segunda-feira, 19 de agosto de 2019

18 de agosto, dia consagrado à Santa Helena


18 de agosto, dia consagrado à Santa Helena




História de Santa Helena

Santa Helena é a mãe do imperador romano Constantino Magno. Ela nasceu na Bitínia, uma província do Império Romano. Era de família simples, plebeia. Casou-se com um tribuno militar chamado Constâncio Cloro. Deste casamento nasceu Constantino no ano 285, o futuro imperador romano e primeiro imperador cristão.


Provações de Santa Helena

O imperador Maximiano, quis unir-se a Constâncio Cloro, marido de Helena, para o governo Romano. Mas, para isso, impôs uma condição: que ele deixasse Helena e casasse com Teodora, parente do imperador. Santa Helena passou para segundo plano, mas pôde cuidar da educação do filho Cons­tantinho e criar grande laço com ele. Ele, por sua vez, crescia no exército romano por causa de sua coragem e inteligência.
Reviravolta
Depois da morte de Constâncio Cloro, Constanti­no, filho dele e de Santa Helena, foi aclamado Augusto Imperador Romano. Isso aconteceu no ano 306, na região inglesa de York, através das legiões da Bretanha, pelo fato importantíssimo de Constantino vencido a batalha. Assim, Santa Helena voltou a viver na corte e recebeu do filho o título de “Mulher Nobilíssima”. Depois disso, ainda recebeu a mais alta honra que uma mulher po­deria receber em Roma: o título de “Augusta”.
Liberdade aos cristãos
Estava começando um novo tempo para o cristianismo. Até o ano de 313, Helena e Constantino ainda não eram cristãos. Mas, na batalha de Constantino contra Maxêncio, ocorreu um fato extraordinário. A situação era favorável a Maxêncio. Constantino, porém, con­trário às perseguições contra o cristianismo, teve uma visão: uma cruz brilhante no céu, e as palavras: "Com este sinal vence­rás". Constantino, então, mandou pintar as bandeiras e estandartes de seu exército com esta cruz e venceu. Este acontecimento causou a conversão de Constantino e de Helena. Constantino ordenou o fim das perseguições contra os cristãos, através do famoso documento chamado “Edito de Milão”, no ano 313. Graças ao Édito, o cristianismo passou a ter os mesmos direitos das outras religiões. Anos mais tarde, o imperador Teodósio fez do cristianismo a religião oficial do Império Romano.
Conversão de Santa Helena
Ao contrário do filho Constantino, que só se batizou perto de sua morte, Helena quis ser batizada e assumir a fé cristã desde que seu filho venceu a batalha contra Maxêncio. Santa Helena, ao longo de sua vida mostrou grande fervor. Este fervor aparecia em grandes obras assistenciais e na construção de várias igrejas em lugares santos.
Praticante da fé
Santa Helena procurou se instruir na fé cristã e mostrou grande piedade ao longo de sua vida. Por isso, o imperador Constantino recompensou seus méritos e lhe deu o título honroso de “Augusta”. Além disso, mandou cunhar moedas com a imagem da rainha sua mãe. Santa Helena, por sua vez, dedicou toda sua influência e ações para proteger a fé cristã, que emergia das catacumbas para o tempo da liberdade. O maior desejo de Santa Helena era visitar a Terra Santa. Apesar da idade e das agruras da viagem, ela conseguiu realizar seu sonho, visitando os luga­res santos, promovendo o culto e mandando construir igrejas na Palestina.
Interesse pela arqueologia
Santa Helena foi acompanhar es­cavações começadas em Jerusalém pelo bispo chamado São Macário. Este en­controu o Santo Sepulcro escavado na rocha, a Cruz de Jesus e as duas cruzes dos ladrões. Santa Helena acompanhou tudo isso cheia de piedade e felicidade. O fato causou grande conforto para todos os cristãos. En­tusiasmada com este acontecimento, ela mandou que procurassem a gruta do nascimento de Jesus e o lugar sobre o Monte das Olivei­ras onde Jesus falou com seus discípulos antes da Ascenção. Depois dessas descobertas, Santa Helena dedicou-se à construção de outras igrejas. Uma delas, que fica no monte das Oliveiras, recebeu mais tarde o nome de Santa Helena.
Após ter algumas visões, Santa Helena viveu a felicidade de proporcionar o reencontro da verdadeira Cruz de Cristo. Este acontecimento levou à instituição da festa litúrgica da Santa Cruz. Essa descoberta de Santa Helena é atestada pelos escritores Sulpicius Severus e Rufinus, no século IV. Pedaços da cruz ficaram em Jerusalém e outros foram levados para Roma. Alguns desses fragmentos foram distribuídos em várias igrejas. O desejo de Santa Helena é que a cruz estivesse em toda a Igreja.
O amor de Santa Helena aos necessitados
A generosidade de Santa Helena era grande. Ela ajudava os indivíduos e comunidades inteiras. Os pobres eram objetivos especiais deste seu grande amor. Ela visitava igrejas e comunidades fazendo grandes doações. Ela construiu a Basílica da Natividade, em Belém, que dura até hoje, e a Basílica da Ascensão de Jesus, no Monte das Oliveiras. Ajudou na construção de mosteiros e ela própria vivia num convento na Palestina, participando com grande devoção de todos os exercícios de fé e piedade.
Devoção à Santa Helena
Pressentindo sua morte, Santa Helena voltou para perto do filho Constantino, e veio a falecer em 330, aos 80 anos. Seu corpo foi trasladado para Constantinopla e colocado na cripta da Igreja dos Apóstolos. Mais tarde, seus restos mortais foram transferidos para a Abadia de Hautvillers, em Reims, França, em 849. Hoje, os restos mortais de Santa Helena estão em Roma, no Vaticano. Ela passou a ser reverenciada como santa logo após sua morte. Sua veneração se expandiu até nos países do Ocidente.
Uma ilha do Oceano Atlântico chamada “Santa Helena”, tem este nome porque marinheiros espanhóis a encontraram no dia da festa de Santa Helena, no dia 18 de agosto de 1501.
Representação de Santa Helena
Na arte litúrgica santa Helena ela é apresentada vestida como rainha, segurando a cruz ou indicando o local da Cruz. Ela aparece também com a cruz sendo revelada a ela nos sonhos. Ela também é representada supervisionando a procura da Cruz. Outra representação é como uma senhora medieval, tendo uma cruz e um livro ou segurando a cruz e os cravos. A Igreja sempre a venerou e será grata a ela pela decisiva participação a favor da liberdade da Igreja.


Oração de Santa Helena para ter pensamentos positivos

Se você está precisando de maior positividade em sua vida pois anda com muitos pensamentos negativos, peça a intercessão divina da santa através dessa oração de Santa Helena:

“Gloriosa Santa Helena, mãe do imperador Constantino,
que recebeste a valiosa graça
de descobrires o local onde estava oculta
a Santa Cruz onde Nosso Senhor Jesus Cristo
derramou o seu sagrado sangue pela redenção da Humanidade.

Eu Vos peço, Santa Helena,
defendei-me das tentações,
dos perigos, das aflições,
dos maus pensamentos e dos pecados.

Guiai-me nos meus caminhos,
dai-me força para  suportar as provas
que me forem impostas por Deus,
livrai-me do mal.
Assim seja.”

Ao fim desta oração de Santa Helena, reze um Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Salve Rainha.


Oração de Santa Helena para o amor

Esta é uma oração poderosa de Santa Helena para conseguir conquistar a felicidade amorosa, reze com fé:

“Ó gloriosa Santa Helena, que foi ao Calvário e três pregos trouxe.
Um você deu ao seu filho Constantino, o outro você atirou no mar,
para que os navegantes tenham saúde, e o terceiro você carrega em
suas preciosas mãos.
Santa Helena eu (diga seu nome) lhe peço que me dê este
terceiro prego, para que eu crave no coração de
(diga o nome do seu amor), para que não tenha nem sossego,
nem paz enquanto comigo não vier morar, enquanto comigo não se casar e
declarar seu sincero amor por mim.

Espíritos de luz que iluminam as almas, iluminem o coração de
(diga o nome do seu amor), para que sempre se recorde de
mim, me amando, me adorando e me desejando, e tudo que tiver me dê,
impulsionado por seus poderes, Santa Helena, que ele(a) seja escravo
do meu amor.

Paz e harmonia não tenha até que venha ficar comigo , e morar comigo,
sendo meu amante, carinhoso e dócil. Fiel a mim como um cachorro,
manso como um cordeiro e rápido como um mensageiro, que
(diga o nome do seu amor) venha até mim urgentemente,
sem que nenhuma força física ou espiritual possa detê-lo!

Que seu corpo, alma e espírito venha porque eu te chamo e te inspiro e te
domino. Enquanto não vier manso e apaixonado, rendido ao meu amor, sua consciência
não lhe dará paz, se mentiu, me traiu, que venha pedindo desculpas por me
fazer sofrer.

(diga o nome do seu amor) venha por que eu te chamo, te ordeno,
para que retorne imediatamente a mim (diga seu nome), pelos poderes
de Santa Helena e de nossos anjos de guarda.
Que assim seja, e assim será!”

Quando terminar essa oração, reze um Pai Nossa, uma Ave Maria e um Glória ao Pai. Repita essa oração com muita fé por 7 dias seguidos e entregue o seu amor e sua relação aos cuidados de Santa Helena.

Oração de Santa Helena para descobrir algo em sonho
Santa Helena é conhecida pelo seu poder revelador. Muitas pessoas rezam essa oração para pedir a ela que interceda e revele segredos e mistérios que você deseja descobrir através dos sonhos. Essa oração pode ajudar a revelar qualquer segredo, seja de amor, de família, de dinheiro ou do que for, basta rezar com muita fé, antes de se deitar e pedir que Santa Helena te revele em sonho:
“Oh, minha Santa Helena dos Gentios, vós viste Cristo a favor do mar, vós fizeste uma cama debaixo de um pé de junco verde e nela deitou-se, e dormiu e sonhou que o vosso filho Constantino era Imperador em Roma.
Assim, pois, minha nobre senhora como o vosso sonho foi verdadeiro, vós mostrai-me em sonho (pergunte o que quer saber).
Se isto tiver de acontecer, vós mostrai-me casa clara, igreja aberta, mesa bem ornada, campo verde e florido, luz acessa, água limpa e corrente ou roupa lavada. Se isto não tiver de acontecer, vós mostrai-me casa escura, igreja fechada, mesa desarrumada, campo seco, luz apagada, água turva ou roupa suja.”

Reze essa oração com muita fé, em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria, até sonhar com uma dessas coisas descritas acima que irão revelar o segredo que você quer descobrir.

Nenhum comentário: