quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Guido Marlière é lembrado no Senado



Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais


Federado ao Grande Oriente do Brasil


Data de fundação: 12.12.1944
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) assinalou a passagem dos 68 anos do Grande Oriente do Brasil em Minas Gerais. Em pronunciamento nesta quarta-feira (12), ele afirmou que o estado é o segundo maior em número de maçons dentro do Grande Oriente, a mais antiga da maçonaria brasileira.
O parlamentar explicou que a maçonaria tem outros dois grandes grupos no Brasil: a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e as Grandes Lojas.
Mozarildo informou que a primeira loja em Minas Gerais foi fundada em julho de 1822, na antiga Vila Rica (hoje Ouro Preto), pelo colonizador francês Guido Tomás Marlière. Segundo ele, a loja foi fundada para receber a visita do então príncipe regente D. Pedro I.
Mozarildo Cavalcanti disse que a independência do Brasil foi decidida em uma loja maçônica em 20 de agosto de 1822, com a participação de D. Pedro I e outros maçons como José Bonifacio e Gonçalves Ledo.
O senador observou que a bandeira mineira traz um conhecido símbolo maçônico, que é o triângulo. Acrescentou que o dístico Libertas quae sera tamem (Liberdade ainda que tardia) inscrito na bandeira remete a um dos pilares das maçonaria, a liberdade.

Nenhum comentário: