sábado, 6 de junho de 2020

Rua Conde de Conceição


Rua Conde de Conceição

Morei nesta rua em 1962. Tinha 10 anos. Estou escrevendo sobre este tempo. Aos 29 anos, em 1981, fiz uma música para a “Agremiação Calouros do Samba” e intitulei de Vó Elisa, nossas ruas - nossa história”. Fazia críticas a nomes de algumas de nossas ruas que reverenciava pessoas que apesar de serem importantes no cenário nacional eram desconhecidas pelo nosso povo. E  sabedoria popular vingava-se dando apelido a estas ruas:
“Rua do Alto, Maria Benzedeira,
Das Flores, do Campo, Sacramento,
Saudade, do Sapo, da Cachoeira,
Largo, Pracinha, Rua do Zé Bento.”
E ainda: Fundão, Vai-e-Volta, Niterói, Corta-Rabo, Esquina, Fundão, Morro do Trajano, Morro da Sá Lódia, Tatal, Sabiá, Papagaio.
No final da canção reivindicava um nome de rua para a Vó Elisa. E numa estrofe eu ironiza:
“Conceição quem foi este Conde,
da índia, morena ou mulata,
pergunto ninguém responde,
Rua dos "Tocos" não tem cascata.”

         Naquele tempo sem internet e o Google, não fazia a menor ideia quem poderia ser este Conde. E a minha fraca memória registrava “Conde da Conceição” ao invés de “Conde de Conceição”.

Agora, pesquisando, li que em 7 de março de 1868 o Imperador D. Pedro II conferiu o título de Conde de Conceição a Dom Antônio Vicente Ferreira Viçoso, Bispo desde 12 de janeiro de 1844.
O Bispo era amigo do Visconde de Ouro Preto (Afonso Celso de Assis Figueiredo) pai do Conde de Afonso Celso (Afonso Celso de Assis Figueiredo Júnior), que foi proprietário da “Fazenda Sant'Ana da Serra” e dono de um casarão na Rua do Fundão onde depois funcionou as “Escolas Reunidas” e a Prefeitura Municipal de Guidoval.
Creio que a homenagem da Rua Conde de Conceição foi por influência do Conde Afonso Celso. Em Minas Gerais tem dois municípios em homenagem ao Bispo: Dom Viçoso e Viçosa.

Dom Antônio Vicente Ferreira Viçoso, nasceu em Peniche (Portugal) em 13 de maio de 1787, oitavo bispo da arquidiocese de Mariana, e faleceu no dia 5 de agosto de 1875.

Para mais informações acessar o link:





Nenhum comentário: