segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Nelcina Efigênia Reis (D. Figeninha) - 100 anos


NELCINA EFIGÊNIA REIS

            Há 100 anos, em 23 de setembro de 1916, em Sapé de Ubá, hoje Guidoval, Nelcina Efigênia Reis, conhecida a vida toda como "D. Figeninha” filha de  Dionísio Vitorino Maciel e D. Isaura.
            Nascida no sobrado à esquerda, ao término da antiga ponte, onde funcionava o comércio, de grande movimento de seu pai. Desde cedo, com a morte da mãe, ainda muito jovem, deixando mais 13 irmãos e irmãs,  ajudando a cuidar de muitos deles.
            Ainda jovem, ingressou para a irmandade das “Filhas de Maria”, entregando sua fita ao casar-se com Odilon dos Reis em 22 de abril de 1939 (coincidentemente, viria a ser a data de nascimento do neto caçula). Tiveram duas filhas: Terezinha e Ione.
            Já ela, era exímia na arte da  culinária e costura. Na costura, gostava de fazer suas saias, era vaidosa, elegante. Era tímida, discreta, mas uma anfitriã que gostava de receber as pessoas com seus bolos, doces de frutas, suas tortas doces, sua inconfundível Torta de Pão de três cores, seus licores, principalmente, nas noites e festas em sua casa, regadas a violão e violino.
            Mãe zelosa, viveu para as filhas, fazendo todo esforço para dar-lhes o estudo que não teve oportunidade, mas era sua meta para as filhas.
            Durante toda sua existência, fazia da caridade, da dedicação aos pobres e aos familiares e a todos que recorriam a ela, seu propósito de vida.
            Os netos foram sua razão de viver, cuidando de todos, provendo, dando amor, conselhos. Conheceu e zelou por um bom tempo, por sorte deles, de seu bisneto e sua bisneta, a quem a chamavam de “Vó Dois”.
            Partiu aos 97 anos, em março de 2013,  cumprindo seus  propósitos, com sua abnegação e sacrifícios em favor do outro, e deixando muita saudade.
            Quem conviveu com ela, sabe de sua doçura, mas decidida e  de opinião quando fosse necessário, e com certeza, jamais será esquecida pelo bem que tanto fez.
(escrito por Jane Maciel)




Nenhum comentário: