O novo
levantamento, conduzido pela ONG Todos pela Educação, surpreende à primeira
vista. Afinal, os dez municípios no topo do ranking têm erguido as bases para a
boa educação em condições muito semelhantes às dos demais, ou até piores que as
deles. Seu sucesso ajuda a decifrar os caminhos que conduzem à excelência.
Um fato chama
atenção no rol dos dez melhores municípios da lista: sete são mineiros,
incluindo os cinco que lideram o ranking. No topo da lista está a vizinha
cidade de São Tiago, terra do café com biscoito. O resultado enfatiza o que
outras avaliações do MEC vêm sinalizando nos últimos anos.
Minas Gerais
foi o primeiro estado a formular uma prova única para mapear as deficiências
dos alunos e lançar luz sobre os bons casos, saindo na dianteira na criação de
metas para a sala de aula. As escolas passaram então a ser cobradas e até
premiadas por seu cumprimento, tal como no mundo corporativo, com um bônus
salarial para os profissionais que elevam o nível do ensino. O sistema é hoje
adotado em cerca de 20% das 180.000 escolas públicas brasileiras.
O campeão da lista da Todos pela Educação é São Tiago, município de 10.000 habitantes a duas horas de carro de Belo Horizonte. Ali, vive-se basicamente do plantio de café e da fabricação de biscoitos. Na escola estadual Afonso Pena Júnior, que atende 1.100 alunos, os professores chegam a dar aulas extras (sem ganhar nada a mais por isso) em prol da média nos exames oficiais. Por estes, sim, podem ser recompensados. Um grupo de estudantes do colégio venceu um campeonato nacional de robótica e, não cabendo em si, está prestes a embarcar para o México para defender o Brasil no circuito mundial. Na aula de química, eles desenvolveram um projeto de extração de álcool da laranja por meio de fermentação, experiência que interessou à Universidade de São Paulo (USP).
Tanto que uma
turma de São Tiago, muitos dos alunos vindos de famílias pobres que jamais
haviam deixado o estado, foi convidada para falar sobre o trabalho em São
Paulo. “O objetivo aqui é ir muito além dos muros da escola”, diz a diretora
Maria Auxiliadora Silva, 47 anos, há dez no cargo.
(Porcentual dos estudantes que atingem ou extrapolam as metas)
(Porcentual dos estudantes que atingem ou extrapolam as metas)
1º São Tiago
(MG) 49%
2º Guaxupé (MG) 48%
- Itaú de Minas (MG) 48%
2º Guaxupé (MG) 48%
- Itaú de Minas (MG) 48%
4º Monte Santo
de Minas (MG) 46%
5º Capelinha
(MG) 43%
- Amambaí (MS) 43%
- Amambaí (MS) 43%
7º Elói Mendes
(MG) 41%
- João Monlevade (MG) 41%
- Novo Horizonte (SP) 41%
- Vargem Alta (ES) 39%
Média dos municípios brasileiros: 23%
Média dos países da OCDE 57%
- João Monlevade (MG) 41%
- Novo Horizonte (SP) 41%
- Vargem Alta (ES) 39%
Média dos municípios brasileiros: 23%
Média dos países da OCDE 57%
Fontes:
Dados da Prova
Brasil, do MEC, relativos ao resultado do 9º ano do ensino fundamental em
língua portuguesa, e Pisa 2009
O que afinal
une os colégios dos municípios em destaque é a junção de medidas já testadas em
outros países com um lado pragmático que se sobrepõe ao corporativismo ainda em
voga no ambiente escolar. Dados da Prova Brasil mostram que, até hoje, são
minoria os diretores de escola que chegam ao cargo por um sistema que alie
quesitos técnicos a uma eleição, e não por critérios políticos: eles
representam apenas 13% do total – em Minas, são 60%.
UMA RECEITA
CAMPEÃ
O que explica o alto nível de ensino nos municípios que encabeçam a lista do Todos pela educação - Diretores selecionados por critérios técnicos - Incentivo financeiro aos professores com melhores resultados - Cursos constantes para a atualização dos mestres - Currículo único e bem organizado - Valorização da leitura - Participação dos alunos em competições nacionais em todas as disciplinas - Iniciativas para atrair a família à escola
Matéria publicada na edição 2.269 da revista Veja, de maio de 2012
O que explica o alto nível de ensino nos municípios que encabeçam a lista do Todos pela educação - Diretores selecionados por critérios técnicos - Incentivo financeiro aos professores com melhores resultados - Cursos constantes para a atualização dos mestres - Currículo único e bem organizado - Valorização da leitura - Participação dos alunos em competições nacionais em todas as disciplinas - Iniciativas para atrair a família à escola
Matéria publicada na edição 2.269 da revista Veja, de maio de 2012
Título da
Matéria: QUEM QUER CONSEGUE (Autoria Helena Borges)
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