sábado, 11 de abril de 2020

Biografias Guidovalenses


Biografias Guidovalenses

No dia 16 de fevereiro de 1.999, um domingo de carnaval, conversando com meus irmãos e amigos, comentei a intenção em promover, através do Jornal Saca-Rolha, um concurso de biografias de guidovalenses. Os melhores trabalhos selecionados eu iria colocar na Internet, no site de Guidoval (http://www.guidoval.com) que eu havia criado no ano anterior.

Com sempre atenta, a Professora Elaine Ramos Vieira Pinheiro, esposa do meu amigo Juscelino Pinheiro, que fazia parte da conversa, disse: “Gostei desta idéia. Pode deixar que eu providencio com os meus alunos da “Escola Estadual Mariana de Paiva” um trabalho escolar com este tema”.

Na Semana Santa, 40 dias depois, os trabalhos estavam concluídos e a Elaine passou-me a difícil incumbência de escolher os três melhores trabalhos.

É bom esclarecer que o critério de nossa análise para selecionar os melhores trabalhos não levou em consideração a importância dos cargos ocupados na vida pública, situação econômica e financeira, status ou perfil do biografado, nem o nome ou mesmo o sobrenome.

Até porque acredito que uma sociedade se constrói com o universo abrangente de todos os munícipes que a compõe, da mais alta autoridade constituída de poder até os mais simples e humilde conterrâneo, sal que tempera a história do nosso município, adubo que dá seiva e vida à cidade.

Parece que assim também entenderam os alunos que apresentaram trabalhos sobre os mais variados profissionais, personagens e personalidades. Tiveram biografias sobre médico, agricultor, pedreiro, esportista, desportista, político, religioso, professor, pintor, músico, enfermeiro, jornalista, economista, motorista de táxi, coveiro, comerciante, industrial e empresário.

Cheguei a emocionar-me ao ler alguns trabalhos. Descobri por exemplo que o Maestro Osvaldo José de Barros, o Sô Tute, fez um dobrado em homenagem ao meu pai, o saudoso prefeito José Vieira Neto. Obrigado Sô Tute. Ainda tive a oportunidade de relembrar dos meus saudosos amigos Dr. Wilton Franco e Dr. Mário Meireles, o Professor Ibsen Francisco de Sales, o Salim.

O parâmetro utilizado para a seleção dos melhores trabalhos levou em consideração o esmero e a profundidade da pesquisa, a clareza na apresentação, o conteúdo e as novidades trazidas à tona sobre o biografado.

Devido ao nível elevado tornou-se impossível selecionar apenas três trabalhos, como solicitados. Identificamos pelo menos sete trabalhos dignos de louvor e muito outros para serem inseridos, brevemente, no Site de Guidoval, na época dizia-se “Home Page”.

Assim, quero parabenizar, publicamente, a Professora Elaine Ramos Vieira Pinheiro por toda sua capacidade de liderança empreendedora ao transformar minha idéia em realidade.
Não me surpreende o talento dos professores de minha terra. Com certeza, são "bênçãos divinas" iluminando-os nesta nobre missão de ensinar, formando cidadãos com caráter e consciência cívica.

Aproveito, esta oportunidade, para reverenciar a professora de minha infância a Élvia Reis de Andrade, hoje mais do que uma mestra, uma querida amiga.

Se alguém tem alguma dúvida onde PULSA e BRILHA a mais cristalina INTELIGÊNCIA de GUIDOVAL é só visitar as nossas escolas e colégios, com os seus alunos e professores.

Parabéns à Elaine e seus alunos. Vocês estão ajudando a registrar, um pouco, a história de GUIDOVAL.

(texto originalmente escrito em abril de 1.990, reescrito agora em 11/04/2020)
(Ildefonso Dé Vieira)


Vou começar apresentar estas BIOGRAFIAS.
Será pela ordem em que estão Site de Guidoval: http://www.guidoval.com

Nenhum comentário: