sexta-feira, 5 de junho de 2015

Frei Adriano - um Franciscano abençoando Guidoval

O artigo abaixo foi publicado no JORNAL DE GUIDOVAL em 30/05/2006:
 
Frei Adriano - um Franciscano abençoando Guidoval

Nasceu em 17 de março de 1931, na Holanda, no lugarejo Lange Ruige Weide, hoje pertencente à cidade Oldewater. Recebeu na Pia Batismal o nome de Adrianus Cornelis Johannes de Wit.
O pai possuía um pequeno sítio, onde cuidava de umas vaquinhas, tirando-lhes o leite que a mãe transformava em queijos tipo gouda, fonte de sustento da família. É o mais velho dos homens numa família de oito filhos, sendo quatro mulheres e quatro homens, todos vivos. Duas irmãs são mais velhas que ele.
A vocação religiosa veio do lado paterno. Teve dois tios Padres e duas tias Freiras. Ordenou-se Padre em 12 de março de 1961.
Franciscano, pertence a “Ordo Fratrum Minorum” que significa Ordem dos Frades Menores e é conhecida pela sigla OFM. Veio para o Brasil em 06 de outubro de 1961.
Serviu a Deus e aos fiéis em várias cidades mineiras começando por Belo Horizonte (um ano de Pastoral), Cordisburgo (um ano e meio) e Santos Dumont (um ano). Retornou a Belo Horizonte, ficando doze anos no conceituado Colégio Santo Antônio e, depois, nove anos em Ubá. Fez viagens curtas a Salinas (Norte de Minas), Cabo Verde (Sul de Minas) e Divinópolis (Centro-Oeste). Prestou serviços mais uma vez em Ubá, por quase dois anos, na Paróquia de São Januário, como Vigário e Coadjutor.
Chegou a Guidoval em 03 de dezembro de 1993 e vem realizando um trabalho que dignifica o sacerdócio e a Palavra de Deus. Seu paroquiato baseia-se na fé, caridade e amor ao próximo.
Com a simplicidade comum aos fransciscanos e o dinamismo empreendedor dos holandeses, recordemos Maurício de Nassau, vem administrando a Paróquia de Santana. Construiu a Capela de Santo Antônio no Bairro Santana e a Capela São Francisco na Vargem Alegre com verbas que conseguiu das “Missiozentrale Der Franziskaner”. Executa obras no 2º andar do nosso Salão Paroquial. Instalou ventiladores e proteção nas janelas da igreja, modernizou o sistema de som e um conjunto de novos pára-raios, protegendo o nosso templo maior de orações. Reformou a Casa Paroquial. Conseguiu recursos, no exterior, para início da construção do asilo para idosos. Adquiriu um carro novo para a paróquia.
Não foram apenas benfeitorias materiais que Frei Adriano desenvolveu durante esses anos em que está à frente da Paróquia de Sant'Ana. Também na parte espiritual, que é o objetivo principal da Igreja Católica, nosso líder religioso trouxe avanços que coroam de glória sua passagem por Guidoval.
Quando ele assumiu a paróquia, apenas duas pastorais estavam em atividade (Apostolado da Oração e Legião de Maria). Os demais movimentos da Igreja estavam todos parados. Graças à sua perseverança em atrair lideranças para os movimentos pastorais hoje Guidoval conta com o ECC (Encontro de Casais em Cristo), que realiza seus Encontros anualmente e tem atraído vários casais para o exercício da fé cristã. Com muita dificuldade conseguiu implantar a Pastoral da Criança, criando um grupo no Bairro Sant'Ana e posteriormente surgindo outro no Bairro Pedra Branca. Criou a Pastoral do Batismo, que vem funcionando com muita dificuldade mas desempenha bem o seu papel. Criou a Pastoral do Dízimo e a dinamizou através de uma conscientização, conseguindo aumentar significativamente a arrecadação da Paróquia. A partir daí todas as espórtulas foram abolidas (da missa, do batizado e do casamento), partindo do princípio de que não há dinheiro que pague o valor de um sacramento. Apoiou o movimento da Renovação Carismática Católica (que em muitas paróquias sofrem discriminação por parte dos padres e até de bispos), e hoje os carismáticos crescem a cada dia mais em nosso município, atraindo pessoas que estavam afastadas da Igreja e que a partir da conversão passam a ajudar os movimentos da Igreja em Guidoval.
Todo esse trabalho do Frei Adriano tem um resultado inestimável para a comunidade católica guidovalense. Pois quando ele chegou em nossa terra, a Igreja ficava praticamente vazia nas missas dos finais de semana e hoje o que se vê são missas repletas de fiéis, que vão buscar na fé em Cristo, fazer a vontade de Deus – objetivo maior dos cristãos.
Outro grande feito do Frei Adriano foi conseguir junto à Diocese de Leopoldina a liberação para lotear um terreno da Igreja no Bairro Padre Baião. Ali foram feitos 118 lotes para doar às pessoas carentes de nossa cidade e 118 lotes para venda em favor do patrimônio da Igreja. Dessa iniciativa iluminada hoje temos o Bairro Sant'Ana, onde muitas pessoas que não teriam como construir a tão sonhada casa própria, atualmente vivem sem o jugo do aluguel.
É querido pela população de Guidoval! Foi aplaudido de pé pelos fiéis quando o seu nome foi mencionado pelo Dom Dario Campos durante a celebração da missa em comemoração pelo Sesquicentenário da Paróquia de Santana no dia 2 de maio. Em julho de 2001 ganhou o Título de Cidadão Guidovalense pelos relevantes serviços prestados à nossa terra.

Agora nos surpreende a notícia que irão afastar Frei Adriano de nossa cidade. Ele revelou que gostaria de, pelo menos, ficar até o fim do ano para completar os 13 anos à frente da nossa Paróquia. Creio que, para quem tanto se doa e dedica aos seus semelhantes, não é pedir muito ficar mais alguns meses na terra que o acolheu como filho. Nós, cristãos, agora conterrâneos e conhecidos pela nossa hospitalidade, só podemos dizer: “Frei Adriano, Guidoval é a sua casa!” E clamar aos céus e conclamar ao Bispo: “FICA, FREI ADRIANO!”. 

Nenhum comentário: