quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A gangorra das pesquisas do DataFolha



A gangorra das pesquisas do DataFolha

Sempre desconfiei de quaisquer pesquisas eleitorais. Motivos? Tenho e muitos. Vou expô-los.

A quem interessa as pesquisas eleitorais? A quem recebe grana para fazê-las e a quem a contrata para insuflar o seu candidato.

Resultados falsos de pesquisas servem para induzir o eleitor indeciso, menos esclarecido ou até mesmo àqueles que gostam de votar em quem supostamente vencerá as eleições.

Por isto não levo muito fé nas pesquisas. O instituto que eu mais confio ou tento acreditar é o DataFolha, mas a “gangorra” dos últimos resultados me levou a analisar os números das últimas pesquisas desta eleição.

Antes das eleições do primeiro turno, em 03/10/2014, o DataFolha dizia que num segundo turno, a Dilma venceria o Aécio  por uma diferença de 9.853.221 votos.

Após o resultado do primeiro turno o DataFolha fez a primeira pesquisa, publicada no jornal em 10/101/2014, e aí, houve uma inversão, o Aécio venceria a Dilma por uma diferença de 2.505.533 votos.

Ou seja, em apenas uma semana, um contingente de 6.179.377 eleitores deixariam de votar na Dilma e passariam a votar no Aécio. É um número respeitável de pessoas para haver tanta volatilidade.

Depois na próxima pesquisa, o DataFolha manteve os mesmos números da pesquisa anterior publicada no jornal em 16/10/2014.

Cinco dias depois, na pesquisa publicada no jornal Folha de São Paulo em 21/10/2014, houve uma alternância na vontade popular e desta vez 3.758.300 eleitores desistiram de votar no Aécio para votar na Dilma.

Repito. Não acho razoável esta alternância e volatilidade do eleitorado. Não acredito que eles fiquem iguais aos casais dançantes na famosa quadrilha das festas juninas. Olha a chuva! O pessoal corre para um lado. É mentira! O pessoal voltando correndo para o outro.

Não acredito em pesquisas, principalmente quando há interesses escusos para se permanecer ou alcançar o poder.

Circula na internet, no facebook, um quadro com os dados de pesquisas do IBOPE e DataFolha de 2002 a 2014. É um festival de erros acima da margem que eles gostam que é 2%.

VEJA   O   QUADRO    ABAIXO:

Agora no primeiro turno, o DataFolha e o IBOPE davam um percentual de 27 e 26 % de votos para o Aécio. Ele obteve 33,55%. Um erro de 26,4%.

Neste primeiro turno, o DataFolha e o IBOPE davam um percentual de 46 e 44 % de votos para a Dilma. Ele teve 41,5%. O erro foi menor de 7,8%, mas muito acima da margem de erro.

DÁ PARA CONFIAR EM PESQUISAS??? Eu não, curió!

Vote consciente no seu candidato. Não se impressione com pesquisas.

A verdadeira pesquisa vem das urnas se elas não estiverem corrompidas como alguns núcleos do PT que se apoderaram da Petrobrás, Correios, etc...


Abaixo, Quadro baseado nas Pesquisas do DataFolha
 




Nenhum comentário: