terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

POR UMA GUIDOVAL MAIS BONITA

escrito por Neuza Maria de Oliveira Bandeira Pinheiro

É o ponto de partida, o momento detonador do projeto, portanto, a ideia me veio à cabeça logo que comecei a observar a praça que tinha passado grande parte de minha infância, e vi que estava feia, esquecida, fazia mal aos olhos.

Diante desta perspectiva e de que há mais de 50 anos o povo se uniu e construiu uma igreja da dimensão que todos conhecem, criar um projeto em que somente revitaliza praças e algo mais que se descreve no próprio texto dele, faria com certeza o povo se unir novamente.

Tudo o que estamos fazendo de maneira colaborativa e descentralizada depende disso, da união das pessoas. Cada experiência vivida é compartilhada muitas vezes em forma de troca de ideias, tanto para permitir que sigamos a diante, como para indicar que aquele é um beco sem-saída, que é perda de tempo fazer daquela forma.

No início deste projeto, Catarina Barros, procurou o então, Padre Luiz para notificar que o primeiro passo seria a Praça Sant’Ana, que apesar de pertencer à Prefeitura, fica defronte a Matriz.

Ele ficou muito entusiasmado com a ideia e assinou em nome da igreja um ofício destinado ao Senhor Pedro Paulo, proprietário de uma extensão de plantio de mudas, para que este doasse algumas delas, o que aconteceu.

Também em conversa com Exmo Sr. Élio Lopes dos Santos, Prefeito Municipal de Guidoval, foi apresentado o projeto, onde solicitamos do mesmo a mão de obra dos funcionários, no qual foi aceito no momento exato.

Durante esta duas semanas necessárias para revitalizar este espaço, tivemos grande ajuda de Joana D’arc de Faria, Claudia Queiroga e Catarina Barros. Isso, não contando com toda vizinhança que se dedicou de corpo e alma. Enumerar todos envolvidos fica inviável pelo espaço que temos.

Em seguida, partimos para a Praça Major Albino, sonho antigo da professora Maria de Lourdes Bressan, que há anos idealiza esse feito e que trabalhou arduamente durante dois meses para conclusão, parabéns a ela.

A forma foi a mesma, ajuda da população, guidovalenses ausentes, mãos de obra cedida pelo prefeito e toda aquela correria, opiniões discutidas e colocadas em prática.

O resultado das duas iniciativas está aí, para todos possam apreciar, nosso lema é: ORGANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE LUTA, pois desta forma, importantes projetos, seja esse ou outros são processos contínuos, não podem parar, mas sim ser uma proposta de renovação de atividades tornando-as mais criativas e ter mudança de postura, o que exige um repensar de cada cidadão, independente de visão política.

Não devemos dedicar exclusivamente ao órgão público a total responsabilidade de uma comunidade, fazer nossa parte faz a diferença.

Mais uma vez toda a equipe agradece aos que contribuíram.


Nenhum comentário: