quinta-feira, 11 de julho de 2019

São Bento


São Bento

Nasceu na Itália, em Núrsia, no ano de 480 Dc, membro de uma nobre família daquela região foi enviado ainda muito jovem para aprender retórica e filosofia em Roma.

Chamado de Deus
Já em Roma, realizando seus estudos São Bento percebeu que sua vida ainda era mundana e superficial, então retirou-se para uma vida reclusa dedicando-se ao estudo da Bíblia e do cristianismo. Para tal, ele se retirou nas montanhas da Úmbria, dedicando-se a uma vida de oração, meditação e exercícios para a santidade.

Após três anos em uma gruta, São Bento passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, buscando nas regras de São Pacômio e São Basílio uma vida monástica ocidental e romana, nascendo assim o mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina ou Regra de São Bento
São Bento criaria após muitos anos de estudos aquela que é conhecida até hoje como Regra Beneditina, que formava cristãos santos, através da prática dos mandamentos e ensinamentos de Jesus Cristo, além dos conselhos do evangelho. Logo após sua criação as Regras de São Bento tomaram inúmeros mosteiros Europa a fora com a máxima "Ora et Labora" (Ore e Trabalhe).

De acordo com São Bento para uma vida comunitária saudável depende do total equilíbrio psicológico: sendo assim vários mosteiros além de ajudar a espalhar a palavra de Deus se tornaram locais de ciência, escolas de agricultura e muito mais.

Morte e canonização
São bento faleceu aos 67 anos, e seu dia é comemorado em onze de julho (11/07).

# # # # #
Normalmente feita junto da medalha ou da Cruz de São Bento é uma oração poderosa, que auxilia na obtenção de Graças. 

Oração de São Bento

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo a vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições. Que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; afastem-se todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos, obtendo-nos finalmente que, ao terminar nossa vista neste vale de lágrimas, possamos louvar a Deus.



Nenhum comentário: