e, de primeira, bateu para o gol. A bola, caprichosamente, bateu no travessão e balançou as redes de Douglas: 3 a 2.

Com a vitória, o Atlético se aproximou de mais um título estadual. Desde 2007, o Galo não conquista o Campeonato Mineiro.


Ficha técnica:

IPATINGA 2 x 3 ATLÉTICO

IPATINGA
Douglas; Max, Éber e Sílvio; Luizinho, Leanderson, Mateus, Francismar e Marinho Donizete; Danilo Dias e Joabe.
Técnico: Gilson Kleina.

ATLÉTICO
Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luis, Fabiano, Correa e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gols: Joabe (Ipatinga), aos 12 minutos, e Diego Tardelli (Atlético), aos 30 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Muriqui aos 5, Luizinho aos 28 e Muriqui aos 37.

Cartão amarelo: Jonílson (Atlético)

Estádio: Ipatingão
Data: 25/04/2010.
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP). Auxiliares: Emerson de Carvalho (Fifa/SP) e Vicente Romano Neto (SP).

Nenhum comentário: