terça-feira, 2 de outubro de 2012

Carta de Joyce Cruz aos Guidovalenses


É com muita satisfação que venho a vocês, apresentar a minha candidatura a vereadora pela cidade de Guidoval, e pedir o apoio de todos.   Este é um projeto que se torna realidade após um convite vindo dos candidatos à gestão municipal, Soraia e Sandro. Esta confiança advém do trabalho solidário que há mais de 10 anos realizo em minha cidade, na comunidade católica com o ensinamento e dedicação as criança e jovens, como também da profissional transparente que procuro ser na Secretaria Estadual de Meio Ambiente junto ao Instituto Estadual de Florestas na Zona da Mata mineira.
O incentivo veio de amigos pessoais, ex-professores, colegas de trabalho e pessoas conscientes e que cultivam um amor por nossa Guidoval; na confiança desta candidatura esperamos contribuir ainda mais com nossa cidade. Diante de tanto apoio e tanta necessidade de mudança natural que nosso momento político vive, aceitei o desafio e me lancei candidata a Vereadora de Guidoval, onde irei concorrer com o numero 45145.
            Sou formada em Administração de Empresas e Pós-graduada com MBA com especialização em Gestão Estratégica de Negócios. Em breve vamos colocar disponível todo nosso pensamento e planos de futuros projetos para Guidoval, para que vocês possam nos ajudar a reconstruir uma cidade mais humana, com melhores condições de vida, com desenvolvimento saudável percorrendo os caminhos do cuidado para com a Economia crescente, a Sociedade cuidadosamente atendida e respeitada e o Meio Ambiente limpo e conservado para as nossas novas gerações. Todos são importantes neste processo, por isso desde já me disponibilizo a ouvir todas as ideias e projetos que possam ser benéficos a nossa cidade. Vou honrar o voto de confiança de vocês e de Guidoval.

Conto com todos vocês nesta nova caminhada, pois AINDA É TEMPO DE PRESERVAR!

Grande abraço,
JOYCE CRUZ

Vote 45145


Programas e projetos:

1 - Reflorestamentos com nativas e comerciais (eucalipto).
2 - Formação de pequenos pomares diversificados (consumo humano, animais e comércio).
3 - Saneamento rural (tratamento de água potável, fossas, aproveitamento de resíduos agropecuários, coleta de lixo).
4 - Disponibilização de alternativas de produção e renda de baixos custos e baixos impactos ambientais, para pequenos e médios produtores.
5 - Plano municipal de recuperação e conservação de água e solo, a exemplo do que já é praticado com sucesso em municípios, como no Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
6 - Valorização, com resgate e registro de valores sociais e culturais das memórias vivas do município (festas tradicionais, talentos individuais, práticas de gerações anteriores).
7 - Elaborar e executar projetos de Desenvolvimento no Ecoturismo Rural, valorizando o produtor rural e a natureza do entorno de sua propriedade, trabalhando em parceria, comunicação efetiva e informação.

Área urbana:
1 - Saneamento (melhoria das condições de destinação de esgotos, dejetos e resíduos sólidos).
2 - Melhoria de abastecimento de água de comunidades e bairros periféricos.
3 - Arborização de ruas, praças, escolas e demais espaços públicos, de forma adequada.
4 - Monitoramento da qualidade das águas das escolas.
5 - Integração das populações urbana e rural para valorização e uso racional dos produtos de cada setor, por  exemplo a água produzida das serras.
6 - Busca da melhoria de qualidade de vida das comunidades, através de projetos técnicos para obtenção de recursos junto aos agentes financiadores, por profissionais sérios e competentes, tanto na elaboração, quanto na execução e uso dos recursos.
7 - Implementar a Coleta Seletiva Simplificada junto a conscientização da utilização correta dos recursos naturais e com isso mantermos a cidade limpa e organizada.
8 - Trabalhar em equipe com os empreendimentos municipais garantindo capacitação da Gestão de Resíduos, promovendo o crescimento da Produção Limpa e a Economia Verde.
9 - Praticar o uso e sensibilização dos 5 R (Repense, Recuse, Reduza, Reutilize e Recicle) com as comunidades e parceiros.
10 - Celebrar anualmente a Semana do Meio Ambiente no mês de junho promovendo a cooperação e capacitação entre as partes.
11 - Lutar pela formação de uma Cooperativa dos catadores de lixo que possam ser reciclados e junto aos mesmos mover a união com as comunidades para produção de artesanato.
12 - Promover jogos educativos em parceria com outras unidades municipais, movimentos e voluntários com o objetivo de fazer multiplicar a mobilidade e dinamismo no processo de educação ambiental.
13 - Reativar o canil municipal junto a um veterinário responsável com metas em diminuir a população de animais nas ruas e estradas, atentar para conservação da saúde humana e com isso promover campanhas de doações.


PROPOSTA DE MELHORIA DO MEIO AMBIENTE
QUALIDADE DE VIDA E DIGNIDADE DAS FAMÍLIAS (2013 a 2016)

JOYCE CRUZ – Vote 45145 (AINDA É TEMPO DE PRESERVAR!)

1 - Prioridades

-      Criar a Unidade Municipal de Meio Ambiente de Guidoval com nível de Secretaria;
-      Implantar o “Programa Ambiental”(Plano Estadual de Governo) nos prédios públicos da cidade;
-      Inserir a cidade de Guidoval na trajetória do Forea - Fórum Regional de Educação Ambiental no Polo Moveleiro de Ubá;
-      Trabalhar em Parceria com ONG’s, Associações e ou OCIP’s que respeitam o meio ambiente e a sociedade;
-      Lutar pela reforma e reativação da UTC (Usina de Triagem e Compostagem de lixo), gerando emprego, crescimento econômico e cidade limpa e Buscar na luta consciente recursos para a aquisição de um caminhão adequado para coleta de lixo e entulhos;
-      Restabelecer comunicação para dar continuidade à construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), colaborando com a recuperação das águas do Rio Xopotó e garantindo o saneamento básico digno;
-      Ter a responsabilidade de atingir os Pilares do Desenvolvimento Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

2 - Área Rural

1 - Recuperação de estradas, com padrões modernos e de alta qualidade, incluindo:

O que:
a) Bueiros, Passa-bois e Mata-burros.
b) Morros intrafegáveis em épocas de chuvas.
c) Drenagem de locais encharcados (baixadas e grotas).

Como:
a) Levantamento de campo, com entrevistas para ouvir os produtores e usuários.
b) Reuniões para participação dos diversos representantes das comunidades.
c) Projetos técnicos.
d) Busca de recursos em agentes financeiros sem custos para os produtores.
Agentes financiadores:
a) ANA.
b) CEF.
c) Fundação Banco do Brasil.
d) Secretaria Estadual de Meio Ambiente e outras.
e) Comitês de bacias hidrográficas.

2 - Controle de enchentes e inundações, com tecnologias inovadoras, de forma duradoura e segura:

O que:
a) Controle de erosão e assoreamento dos corpos d`água (lagos, córregos, rios).
b) Controle das moitas de bambus em pontos críticos de áreas habitadas.
c) Proteção dos morros onde começa a formação das enchentes.

Como:
a) Práticas de recuperação da capacidade de infiltração de água dos solos.
b) Melhorar o aproveitamento do uso dos solos, explorando culturas de maiores. produtividades (ex: reflorestamento com pastagens;  braquiária  logo após o milho; cordões de vegetação com capim ou eucalipto).
c) Reter as águas de chuvas, reduzindo a velocidade entre a ocorrência da chuva e a chegada dessa água até os rios e até as comunidades e cidade.
d) Implantação de vegetação correta para as margens de corpos d’água.





Nenhum comentário: