A gangorra das
pesquisas do DataFolha
Sempre desconfiei de quaisquer pesquisas eleitorais.
Motivos? Tenho e muitos. Vou expô-los.
A quem interessa as pesquisas eleitorais? A quem recebe
grana para fazê-las e a quem a contrata para insuflar o seu candidato.
Resultados falsos de pesquisas servem para induzir o eleitor
indeciso, menos esclarecido ou até mesmo àqueles que gostam de votar em quem supostamente
vencerá as eleições.
Por isto não levo muito fé nas pesquisas. O instituto que eu
mais confio ou tento acreditar é o DataFolha, mas a “gangorra” dos últimos resultados me levou a analisar os números das
últimas pesquisas desta eleição.
Antes das eleições do primeiro turno, em 03/10/2014, o
DataFolha dizia que num segundo turno, a Dilma venceria o Aécio por uma diferença de 9.853.221 votos.
Após o resultado do primeiro turno o DataFolha fez a
primeira pesquisa, publicada no jornal em 10/101/2014, e aí, houve uma inversão,
o Aécio venceria a Dilma por uma diferença de 2.505.533 votos.
Ou seja, em apenas uma semana, um contingente de 6.179.377
eleitores deixariam de votar na Dilma e passariam a votar no Aécio. É um número
respeitável de pessoas para haver tanta volatilidade.
Depois na próxima pesquisa, o DataFolha manteve os mesmos
números da pesquisa anterior publicada no jornal em 16/10/2014.
Cinco dias depois, na pesquisa publicada no jornal Folha de
São Paulo em 21/10/2014, houve uma alternância na vontade popular e desta vez 3.758.300 eleitores desistiram de votar no Aécio para votar na Dilma.
Repito. Não acho razoável esta alternância e volatilidade do
eleitorado. Não acredito que eles fiquem iguais aos casais dançantes na famosa
quadrilha das festas juninas. Olha a chuva! O pessoal corre para um lado. É
mentira! O pessoal voltando correndo para o outro.
Não acredito em pesquisas, principalmente quando há
interesses escusos para se permanecer ou alcançar o poder.
Circula na internet, no facebook, um quadro com os dados de
pesquisas do IBOPE e DataFolha de 2002 a 2014. É um festival de erros acima da
margem que eles gostam que é 2%.
VEJA O QUADRO ABAIXO:
Agora no primeiro turno, o DataFolha e o IBOPE davam um
percentual de 27 e 26 % de votos para o Aécio. Ele obteve 33,55%. Um erro de 26,4%.
Neste primeiro turno, o DataFolha e o IBOPE davam um
percentual de 46 e 44 % de votos para a Dilma. Ele teve 41,5%. O erro foi menor
de 7,8%, mas muito acima da margem de erro.
DÁ PARA
CONFIAR EM PESQUISAS??? Eu não, curió!
Vote consciente no seu candidato. Não
se impressione com pesquisas.
A verdadeira pesquisa vem das urnas
se elas não estiverem corrompidas como alguns núcleos do PT que se apoderaram
da Petrobrás, Correios, etc...
Abaixo, Quadro baseado nas Pesquisas do DataFolha
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