quinta-feira, 17 de maio de 2012

São Tiago - MG lidera novo ranking da educação brasileira


O novo levantamento, conduzido pela ONG Todos pela Educação, surpreende à primeira vista. Afinal, os dez municípios no topo do ranking têm erguido as bases para a boa educação em condições muito semelhantes às dos demais, ou até piores que as deles. Seu sucesso ajuda a decifrar os caminhos que conduzem à excelência.

Um fato chama atenção no rol dos dez melhores municípios da lista: sete são mineiros, incluindo os cinco que lideram o ranking. No topo da lista está a vizinha cidade de São Tiago, terra do café com biscoito. O resultado enfatiza o que outras avaliações do MEC vêm sinalizando nos últimos anos.

Minas Gerais foi o primeiro estado a formular uma prova única para mapear as deficiências dos alunos e lançar luz sobre os bons casos, saindo na dianteira na criação de metas para a sala de aula. As escolas passaram então a ser cobradas e até premiadas por seu cumprimento, tal como no mundo corporativo, com um bônus salarial para os profissionais que elevam o nível do ensino. O sistema é hoje adotado em cerca de 20% das 180.000 escolas públicas brasileiras.

O campeão da lista da Todos pela Educação é São Tiago, município de 10.000 habitantes a duas horas de carro de Belo Horizonte. Ali, vive-se basicamente do plantio de café e da fabricação de biscoitos. Na escola estadual Afonso Pena Júnior, que atende 1.100 alunos, os professores chegam a dar aulas extras (sem ganhar nada a mais por isso) em prol da média nos exames oficiais. Por estes, sim, podem ser recompensados. Um grupo de estudantes do colégio venceu um campeonato nacional de robótica e, não cabendo em si, está prestes a embarcar para o México para defender o Brasil no circuito mundial. Na aula de química, eles desenvolveram um projeto de extração de álcool da laranja por meio de fermentação, experiência que interessou à Universidade de São Paulo (USP).

Tanto que uma turma de São Tiago, muitos dos alunos vindos de famílias pobres que jamais haviam deixado o estado, foi convidada para falar sobre o trabalho em São Paulo. “O objetivo aqui é ir muito além dos muros da escola”, diz a diretora Maria Auxiliadora Silva, 47 anos, há dez no cargo.


(Porcentual dos estudantes que atingem ou extrapolam as metas)

1º São Tiago (MG) 49%
2º Guaxupé (MG) 48%
- Itaú de Minas (MG) 48%

4º Monte Santo de Minas (MG) 46%

5º Capelinha (MG) 43%
- Amambaí (MS) 43%

7º Elói Mendes (MG) 41%
- João Monlevade (MG) 41%
- Novo Horizonte (SP) 41%
- Vargem Alta (ES) 39%

Média dos municípios brasileiros: 23%
Média dos países da OCDE 57%

Fontes:
Dados da Prova Brasil, do MEC, relativos ao resultado do 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa, e Pisa 2009

O que afinal une os colégios dos municípios em destaque é a junção de medidas já testadas em outros países com um lado pragmático que se sobrepõe ao corporativismo ainda em voga no ambiente escolar. Dados da Prova Brasil mostram que, até hoje, são minoria os diretores de escola que chegam ao cargo por um sistema que alie quesitos técnicos a uma eleição, e não por critérios políticos: eles representam apenas 13% do total – em Minas, são 60%.

UMA RECEITA CAMPEÃ
O que explica o alto nível de ensino nos municípios que encabeçam a lista do Todos pela educação - Diretores selecionados por critérios técnicos - Incentivo financeiro aos professores com melhores resultados - Cursos constantes para a atualização dos mestres - Currículo único e bem organizado - Valorização da leitura - Participação dos alunos em competições nacionais em todas as disciplinas - Iniciativas para atrair a família à escola

Matéria publicada na edição 2.269 da revista Veja, de maio de 2012 

Título da Matéria: QUEM QUER CONSEGUE (Autoria Helena Borges)






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