domingo, 16 de maio de 2010

Sou do tempo (2)


Oi Dé,


Vou além nesse tempo, sou do tempo do "Bromil,o amigo do peito" e do "Grindélia de Oliveira Júnior: oi!" que tinha um gingle curto, bonito e comunicativo.

Me lembro também, lá pelos idos de 1959, de uma propaganda nas partes internas dos Bondes em Belo Horizonte que dizia: "Veja ilustre passageiro, o belo tipo faceiro que você tem ao seu lado. Mas quase morreu de bronquite! Salvou-lhe o Rhum Creosotado."


Sobre os carreiros, lembro-me ainda do Tataco que tinha uma junta de bois de "coice" que puxava o carro se empurrando mutuamente para o lado oposto. O nosso conterrâneo Professor Ronon Rodrigues, quando via algum casal de namorados caminhando e se inclinando ombro a ombro, ele dizia: "parecem com os bois do Tataco". Mas só quem conhecia esses bois que poderia entender a piada.

Fato mesmo é que em nossa querida terra tudo é história, na sua grande maioria alegre, história essa feita por gente muito simples e humilde, mas que deixou sua marca nessa vida. Sem contar com histórias ainda muito vivas, como o Mundico, o Bebeto Ramos e o Maurício do Sô Nhonhô.

É muito agradável poder relembrar coisas como as que estão expostas no BloGuidoval. Com certeza os guidovalenses são saudosistas no bom sentido. Não pretendendo que as coisas sejam como no passado mas, se alegrando por ter estado lá e estar aqui, agora e bem vivos para poder recordá-las.

Plinio Augusto de Meireles

Nenhum comentário: