quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dr. Rodrigo - um cientista guidovalense


Guidovalense inaugura campus do IFMG, em Governador Valadares

O Guidovalense Rodrigo Marques de Oliveira, filho da professora aposentada Neli Marques de Oliveira e do sitiante aposentado Anides de Oliveira Filho inaugurou a sede do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus de Governador Valadares, no último dia 26.

Rodrigo está como Diretor Geral do instituto desde julho de 2011. A partir desta data trabalhou arduamente para que a sede do IFMG ficasse em condições de receber os mais de 500 alunos, que até então estudavam em uma sede provisória. 

A nova sede conta com um prédio de Ensino com mais de 20 salas de aula, prédio Administrativo, auditório para mais de 200 pessoas, laboratórios de informática, laboratórios didáticos de física, química e biologia, biblioteca com centenas de volumes, sala de estudo e cantina para alunos e servidores. 

Em breve, devem ser construídos o ginásio poliesportivo, um prédio exclusivo para a biblioteca, mais um prédio de salas de aula e mais um de laboratórios.

O guidovalense tomou posse no segundo semestre de 2010 como professor de física. Tamanha sua dedicação e competência implicou em rápida ascensão e reconhecimento no campus, o que lhe garantiu a ocupação de cargos importantes tais como: Auxiliar de Pesquisa, Coordenador de Ensino e atualmente como Diretor Geral.

Rodrigo é físico formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Fez seu Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP - Campus de São Carlos), uma das universidades mais conceituadas do país. Durante sua vida acadêmica recebeu dos colegas o apelido de “Guidoval”. 

Fruto de trabalho e esforço junto a outros pesquisadores, publicou dentre outros, um artigo científico no periódico “European Journal of Chemical Physics and Physical Chemistry”, um dos mais relevantes na área.

Em Guidoval foi membro atuante do Movimento Ecológico Guidovalense (MEG), do qual é um dos fundadores. 

Em julho de 2001 o MEG foi homenageado no CD Gente & Terras Geraes lançado por Ildefonso Vieira e, como membro da diretoria, Rodrigo entregou ao Guidovalense uma placa-homenagem do MEG em agradecimento, com uma mensagem escrita por Amyr Klink:
"... existe um tempo para melhorar;
para se preparar e planejar;
igualmente existe um tempo
para partir para a ação.
Porque um dia é preciso parar de
sonhar, tirar os planos das gavetas e,
de algum modo, começar."

Passados praticamente dez anos dessa homenagem, Rodrigo parece ter levado consigo a mensagem que estava na placa entregue ao amigo. Muitos sonhos foram deixados para trás... e diversos objetivos foram alcançados...

Parabéns Prof. Dr. Rodrigo Marques de Oliveira por mais essa conquista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns professor